[Ouça] Certisign lança no CIAB serviço de biometria capaz de validar 70 milhões de pessoas
12 de junho de 2018O serviço biométrico lançado pela Certisign é capaz de validar a identidade de 70 milhões de pessoas e reduzir fraudes
Tecnologia confrontará selfie do cliente com imagem cadastrada em bases oficiais do Governo.
Especialista em identidade digital, a Certisign lança, no CIAB Febraban, o “Certibio FaceCheck” que permite a validação de identidade de pessoas por meio da biometria de face. O evento acontece entre 12 e 14 de junho, no Transamérica Expo Center.
“Os principais benefícios do Certibio FaceCheck são a redução de fraudes de identidade e a maior conveniência para os consumidores, no momento de executar uma transação”, explica Igor Rocha, diretor da Certibio.
“A falsificação de documentos é um crime cometido contra todas as classes sociais e quando uma pessoa tem sua identidade comprometida, o prejuízo não é apenas financeiro. Sua reputação de bom pagador também fica manchada”, pondera.
O Certibio FaceCheck usa o número do CPF como referência e compara a foto da pessoa, tirada ao vivo, com a foto existente no cadastro de motoristas habilitados, retornando um percentual de similaridade que indica se o CPF informado pertence mesmo ao indivíduo consultado.
O novo serviço é resultado de uma avançada tecnologia de biometria de face desenvolvida pela Certisign e de um acordo de cooperação técnica estabelecido com o Serpro. Também conta com avançado recurso de liveness detection,que dificulta a utilização de fotos e vídeos com imagens de face para burlar o sistema.
O executivo da Certisign salienta que o serviço não acessa nenhuma informação das pessoas. “O indivíduo, ao ser consultado, precisa informar seu CPF e permitir que sua foto seja tirada. A resposta é tão somente um percentual de similaridade”, acrescenta.
O uso dessa tecnologia deverá diminuir os prejuízos de comerciantes e instituições financeiras, reduzindo de modo significativo a possibilidade de êxito dos falsificadores que usam documentos de cidadãos de bem para fraudar as operações. Os consumidores também ficarão mais protegidos contra o uso indevido de suas identidades para a aquisição ilegal de bens e serviços e transações financeiras.
Trata-se ainda de um passo importante para viabilizar operações totalmente digitais, como abertura de contas bancárias online, crediário no e-commerce e empréstimos pessoais via aplicativos, que exigem uma identificação segura e confiável das pessoas.
Rocha destaca que, ao reduzir o número de fraudes, a ferramenta poderá contribuir, a médio e longo prazo, para baratear o custo das operações de crédito no Brasil. Atualmente, parcela considerável dos juros aplicados em empréstimos ou financiamentos visa cobrir eventuais prejuízos provocados pelas fraudes nessas operações.
O Certibio FaceCheck está disponível para integração com os Aplicações Web e App’s dos clientes através de SDK para Android e iOS, API e Webservices. Há também um App pronto que permite fazer a validação de identidade em smartphones Android e iOS.
Para mais detalhes acesse a página
www.certibio.com.br
Sobre a Certibio
A Certibio é uma unidade de negócio da Certisign, com foco exclusivo em soluções de biometria e serviços de identificação digital. Resultado de um trabalho pioneiro e inovador, contempla tecnologias e aplicações de ponta, além do conhecimento de especialistas em identificação e antifraude. Foi a 1ª empresa credenciada como Prestador de Serviços Biométricos pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).
Sobre a Certisign
A Certisign é a Autoridade Certificadora líder da América Latina e especialista em Identificação Digital. Com mais de 1.800 Locais de Atendimento por todo o Brasil, já emitiu mais de 10 milhões de Certificados Digitais ao longo de seus 21 anos. A empresa tem em seu portfólio de clientes as companhias mais representativas do País e está entre as empresas mais inovadoras, de acordo com as pesquisas “Inovação Brasil 2016”, da Strategy & Consultoria Estratégica do Network PwC, e “50 Empresas Mais Inovadoras do País”, da DOM StrategyPartners.
Dá uma olhadinha na nossa coluna sobre Biometria