Últimas notícias

Fique informado

Certificação digital ICP-Brasil poderá atestar poderes de representação

14 de novembro de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados pretende facilitar a vida de quem precisa atuar como representante legal de empresas, órgãos públicos ou pessoas incapazes

O Projeto de Lei 3983/19, de autoria do senador Irajá (PSD-TO), permite que as certificações digitais da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) também possam atestar os poderes de representação desses casos, dispensando a apresentação de documentos físicos.

A certificação digital é uma tecnologia que garante a identidade e a autenticidade de pessoas e entidades no meio eletrônico por meio de um documento eletrônico que contém dados pessoais e uma assinatura digital.

A ICP-Brasil é o sistema que emite e gerencia os certificados digitais no Brasil, seguindo padrões internacionais de segurança e confiabilidade.

Atualmente, os certificados digitais da ICP-Brasil podem conter informações sobre os poderes de representação de quem os utiliza, mas isso não é suficiente para comprovar a legitimidade da atuação em nome de terceiros.

Nesses casos, ainda é preciso apresentar documentos físicos, como contratos sociais, procurações e alvarás judiciais, que podem ser falsificados, extraviados ou demorar para serem emitidos.

O projeto de lei visa eliminar essa burocracia, permitindo que as certificações digitais relacionem diretamente os representantes e os representados, sem a necessidade de documentos adicionais.

Assim, quem precisa representar uma empresa, um órgão público ou uma pessoa incapaz poderá fazê-lo de forma mais ágil e segura, utilizando apenas o seu certificado digital ICP-Brasil.

O projeto de lei também estabelece que os desenvolvedores e mantenedores de softwares que utilizam a certificação digital terão de assegurar nas operações todos os dados sobre quem está praticando eventual ato e se o faz representando alguém ou alguma entidade.

Isso visa garantir a transparência e a rastreabilidade das operações realizadas com o uso da certificação digital.

O projeto de lei já foi aprovado pelo Senado e agora está em análise na Câmara dos Deputados, onde será examinado pelas comissões de Ciência, Tecnologia e Inovação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, seguirá para o Plenário, onde será votado pelos deputados.

O autor do projeto, senador Irajá, defende que a medida é necessária para que os certificados digitais da ICP-Brasil também possam atestar poderes de representação de empresas, órgãos públicos e pessoas incapazes, ampliando a sua utilidade e eficiência. Segundo ele, essa exigência “debilita a utilidade da certificação digital”.

Os benefícios do projeto de lei

Agilidade: O projeto de lei pode reduzir o tempo e o custo das operações que envolvem a representação legal de empresas, órgãos públicos ou pessoas incapazes, eliminando a necessidade de apresentar documentos físicos que podem demorar para serem emitidos ou verificados.

Segurança: O projeto de lei pode aumentar a segurança das operações que envolvem a representação legal de empresas, órgãos públicos ou pessoas incapazes, evitando fraudes, falsificações ou extravios de documentos físicos que podem comprometer a validade ou a autenticidade das operações.

Modernização: O projeto de lei pode contribuir para a modernização dos processos que envolvem a representação legal de empresas, órgãos públicos ou pessoas incapazes, utilizando a tecnologia da certificação digital, que é reconhecida internacionalmente como um meio seguro e confiável de identificação e autenticação na internet.

Fonte: Com informações da Agência Câmara de Notícias

Vai à Câmara texto que facilita certificado digital para representantes de empresas e incapazes

Segue para Câmara projeto que amplia a MP 2.200-2 e incluí o reconhecimento do Certificado de Atributo

Anda no Senado a tramitação do PL que inclui o reconhecimento de atributos de representação em certificado digital à MP 2.200-2/01

Como proteger os dados e a identidade de pessoas vulneráveis? Por Regina Tupinambá

O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!

Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.

O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!

Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.

CATEGORIAS

Notícias

TAGS

Senado