Cibersegurança na busca por trabalho: 5 sinais de que uma oferta de emprego é falsa
23 de janeiro de 2023A ESET analisa os sinais que podem ajudar a identificar falsas ofertas de emprego que chegam por inúmeras plataformas e como evitar fraudes
Ofertas de emprego falsas são muito comuns, especialmente em períodos de alta demanda. Desse modo, eles podem chegar por e-mail, via spam, no LinkedIn ou WhatsApp.
Nesse sentido, muitas dessas ofertas vêm como oportunidades muito positivas, onde supostos recrutadores prometem boa faixa salarial sem exigir muitos requisitos, mas geralmente são modelos de trapaça semelhantes a golpes de pirâmide ou esquemas ponzi.
Sob esse viés, a ESET, empresa especializada em detecção proativa de ameaças, adverte que muitas das vezes o objetivo dos golpistas pode ser obter seus dados para tentar roubar sua identidade.
Camilo Gutiérrez Amaya, Chefe do Laboratório de Pesquisa da ESET, garante que: “Os criminosos que entram em contato com diferentes usuários obtêm informações em portais de emprego, perfis do LinkedIn ou de um banco de dados roubado em algum fórum clandestino. Grande parte das nossas informações são públicas.”
De acordo com a ESET, existem alguns sinais de que geralmente há uma tentativa de fraude. Nesse sentido, eles podem ser identificados em ofertas de emprego que chegam pelo e-mail, pelo LinkedIn ou por meio de um número de WhatsApp que finge ser a conta de uma empresa legítima desconhecida.
Levando em conta uma falsa proposta de emprego no setor hoteleiro, os possíveis sinais de engano são detalhados:
Falta de personalização da mensagem
Isso geralmente sugere que é spam (quando não é diretamente uma fraude).
A mensagem geralmente é enviada para um endereço de contato e não para uma pessoa real, o que por si só indica que a mensagem foi enviada para uma lista de endereços de e-mail coletados aleatoriamente, na esperança de encontrar algumas vítimas.
No entanto, a equipe de pesquisadores da ESET afirma ter visto exemplos de e-mails fraudulentos onde é usado o nome da pessoa e até mesmo dados pessoais do destinatário, por isso, embora seja um sinal, o uso do nome não é qualquer garantia de que a oferta é genuína.
Exemplo: [Prezado Senhor/Sra.:].
Falta de informação sobre o emprego e requisitos
Embora existam trabalhos que não exijam nenhuma experiência específica, títulos profissionais ou, não incluam um nome para o trabalho, isso sugere que o principal interesse possa ser extrair dinheiro de candidatos a empregos inexistentes.
Por outro lado, não é incomum encontrar outras versões de golpe que incluam uma longa lista de empregos disponíveis, de atendente de piscina a gerente de restaurante.
Exemplo: [Eu sou a Miss Eliza Johnson do Canadá, eu A Gerente do Travelers Inn Hotel, O Hotel Precisa de Homem E Mulher Que Possam Trabalhar E Viver No Traveler Inn Hotels aqui no Canadá].
Emprego com benefícios em excesso
Além disso, desconfie de benefícios como traslados de ida e volta sem custos, treinamentos e promoções regulares, bolsa de estudos para parentes, etc.
Atenção com o endereço de origem
Este é um “alerta vermelho” fundamental. Preste atenção aos nomes de domínio em e-mails que parecem apropriados em um contexto, como um anúncio de emprego, como “@consultant.com”, “@contractor.com” ou “@accountant.com”, pois esses exemplos são alguns dos possíveis domínios que oferecem serviços como @ivan-marascoil.com, um provedor de contas de e-mail gratuitas associadas a um provedor de site popular.
Embora este serviço seja totalmente legítimo, a capacidade de criar endereços de e-mail com esses domínios tem atrações óbvias para golpistas que procuram endereços de e-mail confiáveis.
Dessa forma, antes de responder a um endereço que parece legítimo, é importante fazer o exercício de verificar a lista de domínios de endereço livres.
Exemplo: [E-mail de contato: [nome_relacionado_ao_hotel]@worker.com].
A proposta de emprego faz sentido?
Quem teria pensado que uma organização grande o suficiente para ter um Departamento de Recursos Humanos usaria uma conta de e-mail gratuita em @mail.com? Erros de redação também são um indicador de más intenções.
No entanto, existem variações que são muito mais convincentes do que essas, mais bem escritas e com conteúdo gráfico que se assemelha ao conteúdo real de um site de hotel.
Exemplo: [Se estiver interessado em trabalhar no Hotel conosco, escreva-nos o mais rapidamente possível, copiando e colando o e-mail de contacto abaixo: Para continuar com o nosso processo de seleção, envie o seu CV diretamente para o Departamento de Recursos Humanos da H.O.D para o seu endereço de e-mail oficial; [nome]@worker.com].
A ESET, ressalta os principais sinais de que uma oferta de emprego é falsa:
1 – Quando uma empresa de prestígio publica suas pesquisas de emprego em um site não confiável ou de baixa reputação;
2 – É promovido como uma entrevista, mas o e-mail não é endereçado com nome e sobrenome;
3 – A entrevista será feita por chat ou até mesmo videochamada;
4 – A oferta parece real, mas não está claramente especificado quais seriam as tarefas;
5 – Eles oferecem muito dinheiro para uma posição servil ou tarefas misteriosas.
Gutierrez Amaya, portanto, conclui: “É importante ficar atento para evitar golpes como esse. Afinal, é útil ter sempre em mente que nem tudo o que brilha é ouro”.
Sobre a ESET
Desde 1987, a ESET® desenvolve soluções de segurança que ajudam mais de 100 milhões de usuários a aproveitar a tecnologia com segurança. Seu portfólio de soluções oferece às empresas e consumidores de todo o mundo um equilíbrio perfeito entre desempenho e proteção proativa.
A empresa possui uma rede global de vendas que abrange 180 países e possui escritórios em Bratislava, San Diego, Cingapura, Buenos Aires, Cidade do México e São Paulo.
O que é Inteligência Artificial?
Como enfrentar o desafio de empregos cibernéticos
Seguro desemprego com certificado digital: como fazer o requerimento
Vazamento de dados da SPTrans: o que pode ser feito para se proteger?
Somos o maior portal brasileiro sobre Criptografia e Identificação Digital
O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!
Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.