Últimas notícias

Fique informado

Certisign é a primeira ACT privada a ser homologada pelo ITI

18 de novembro de 2014

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Saiba o que é e para que serve o carimbo do tempo

Quem está por dentro do mercado e certificação digital já

18 de novembro de 2014

unnamed

O Instituto de tecnologia da Informação – ITI homologou a Certisign como uma ACT – Autoridade de Carimbo do Tempo. A primeira ACT a ser homologada na Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) foi a CAIXA em 28 de janeiro de 2014.

Uma ACT tem a responsabilidade geral pela emissão e fornecimento do carimbo do tempo.

Maurício Balassiano, Diretor de Tecnologia da Certisign explica como o carimbo do tempo funciona na prática.

“A assinatura digital confere a identificação e o Carimbo do Tempo adiciona o dia e a data exata da ocorrência que judicialmente atribui maior valor legal. A veracidade da transação torna-se inquestionável”, diz Maurício Balassiano.

O Carimbo do tempo é uma sequência de caracteres, indicando a data e ou o tempo em que um determinado evento ocorreu. Estes dados são normalmente apresentados em um formato consistente, permitindo facilmente comparação de dois diferentes registros e acompanhamento do progresso ao longo do tempo.

Além de informar o momento exato o carimbo do tempo também atesta as partes que o documento em questão não foi adulterado no período entreshutterstock_157664063 a assinatura e a emissão do carimbo. O Carimbo do tempo funciona então como um complemento da assinatura digital e garante maior veracidade a informação tratada.

O Carimbo do tempo é uma sequência de caracteres, indicando a data e ou o tempo em que um determinado evento ocorreu. Estes dados são normalmente apresentados em um formato consistente, permitindo facilmente comparação de dois diferentes registros e acompanhamento do progresso ao longo do tempo.

Quando precisamos do carimbo do tempo?

Quando precisamos entregar ou receber um documento com prazo no mundo analógico, papel, por exemplo, produz-se um protocolo que contém a data e hora do recebimento do mesmo. Porém, como podemos garantir comprovação de que se cumpriu o prazo de envio ou recepção no mundo eletrônico?

A data e hora fornecidas pelo relógio do computador do usuário ou pelos servidores das organizações não devem ser consideradas porque podem ser facilmente alteradas. É aí que entra o carimbo do tempo que registra o horário sincronizado aos relógios dos SCTs – Servidores de Carimbo do tempo (SCTs), auditados e sincronizados por Sistemas de Auditoria e Sincronismo (SASs) ligados ao observatório Nacional.

Informações sobre a Certisign foram baseadas na publicação do Certisignexplica.com.br

Leia mais sobre o carimbo do tempo aqui!