Últimas notícias

Fique informado

Combate a fraudes: 5 estratégias para o e-commerce gerar autoridade e segurança

23 de novembro de 2022

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Diante deste cenário, os consumidores se tornaram cada vez mais atentos a aspectos relacionados à confiabilidade do e-commerce

Por Rafael Martins

e-commerce
Rafael Martins é CEO do Grupo Máxima

Os últimos anos apresentaram um cenário favorável à expansão da tecnologia nos comércios e, diante disso, também surge a necessidade de explorar novos canais e mercados.

Assim, empresas do atacado distribuidor passaram a investir em plataformas de e-commerce para comercializar seus produtos, garantindo a competitividade e a sobrevivência de seu negócio.

Mas, com o aumento de compras pela internet, cresceu também o número de tentativas de fraude no e-commerce, totalizando 23,6% no primeiro semestre de 2022 comparado ao mesmo período de 2021, segundo a ClearSale.

Diante deste cenário, os consumidores se tornaram cada vez mais atentos a aspectos relacionados à confiabilidade do e-commerce.

Por isso, é fundamental entender quais processos são necessários para tornar as operações mais seguras, transmitindo a mensagem correta para que os clientes se tornem assíduos nas compras no ambiente digital.

Posto isso, elencamos abaixo cinco estratégias que podem apoiar o e-commerce a expressar autoridade e segurança:

– Opere em uma plataforma segura: este ponto está relacionado à plataforma que irá disponibilizar e armazenar os dados do e-commerce para as compras.

Na hora de escolher qual serviço contratar, as empresas devem considerar aspectos como capacidade de processamento, limite de dados para armazenagem de arquivos e tipo de servidor e gateways seguros de pagamento, além de um parceiro reconhecido no mercado digital por bons serviços.

– Utilize selos de confiabilidade e certificados de segurança: eles representam a segurança da loja digital, atestando que o site utiliza criptografia para monitorar ameaças.

Já o uso de um certificado de segurança garante que as informações transmitidas entre servidor e navegador sejam mantidas com integridade.

O correto é que todo e-commerce tenha esse certificado, em especial, as páginas de pagamento.

– Transmita confiança ao utilizar plataformas como o Reclame Aqui ou um sistema de avaliações: eles não estão relacionados com as medidas de segurança, mas funcionam como um método de confiabilidade quando o assunto é a qualidade do atendimento e dos produtos, trazendo mais credibilidade para a marca.

Por isso, a empresa deve estar atenta a essas páginas e responder aos comentários tendo como foco a resolução dos problemas.

– Uso de layout equilibrado: ao investir em uma boa apresentação, o site consegue transmitir uma imagem de confiabilidade, mostrando que o negócio não é amador.

Nesse contexto, vale investir em temas adequados à identidade da marca e nas páginas de produtos, como, por exemplo, usar imagens de alta qualidade e que valorizem o produto apresentado.

O design escolhido e a experiência de uso do consumidor também são capazes de mostrar expertise no mercado.

– Invista em um sistema antifraude: esse tipo de tecnologia é fundamental para quem atua com e-commerce, justamente por focar na proteção de informações, evitando problemas.

Um sistema antifraude analisa as transações que acontecem no seu negócio e identifica aquelas que têm características suspeitas a partir de padrões de compra do cliente.

Isso acontece por conta do cruzamento dos dados e, quando possíveis fraudes são identificadas, a compra é cancelada.

Dados como ticket médio, localização do cliente no momento da compra e até mesmo tentativas de pedido repetidas com o mesmo cartão auxiliam no momento de barrar golpes.

Ao adotar essas medidas, os atacadistas e distribuidores não estão apenas garantindo a competitividade de sua empresa, mas, sim, disponibilizando informações para que os clientes percebam que a empresa é real e investe em ações que expressam mais autoridade e segurança para o e-commerce.

Tudo isso propiciará a confiabilidade dos clientes para efetivarem as compras no ambiente digital.

Sobre o Grupo Máxima

O Grupo Máxima desenvolve soluções que conectam toda a cadeia de abastecimento, com o objetivo de tornar a rotina de atacadistas e distribuidores, indústrias e varejistas mais simples.

Dentre as empresas que fazem parte do Grupo estão a MáximaTech, com soluções de força de vendas, logística de entrega e trade marketing; a LifeApps E-commerce, com uma plataforma de vendas online específica para distribuidores e indústrias; e a onBlox, que desenvolve softwares para gestão de armazém e gestão de frotas que podem ser implementados em blocos de acordo com a necessidade de cada empresa, sem precisar paralisar a operação na implementação.

O objetivo do Grupo é ser um hub de tecnologias que conectam os diversos segmentos da supply chain, contribuindo para a evolução de empresas de todos os tamanhos.

Atualmente, o Grupo Máxima conta com mais de 100 mil usuários e mais de 1,5 mil clientes em todo o território nacional.

Sobre o autor: Rafael Martins é CEO do Grupo Máxima, líder em soluções de força de vendas e e-commerce, trade marketing e logística para a cadeia de abastecimento. Com formação em Tecnologia da Informação pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e pós-graduação em Qualidade de Software pela Universidade Católica de Goiás (UCG), o executivo atuou por mais de dez anos na PC Sistemas (atual Totvs), onde desenvolveu vasta experiência na construção de sistemas para o mercado atacadista distribuidor, como o ERP WinThor.

Web 3.0: como o e-commerce pode engajar mais seus consumidores?

Novo recurso ITP promete simplificar os pagamentos no e-commerce

Especialista lista 3 técnicas mais comuns de fraudes utilizadas por criminosos em ataques a e-commerce

3 lacunas que facilitam fraudes no e-commerce

e-COMMERCE & VAREJO

Aqui no Crypto ID você encontra soluções para o varejo que vão proporcionar segurança e confiança entre sua marca e seus consumidores.