Ciência e Tecnologia terá crédito de US$ 2 bi para pesquisa
28 de janeiro de 2016O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera, disse ontem que o Brasil “não tem um sistema seguro de medição de resultados de pesquisas” na área. “Não há medição, não sabemos qual o nível de eficiência que está sendo investido com ciência, tecnologia e inovação”, afirmou, durante apresentação da Proposta da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 2016-2019 à comunidade científica do Rio.
O ministro disse que está negociando a assinatura de empréstimo de US$ 2 bilhões com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a ampliação da infraestrutura em pesquisa no país, em projetos voltados para segurança cibernética, hídrica, alimentar e energética.
Os cientistas que participaram do evento cobraram mais objetividade e mais recursos para investimentos em ciência e tecnologia. Eles também destacaram a necessidade de aumentar o percentual do PIB investido no setor, que hoje é de cerca de 1%, bem como o número de cientistas no país. Nos países desenvolvidos, há cerca de 2 mil cientistas por milhão de habitantes. No Brasil, o número é de aproximadamente 600 cientistas por milhão de habitantes.
Fonte: Brasscom/ Valor Econômico
O CryptoID é mais que um portal de notícias sobre tecnologia. Nossa missão é evangelizar o mercado sobre a importância da identificação digital com o objetivo de agilizar processos, reduzir custos, preservar recursos naturais e gerar serviços mais eficientes aos usuários, garantindo a privacidade e autoria dos atos praticados no mundo eletrônico.