Últimas notícias

Fique informado

Cirurgia robótica apresenta cenário de grande crescimento no Brasil, apesar dos desafios a serem enfrentados

18 de dezembro de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Saúde aposta em low-code para sistemas online de laudos

A programação low-code traz agilidade, reduz chances de brechas na segurança e permite um sistema integrado

15 de dezembro de 2022

Cresce necessidade de cibersegurança e tecnologia na saúde

As empresas e instituições de saúde precisam se preparar para lidar com ciberataques e tecnologias Zero Trust.

9 de dezembro de 2022

Entrevista com Sérgio Muniz e Octavio Cazonato Neto sobre o cenário brasileiro da cibersegurança no setor de saúde – Parte II

Iniciamos a 2ª parte da entrevista com a Thales e Trasmontano falando sobre as vantagens e vulnerabilidades dos dados armazenados em nuvem.

8 de dezembro de 2022

Entrevista com Sérgio Muniz e Octavio Cazonato Neto sobre o cenário brasileiro da cibersegurança no setor de saúde – Parte I

O Ransomware quando envolve instituição de saúde não se restringe a sequestro de dados e ou a sanções da LGPD. É questão de vida ou morte.

7 de dezembro de 2022

Reconhecimento facial agrega agilidade, precisão, rastreabilidade e segurança jurídica às instituições de Saúde

Hospitais utilizam a tecnologia biométrica como identificação eficiente dos pacientes, profissionais de saúde e no gerenciamento de visitantes

10 de novembro de 2022

Fraudes na saúde: do desperdício ao crime organizado

E os avanços da saúde a cada dia incrementam as opções de cuidados. Mas equilibrar um sistema de saúde é uma tarefa bastante complexa, seja ele público ou suplementar

7 de novembro de 2022

Ao todo, cerca de 40 hospitais em todo o Brasil possuem a tecnologia de última geração que beneficia médicos e pacientes

Desde que a cirurgia robótica chegou ao Brasil em 2008 foram diversas as transformações para esse tipo de procedimento. Muitos robôs foram aperfeiçoados com evolução e maior ampliação da tecnologia.

Hoje, por volta de 40 hospitais do país já oferecem a cirurgia robótica de ponta e mais de 1,2 mil médicos estão habilitados para operar esse tipo de equipamento.

Além disso, o procedimento também foi regulamentado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em 2022. O cenário de evolução traz otimismo.

“A robótica tem se mostrado uma ferramenta valiosa para procedimentos complexos, minimamente invasivos e com maior precisão, o que contribui para resultados mais positivos e menor tempo de recuperação para os pacientes. O número de 1,2 mil médicos certificados para realizar cirurgias robóticas no Brasil é um indicativo promissor do desenvolvimento da saúde brasileira em relação à implantação da robótica na rotina médica. Mostra que há um crescente interesse e investimento na adoção dessa tecnologia avançada em nosso país”, explica o diretor geral do Hospital Edmundo Vasconcelos, Dario A. Ferreira Neto.

Dario ressalta, porém, que ainda há obstáculos importantes a serem superados na popularização dessa tecnologia no país, como os altos custos para a sua implantação.

Além disso, outros pontos também poderão colaborar como a inclusão da cirurgia robótica no rol de procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e a inclusão por parte de planos de saúde. O diretor destaca que esses pontos tendem a serem alcançados nos próximos anos.

“Se trata de um alto investimento porque envolve não apenas os equipamentos como também as estruturas das salas, a formação de médicos, enfermeiros e outros profissionais. Esse crescimento deve melhorar à medida que mais médicos procurem as certificações e que os procedimentos estejam ainda mais acessíveis nos planos de saúde e possam chegar a mais hospitais. Não temos dúvidas de que isso poderá duplicar ou triplicar nos próximos anos”, reitera.

O diretor-geral do Hospital Edmundo Vasconcelos ressalta que o hospital está entre os 40 do Brasil que possuem a tecnologia de última geração na cirurgia robótica por meio do robô Da Vinci Xi.

A chegada do robô que aconteceu no mês de junho de 2023 foi feita após uma reformulação completa do centro cirúrgico do hospital, em um trabalho conjunto entre equipe de engenharia e tecnologia para garantir que o ambiente cirúrgico estivesse adequado e equipado além da adaptação de seus profissionais a essa tecnologia. Segundo ele, a presença da cirurgia robótica é altamente benéfica para a instituição.

“Hoje já contamos com 15 médicos capacitados para realizar as operações, além de outros profissionais. Temos as cirurgias de urologia, ginecologia e torácica entre as principais especialidades presentes e queremos ampliar para outras. Nosso objetivo também é que médicos externos fiquem sabendo da disponibilidade de estrutura para cirurgia robótica e tragam suas cirurgias para o Edmundo Vasconcelos. Com isso, também iremos aumentar o número de procedimentos cirúrgicos no hospital. Esse investimento reforça nosso compromisso em oferecer cuidados de saúde de alta qualidade e avançar na vanguarda da medicina e tecnologia de última geração”, enaltece ele.

Segundo Dario, a quarta geração do robô, presente no hospital oferece maior capacidade de fornecer uma visão tridimensional e ampliada do local da cirurgia, graças à tecnologia de imagens detalhadas e de alta resolução (incluindo em 3D), oferecendo uma visão mais clara e nítida.

“Um dos principais diferenciais é que os braços robóticos oferecem mais precisão e estabilidade, o que permite uma manipulação delicada dos tecidos durante a cirurgia. Eles são feitos por meio de pinças e um controlador preciso que reduz até mesmo tremor e tensão das mãos em cirurgias tanto curtas quanto longas. Há também a melhoria com a ergonomia, já que a cirurgia pode ser feita com o médico sentado”, detalha.

De acordo com ele, com mais eficiência, o médico poderá realizar mais de uma cirurgia por dia a depender da complexidade, o que beneficia tanto o médico quanto o paciente que terá um pós-operatório e uma recuperação mais rápida, reduzindo seu tempo de internação, custos com hotelarias, gastos hospitalares, entre outros.

Sobre o Hospital Edmundo Vasconcelos

Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Hospital Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 1.000 médicos. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 230 mil consultas ambulatoriais, 145 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,45 milhão de exames por ano. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 – Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o primeiro lugar no Prêmio Melhores Empresas para Trabalhar na categoria Saúde – Hospitais, conquistado por três anos consecutivos, 2017, 2018 e 2019.

Cirurgia robótica: Especialista conta como ela revoluciona o tratamento do câncer

Avanços na cirurgia robótica cerebral podem possibilitar substituições neuronais

Cirurgia Robótica na medicina: intervenções cada vez mais precisas e com melhor recuperação

Banner Saúde

O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!

Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.