Combate a fraudes: 5 estratégias para o e-commerce gerar autoridade e segurança
23 de novembro de 2022Diante deste cenário, os consumidores se tornaram cada vez mais atentos a aspectos relacionados à confiabilidade do e-commerce
Por Rafael Martins
Os últimos anos apresentaram um cenário favorável à expansão da tecnologia nos comércios e, diante disso, também surge a necessidade de explorar novos canais e mercados.
Assim, empresas do atacado distribuidor passaram a investir em plataformas de e-commerce para comercializar seus produtos, garantindo a competitividade e a sobrevivência de seu negócio.
Mas, com o aumento de compras pela internet, cresceu também o número de tentativas de fraude no e-commerce, totalizando 23,6% no primeiro semestre de 2022 comparado ao mesmo período de 2021, segundo a ClearSale.
Diante deste cenário, os consumidores se tornaram cada vez mais atentos a aspectos relacionados à confiabilidade do e-commerce.
Por isso, é fundamental entender quais processos são necessários para tornar as operações mais seguras, transmitindo a mensagem correta para que os clientes se tornem assíduos nas compras no ambiente digital.
Posto isso, elencamos abaixo cinco estratégias que podem apoiar o e-commerce a expressar autoridade e segurança:
– Opere em uma plataforma segura: este ponto está relacionado à plataforma que irá disponibilizar e armazenar os dados do e-commerce para as compras.
Na hora de escolher qual serviço contratar, as empresas devem considerar aspectos como capacidade de processamento, limite de dados para armazenagem de arquivos e tipo de servidor e gateways seguros de pagamento, além de um parceiro reconhecido no mercado digital por bons serviços.
– Utilize selos de confiabilidade e certificados de segurança: eles representam a segurança da loja digital, atestando que o site utiliza criptografia para monitorar ameaças.
Já o uso de um certificado de segurança garante que as informações transmitidas entre servidor e navegador sejam mantidas com integridade.
O correto é que todo e-commerce tenha esse certificado, em especial, as páginas de pagamento.
– Transmita confiança ao utilizar plataformas como o Reclame Aqui ou um sistema de avaliações: eles não estão relacionados com as medidas de segurança, mas funcionam como um método de confiabilidade quando o assunto é a qualidade do atendimento e dos produtos, trazendo mais credibilidade para a marca.
Por isso, a empresa deve estar atenta a essas páginas e responder aos comentários tendo como foco a resolução dos problemas.
– Uso de layout equilibrado: ao investir em uma boa apresentação, o site consegue transmitir uma imagem de confiabilidade, mostrando que o negócio não é amador.
Nesse contexto, vale investir em temas adequados à identidade da marca e nas páginas de produtos, como, por exemplo, usar imagens de alta qualidade e que valorizem o produto apresentado.
O design escolhido e a experiência de uso do consumidor também são capazes de mostrar expertise no mercado.
– Invista em um sistema antifraude: esse tipo de tecnologia é fundamental para quem atua com e-commerce, justamente por focar na proteção de informações, evitando problemas.
Um sistema antifraude analisa as transações que acontecem no seu negócio e identifica aquelas que têm características suspeitas a partir de padrões de compra do cliente.
Isso acontece por conta do cruzamento dos dados e, quando possíveis fraudes são identificadas, a compra é cancelada.
Dados como ticket médio, localização do cliente no momento da compra e até mesmo tentativas de pedido repetidas com o mesmo cartão auxiliam no momento de barrar golpes.
Ao adotar essas medidas, os atacadistas e distribuidores não estão apenas garantindo a competitividade de sua empresa, mas, sim, disponibilizando informações para que os clientes percebam que a empresa é real e investe em ações que expressam mais autoridade e segurança para o e-commerce.
Tudo isso propiciará a confiabilidade dos clientes para efetivarem as compras no ambiente digital.
Sobre o Grupo Máxima
O Grupo Máxima desenvolve soluções que conectam toda a cadeia de abastecimento, com o objetivo de tornar a rotina de atacadistas e distribuidores, indústrias e varejistas mais simples.
Dentre as empresas que fazem parte do Grupo estão a MáximaTech, com soluções de força de vendas, logística de entrega e trade marketing; a LifeApps E-commerce, com uma plataforma de vendas online específica para distribuidores e indústrias; e a onBlox, que desenvolve softwares para gestão de armazém e gestão de frotas que podem ser implementados em blocos de acordo com a necessidade de cada empresa, sem precisar paralisar a operação na implementação.
O objetivo do Grupo é ser um hub de tecnologias que conectam os diversos segmentos da supply chain, contribuindo para a evolução de empresas de todos os tamanhos.
Atualmente, o Grupo Máxima conta com mais de 100 mil usuários e mais de 1,5 mil clientes em todo o território nacional.
Sobre o autor: Rafael Martins é CEO do Grupo Máxima, líder em soluções de força de vendas e e-commerce, trade marketing e logística para a cadeia de abastecimento. Com formação em Tecnologia da Informação pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e pós-graduação em Qualidade de Software pela Universidade Católica de Goiás (UCG), o executivo atuou por mais de dez anos na PC Sistemas (atual Totvs), onde desenvolveu vasta experiência na construção de sistemas para o mercado atacadista distribuidor, como o ERP WinThor.
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