Últimas notícias

Fique informado
Cidadãos não precisarão portar documentos em papel para autoridades do trânsito

Cidadãos não precisarão portar documentos em papel para autoridades do trânsito

14 de julho de 2016

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

CNH DIGITAL | Congresso aprova proposta

Comissão aprova possibilidade de motorista portar CNH em formato digital

9 de julho de 2016
cangiano

Antonio Cangiano, diretor Executivo da Associação Nacional de Certificação Digital

ANCD – Associação Nacional de Certificação Digital |

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados aprovou, no dia 06 de julho, uma proposta que permite aos motoristas apresentar documentos de porte obrigatório, como carteira de habilitação e documento do veículo, em formato digital, pelo celular.

Para isso, no entanto, é preciso que os documentos sejam certificados pela ICP Brasil.

Foi aprovado o substitutivo da relatora, deputada Margarida Salomão (PT-MG), para o Projeto de Lei 2006/15, do deputado Tenente Lúcio (PSB-MG). A relatora apresentou parecer pela aprovação da matéria, mas sugeriu um novo texto para especificar que a emissão dos certificados siga os padrões da infraestrutura de chaves públicas brasileira (ICP-Brasil).

A ICP-Brasil é um conjunto de padrões técnicos e regulamentos elaborados para suportar um sistema criptográfico aplicado a certificados digitais e assegurar a credibilidade e a confiança de transações pela rede mundial entre titulares de certificados digitais e o púbico em geral.

De acordo com Antonio Cangiano, diretor Executivo da Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD), esse será mais um grande benefício da certificação para as pessoas físicas. “Trata-se sem dúvida de um grande avanço, de uma medida que desburocratiza e facilita muito a vida das pessoas, pois elas poderão apresentar documentos válidos juridicamente em qualquer parte do mundo, sem possuí-los presencialmente, pois estarão guardados em nuvens, portanto sem riscos de perdas, roubos ou degradação do papel”, acrescentou Cangiano.

O projeto, que tramita em caráter conclusivo — ou seja, não precisa ser votado em Plenário –, será analisado ainda pelas comissões de Viação e Transportes e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovado, estará pronto para entrar em vigor.