CIAB Live 2020: Inclusão financeira marcará retomada da economia
23 de junho de 2020Em painel no CIAB Live 2020 sobre o PIX, sistema de pagamentos instantâneos, diretor do Banco Central diz que agenda está concentrada em inovações tecnológicas capazes de solucionar problemas estruturais do setor financeiro
Dentro do cronograma, o PIX – solução de pagamento instantâneo criada e gerida pelo Banco Central (Bacen)– entra em operação total no dia 16 de novembro deste ano.
A informação foi confirmada por João Manoel Pinho de Mello, diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução do BACEN, durante a palestra “PIX – Como o novo meio de pagamento, instantâneo e democrático, pode acelerar a retomada do crescimento”, no CIAB FEBRABAN Live 2020.
No último painel do primeiro dia do congresso de tecnologia, considerado o mais importante do setor na América Latina, Mello reforçou que o PIX é um instrumento de democratização financeira que vai aperfeiçoar o sistema de pagamentos, reduzir o uso de papel moeda e criar oportunidades de negócios.
Para ele, o sistema será um dos motores da retomada da economia e um fator que pode garantir o crescimento sustentável do país.
“Estamos falando em incluir pequenos negócios e autônomos na rede de pagamento eletrônico, aumentar as vendas e facilitar a movimentação financeira”, comenta.
O debate também contou com a participação de Ivo Mósca, superintendente de Open Banking e Pagamentos Instantâneos do Itaú Unibanco; e Leandro Vilain, diretor de Inovação, Produtos e Serviços Bancários da Febraban.
“O PIX vai facilitar as transações financeiras para os pequenos negócios. Este é um mercado que será melhor atendido, por conta dos custos baixos de transação”, afirmou Mósca.
Ao utilizar o PIX, o pagamento é compensado automaticamente e a logística de envio será iniciada imediatamente, reduzindo o tempo de entrega.
“Essa agilidade é essencial para a retomada da economia”, complementou.
Leia a matéria completa e assista ao painel no portal noomis clicando na imagem abaixo.