Certificado Digital na Receita Federal
Começa em março entrega da declaração do Imposto de Renda
Quem tem certificado digital pode conseguir todas as informações das declarações anteriores pela internet
O prazo para declarar o Imposto de Renda de Pessoa Física de 2013 começa em pouco mais de um mês. A Receita Federal deverá divulgar nas próximas semanas, as regras para o envio da declaração.
O prazo para entregar a declaração vai de março a abril.
Antes mesmo dessas divulgações, porém, já é possível começar a se preparar para preencher o documento. Até porque, quanto mais cedo for feito o envio, maiores serão as chances de receber a restituição nos primeiros lotes.
Resgatar comprovantes guardados em pastas e gavetas é o primeiro passo. Incluem-se aí recibos de consultas médicas, boletos de mensalidade escolar, contratos de compra e venda de imóveis e notas fiscais de bens que precisam ser declarados, como automóveis.
No ano passado mais de 310 mil declaram IR no Estado Segundo Receita Federal em Mato Grosso do Sul, o ano passado mais de 318 mil declarações foram feitas. Em 2011 foram 310 contribuintes que apresentaram seus rendimentos. O economista Marcos Paulo Nóbrega, disse que normalmente muita gente deixa de incluir despesas na declaração do imposto de renda justamente porque não encontram os comprovantes. É necessário que a pessoa guarde tudo pois será para benefício próprio. A dica é elaborar uma pasta especial e deixar ali marcado como “comprovantes do IR”, e aí quando for elaborar, não terá problema algum”, afirmou.Quem comprou um imóvel em 2012 deverá informar, ainda, dados adicionais.
Entre esses dados estão nome e CPF do vendedor e forma de pagamento. Essas informações podem ser encontradas no contrato, que também pode ser separado desde já. Quem vendeu um imóvel precisa declarar o ganho que teve com a operação.
As empresas e os bancos são obrigados a enviar, até 28 de fevereiro, os informes de rendimentos dos funcionários e clientes. No caso dos bancos, geralmente o informe pode ser consultado facilmente no site da instituição.
Os especialistas alertam que é importante não separar só os seus próprios documentos, mas também os dos dependentes. “Muitos dependentes têm rendimentos e patrimônio em seu nome, e isso deve ser colocado na declaração”, diz Nóbrega. (AB)
Dicas para elaborar a declaração de 2013 com os dados corretos
1) Comprovantes de despesas – Junte comprovantes de pagamentos das despesas que podem ser deduzidas, como recibo de consultas médicas e de mensalidade escolar. Esse cuidado é importante para quem faz a declaração completa. Quem faz a declaração simplificada não pode deduzir essas despesas.
2) Informes de rendimentos – Apesar de empresas e bancos terem até 28 de fevereiro para enviar os informes anuais de rendimentos aos funcionários e clientes, em alguns casos a entrega é antecipada. Bancos, aliás, costumam permitir que o cliente acesse o informe em seus sites. Separe o que já estiver disponível.
3) Recibo do ano passado – Encontre o número do recibo de entrega da declaração de 2012, que é obrigatório no preenchimento em 2013. Caso não encontre o seu, é preciso ir até uma unidade da Receita Federal. Quem tem certificado digital pode conseguir o número pela internet.
4) Contratos e notas fiscais – Quem comprou carro, moto ou imóvel em 2013 precisará informar, na declaração, o valor e as condições de pagamento, o nome do vendedor e a data da compra, entre outras coisas. Por isso, é importante separar, desde já, os contratos e notas.
5) Informações de dependentes – Quem tem dependentes precisa colocar na declaração os dados pessoais e informações sobre a vida financeira deles, como rendimentos e patrimônio. Separe a documentação que comprova essas movimentações.
Fonte: 28/01/2013 – Estado de Minas Online
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