Últimas notícias

Fique informado

Cibersegurança na saúde: 6 ações para hospitais e clínicas

21 de outubro de 2022

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Uma delas é a cibersegurança, para que pacientes, fornecedores, investidores e colaboradores não sofram com vazamento de dados e ataques de hackers

Teleconsultas, receituários, prontuários eletrônicos. A saúde está passando pela famosa transformação digital.

O processo traz diversas vantagens e, ao mesmo tempo, responsabilidades.

Uma delas é a cibersegurança, para que pacientes, fornecedores, investidores e colaboradores não sofram com vazamento de dados e ataques de hackers.

A empresa também perde valor e enfrenta problemas quando não consegue manter as informações seguras. 

A boa notícia é que há formas de aumentar a segurança de hospitais e clínicas, como vamos mostrar agora.

Acompanhe e termine a leitura com informações fundamentais para aumentar a cibersegurança!

Cibersegurança como parte de plano estratégico

Sofrer ataques aos sistemas, sites e todo ecossistema digital da empresa é péssimo em vários sentidos para hospitais e clínicas.

Os clientes, fornecedores e colaboradores tendem a ficar receosos. A perda de confiança pode trazer perda de investimentos e de clientes.

Além de ter a imagem e saúde financeira prejudicadas, a empresa sofrerá com os transtornos para recuperar os dados. 

Porém, pode-se trabalhar de maneira preventiva. Afinal, problemas com cibersegurança vão atrapalhar a empresa a alcançar seus objetivos.

Esse é um dos motivos pelos quais a proteção aos dados deve estar no planejamento estratégico da empresa. Evita perdas financeiras e de credibilidade.

Outra vantagem é que um hospital e clínica reconhecidos pela segurança saem na frente com as teleconsultas, com o cliente mais confiante de que está seguro. 

Ser uma empresa de saúde segura também irá refletir na confiança dos investidores e na marca empregadora, os profissionais verão na cibersegurança mais um fator para se candidatar às vagas. 

Então, no momento de fazer o planejamento, considere a cibersegurança como essencial nos investimentos, pois ela é estratégica para alcançar seus objetivos. 

Diagnóstico

Depois de entender que a cibersegurança é estratégica, é preciso saber quais as vulnerabilidades e pontos fortes neste ponto.

Realizar esse mapeamento é essencial para entender ações que devem ser implementadas e aquelas que precisam ser reforçadas para ter o hospital ou clínica seguros.

Equipe especializada

A cibersegurança é bastante específica, normalmente, conta com profissionais da área de tecnologia da informação (TI) e jurídica.

Por isso, é fundamental ter pessoas que entendam do assunto em um comitê de gestão da segurança ou uma equipe dedicada 100% a essa área.

Como falamos antes, uma empresa mais segura é mais atrativa para investidores, clientes e colaboradores. 

Caso não seja possível ter uma equipe de gestão da segurança, contrate consultores para orientarem o comitê do setor. 

Definição de processos 

Seguir protocolos e processos vai aumentar a segurança de dados da empresa. Pensar em obter a certificação ISO 27001 é excelente.

O selo vai sinalizar para todos que seu hospital preocupa-se com a cibersegurança.

Propor-se a conseguir o ISO 27001 também é uma forma de seguir um caminho pelo qual muitas empresas já passaram para obter mais segurança de seus dados. 

A avaliação também atesta que o hospital ou clínica está preocupada com a questão. 

Caso não esteja no momento de certificar-se, pense, com a equipe, quais são os processos e protocolos que podem ajudar a empresa a ser mais segura. 

Cultura de cibersegurança 

A segurança de dados deve ser uma preocupação constante nas empresas e fazer parte da cultura organizacional.

E quando falamos em cultura, vai muito além do que está na “missão, visão e valores” ou outros conceitos equivalentes.

A cultura é o que acontece na empresa todos os dias, o que é valorizado.

Por isso, seu hospital e clínica devem mostrar aos envolvidos a importância dos cuidados com os dados de pacientes, colaboradores, fornecedores e outros envolvidos. 

Treinamentos podem ajudar bastante a conscientizar todos a cooperarem com a segurança da informação.

Afinal, é preciso seguir protocolos no dia a dia para que os dados fiquem, de fato, seguros.

Reforçar esses procedimentos na rotina é fundamental, assim como ter mecanismos e tarefas que certifiquem que o processo está sendo cumprido. 

Uso de certificado digital e sistemas com segurança 

O Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) têm grande preocupação com a cibersegurança e modernização do setor médico.

Por isso, ao mesmo tempo que legitima teleconsultas e prontuários eletrônicos, por exemplo, recomenda alguns pontos para garantir a segurança nessa nova forma de atuação. 

O CFM já emite a carteira de identificação do médico com a possibilidade de vinculá-la a um certificado digital.

O uso do certificado também é obrigatório em prontuário eletrônico de saúde e Registro Eletrônico de Saúde (RES), entre muitos outros documentos e processos.

A teleconsulta também só é possível com um certificado digital, bem como alguns receituários e atestados. 

A exigência do certificado tem um motivo: torna tudo mais seguro, como o próprio CFM e SBIS mencionou em uma cartilha sobre prontuário eletrônico de saúde. 

Os órgãos também mostram quais sistemas podem ser usados para o prontuário e recomenda que o certificado seja no padrão ICP-Brasil. 

Além de usar o certificado digital quando é obrigatório, é recomendável utilizá-lo em contratos e documentos importantes para protegê-los com criptografia. 

A Certificaminas pode te ajudar com um certificado digital no padrão ICP-Brasil, recomendado pelo CFM e SBIS. Emita por videoconferência ou em uma das nossas lojas, em diversas partes do país. 

Aguardamos seu pedido para deixar sua clínica ou hospital mais seguros!

6 vantagens da integração da assinatura digital ao prontuário eletrônico do paciente

Certificado digital pelo celular: como acessar e quais cuidados tomar

Riscos tributários: quais são e como o certificado digital ajuda a evitá-los

Como o certificado digital (SSL) ajuda no ranqueamento do seu negócio no Google

27ago(ago 27)09:0028(ago 28)18:00CISO Forum 2024O encontro Premier para líderes visionários em Segurança da Informação e Cibersegurança09:00 - 18:00 (28)

Sobre Certifica

A Autoridade Certificadora Certifica foi fundada há 10 anos na cidade de Formiga – MG.

A Certifica começou com um Ponto de Atendimento, mas em pouco tempo tornou-se uma das maiores emissoras de certificados do Brasil, presente em todo o território nacional, transformando a vida de centenas de empreendedores como você.

Sua missão é simplificar e transformar vidas e negócios por meio da identificação digital.

Fortalecer a rede de parceiros e oferecer sempre mais do que o esperado são algumas das ações que colocam a Certifica entre os principais players do mercado de identificação digital no Brasil.

A AC Certifica é especializada em gestão de negócios e oferece às suas Autoridades de Registro credenciadas apoio contábil, jurídico e de comunicação e marketing, além de ministrar periodicamente treinamentos técnicos, de vendas e operacionais.

A rede da ARs conta ainda com o acompanhamento dos setores de business intelligence e compliance, que acompanham toda a rede, garantindo dessa forma a performance e a segurança operacional.

Leia aqui alguns artigos produzidos e sobre a Certifica Autoridade Certificadora!

Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!