CertiSign participa do CertForum e aborda os impactos da digitalização no atendimento hospitalar
21 de junho de 2022Na ocasião, a CertiSign apresentará detalhes do projeto desenvolvido para Sociedade Paulista para Desenvolvimento da Medicina (SPDM)
A CertiSign, IDTech especialista em identificação e segurança digital, participa do CertForum, evento gratuito realizado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), que acontecerá entre os dias 21 e 23 de junho. No dia 22, às 10h, Brenno Martins, gerente corporativo de TI da Sociedade Paulista para Desenvolvimento da Medicina (SPDM), apresentará os impactos que a digitalização tem trazido para o atendimento hospitalar e abordará detalhes do projeto realizado em parceria com a CertiSign. Os hospitais dito digitais estão crescendo fortemente no Brasil e a expectativa é que cada vez mais sejam mais comuns no país.
De acordo com a CertiSign, tudo começa pelo Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) com assinatura digital. Em suma, em vez do paciente carregar uma pastinha com papéis de um lado para o outro em um atendimento no pronto-socorro, por exemplo, tudo é on-line.
As áreas de triagem, consulta, medicação e exames são interligadas sistemicamente e toda documentação, que antes era impressa, assinada, carimbada e carregada de um lado por outro, é assinada digitalmente. O resultado é menos papel circulando, mais rapidez na comunicação entre as alas e um atendimento mais assertivo ao paciente.
Os hospitais dito digitais estão crescendo fortemente no Brasil e a expectativa é que cada vez mais sejam mais comuns no país.
De acordo com a CertiSign, tudo começa pelo Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) com assinatura digital. Em suma, em vez do paciente carregar uma pastinha com papéis de um lado para o outro em um atendimento no pronto-socorro, por exemplo, tudo é on-line.
As áreas de triagem, consulta, medicação e exames são interligadas sistemicamente e toda documentação, que antes era impressa, assinada, carimbada e carregada de um lado por outro, é assinada digitalmente.
O resultado é menos papel circulando, mais rapidez na comunicação entre as alas e um atendimento mais assertivo ao paciente.
A SPDM implementou a assinatura digital na nuvem da CertiSign no PEP e nas atividades administrativas e, com isso, mudou a cultura da instituição, agilizou processos e engajou todos os colaboradores.
A mudança proporcionou uma economia mensal de 500 mil impressões, na média, em cada hospital administrado na parte assistencial e 100 mil impressões relacionadas à parte administrativa, totalizando 600 mil folhas a menos ao mês.
E eles não pararam por aí. Uma das novas frentes em estruturação na SPDM junto com a CertiSign é a de que os pacientes também possam assinar digitalmente os seus termos de consentimento e outros documentos relativos à internação, atendimento e tratamento, com todos os requisitos de segurança, legalidade e privacidade.
“Inúmeras são as vantagens que a certificação e digitalização têm trazido para esse setor. Vemos, em linhas gerais, um ganho muito grande em segurança e controle da informação, eficiência, agilidade, diminuição de custos, entre outros. No evento vamos explorar todos esses pontos e mostrar na prática como alguns players estão se beneficiando desse tipo de tecnologia”, explica Leonardo Gonçalves, diretor de Relações Institucionais da CertiSign.
Sobre a CertiSign
A CertiSign é uma Autoridade Certificadora no Brasil especialista em identificação e segurança digital. Desde 1996, desenvolve e integra soluções que proporcionam uma experiência digital simples e segura, oferecendo às pessoas mais tempo e liberdade, e às empresas, redução de fraudes e custos.
A cada 30 segundos uma fraude digital é evitada no Brasil
Dia dos Namorados: Saiba como evitar golpes e fraudes durante as compras on-line
5G aumenta desafios de segurança em todo o país, diz CertiSign