Últimas notícias

Fique informado

CNJ, Ministério Público do RJ e prefeitura de Salvador aderem a acordo do governo federal para reduzir gastos em licitações de TIC

22 de julho de 2021

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Conta do Gov.br dá acesso a contas bancárias, chaves de PIX e até dívidas

Já estão integrados à Conta gov.br o e-CAC da Receita Federal, a emissão da Carteira Nacional de Habilitação digital, o saque do Abono Salarial e a prova de vida do INSS.

30 de junho de 2021

Salvador adere ao gov.br para acelerar a transformação digital

Rede criada pelo governo federal para compartilhar plataformas do gov.br já tem a participação de 7 capitais e 13 Unidades Federativas

28 de junho de 2021

Transformação Digital: Resultados do Startup gov.br

Primeiros resultados do Startup gov.br beneficiam áreas de identificação do cidadão, regularização fundiária e transportes

27 de maio de 2021

Medida formulada pelo Ministério da Economia resulta em economia de 23%, em média, em compras de grandes fabricantes de tecnologia e é modelo para outros Poderes e instituições do país

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SEMIT) de Salvador/BA aderiram ao acordo corporativo firmado pelo Ministério da Economia e a Microsoft que define teto de preços nas compras públicas de produtos e serviços tecnológicos dessa empresa.

A medida do governo federal racionaliza as compras de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e tornou-se modelo para instituições de outras esferas e Poderes por promover a redução dos gastos públicos.

Com os acordos corporativos, o resultado prático é a publicação de catálogos com os produtos de cada um dos principais fornecedores de TIC.

No caso da Microsoft são mais de 2 mil itens no catálogo.

Caio Mario Paes de Andrade

“Apenas nesse acordo com a Microsoft, o governo federal projeta economia de R$ 71,4 milhões em cinco anos. É uma medida que equilibra os preços das contratações e zela pela boa aplicação do dinheiro público. Por isso, cada vez mais órgãos de outras esferas e Poderes estão aderindo à medida”, aponta o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade.

Hoje todos os órgãos do governo federal já realizam as licitações observando os catálogos de soluções de TIC, o que gera economia de recursos públicos. Para o secretário de Governo Digital, Luis Felipe Monteiro, a medida corrige distorções nos processos de aquisições desses produtos.

Não há motivo para que cada órgão pague valores diferentes em um mesmo produto ou serviço. Quando negociamos e compramos juntos, compramos melhor e mais barato. As adesões do CNJ, do MPRJ e da SEMIT da prefeitura de Salvador ao nosso modelo ampliam os benefícios para muito além do governo federal”, destaca Monteiro.

Luis Felipe Monteiro

Outras adesões

O Supremo Tribunal Federal (STF), a Câmara dos Deputados, os governos estaduais de Goiás e de Minas Gerais, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais e a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan/RS) também já aderiram à medida do governo federal.

Além de firmar acordos desse tipo com a Microsoft, o Ministério da Economia também assinou com as empresas Oracle, VMWare, IBM, Red Hat e Qlik. Para as compras do governo federal, a média prevista de redução dos preços na aquisição de produtos dessas empresas em licitações fica em torno de 23%.

GOVERNO E TECNOLOGIA

Aqui no Crypto ID você acompanha as principais ações do Governo Brasileiro e de outros Países relacionadas a privacidade, proteção de dados, serviços eletrônicos, formas de autenticação e identificação digital e Cibersegurança.

Acesse agora e conheça nossa coluna GovTech!