Últimas notícias

Fique informado

CNH digital será assinada com certificado digital ICP-Brasil

26 de julho de 2017

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

OT-Morpho lançou solução para desmaterializar documentos de identificação

A plataforma permite aos titulares desmaterializar os documentos de identificação em seus smartphones, beneficiando de segurança e flexibilidade, com disponibilidade “em qualquer lugar, a qualquer momento, em qualquer lugar”.

31 de julho de 2017

A partir de fevereiro de 2018 motoristas de todo país poderão apresentar a Carteira Nacional de Habilitação – CNH em formato eletrônico, a CNH-e.

A emissão do documento digital foi aprovada ontem, 25 de julho, pelo Conselho Nacional de Trânsito – Contran e a medida foi publicada no Diário Oficial da União – DOU desta quarta-feira, 26. O formato digital terá a mesma validade do documento impresso, visto que será assinado com certificado digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

Para obter a Carteira Nacional de Habilitação e o motorista deverá realizar cadastro no Portal de Serviço do Denatran e assinar a solicitação com certificado digital ICP-Brasil ou por meio do seu email, no balcão do Detran. Após o cadastro, o interessado receberá um link para realização do login no aparelho em que deseja ter sua CNH digital.

Dessa forma, a Carteira Nacional de Habilitação poderá ser apresentada no aparelho eletrônico, smartphones e tablets, aos agentes de trânsito, que verificarão a autenticidade do documento através da leitura do QR-Code apresentado.

“Estamos dando um passo à frente, desburocratizando o processo. Há um conjunto de padrões técnicos para suportar um sistema criptográfico que assegura a validade do documento. Com isso, quem esquece a CNH em casa, não estará sujeito à multa e pontos na carteira. Basta apresentar o documento digital”, destacou o ministro das Cidades, Bruno Araújo.

Fonte: ITI

Foto: Crédito: José Cruz/Agência Brasil