Certisign participa do CONIP Judiciário e apresenta solução de digitalização
22 de setembro de 2017O evento CONIP JUDICIÁRIO & CONTROLE acontecerá nos dias 27 e 28 de setembro no Royal Tulip Brasília
O evento reúnirá mais de 350 participantes e tem como objetivo contribuir com os profissionais a se conscientizarem da necessidade da transformação digital de forma a adaptarem ao mindset digital e consequentemente utilizarem as melhores ferramentas para chegar lá.
O 12º Congresso de Inovação no Poder Judiciário – CONIP Judiciário 2017, promete uma programação inovadora e instigante, para manter o amplo e democrático fórum que debate os limites e possibilidades para o uso de novas tecnologias nos processos de inovação e modernização do poder Judiciário.
Certisign apresenta soluções para a digitalização da rotina do Judiciário
A Certisign, a Autoridade Certificadora especialista em Identificação Digital e PSS – Prestadora de Serviço e Suporte da Autoridade Certificadora da Ordem dos Advogados do Brasil (AC OAB).
Durante o evento, a Certisign apresenta diversas APIs (Application Programming Interface), como a de autenticação e assinatura digital mobileID para a plataforma de gestão de petição eletrônica. Com a integração, advogados, magistrados e servidores têm a possibilidade de peticionar com o Certificado Digital no celular ou tablet, sem ter que carregar acessórios, como leitoras de cartão.
“O peticionamento eletrônico foi o primeiro passo para tornar a Justiça mais digital. Mas é possível ir além, com soluções para a transformação dos processos operacionais e administrativos do Judiciário”, diz Leonardo Gonçalves, diretor de Varejo e Canais da Certisign.
Segundo ele, a intenção é demonstrar que é possível migrar os documentos físicos da rotina operacional e administrativa para o eletrônico, o que elimina as pilhas de papel e filas, otimizando as horas dos servidores e organizando o acervo de documentos.
Assinatura digital
A assinatura digital é gerada a partir do uso do Certificado Digital ICP-Brasil, tem valor jurídico assegurado pela legislação brasileira e é indicada para documentos de alto risco, como petições, procurações, contratos de longo prazo, entre outros. No Brasil, mas de 7,1 de brasileiros possuem Certificado Digital ICP-Brasil e, portanto, podem utilizar a assinatura digital, segundo dados do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).
Veja mais detalhes sobre o CONIP JUDICIÁRIO