Caso Certillion |
O Brasil, atualmente, tem população superior a 200 milhões e estima-se que 85% dos brasileiros possuem um telefone celular. O uso de smartphones para acessar mídias sociais, fazer compras e usar os bancos on-line tem aumentado rapidamente nos últimos anos.
Consequentemente haverá um aumento das fraudes e roubos em dispositivos móveis, e criminosos visando usuários vulneráveis que não se protegem adequadamente ao usar seus celulares, acessar documentos, fornecer nomes de usuário e senhas em ambientes não protegidos, para roubar valores de contas bancárias.
No mundo inteiro, a cada ano, mais de 60% das pessoas que usam seus celulares para fazer compras e usar bancos on-line são alvo de criminosos virtuais.
A e-Sec tem como foco a inovação tecnológica e desenvolve seus próprios produtos e serviços para atender às necessidades específicas de cada um de seus clientes, ajudando a protegê-los contra ataques, fraudes e falhas dispendiosos. Dentre seus diversos clientes estão o Governo Federal e alguns bancos brasileiros, vários ministérios e órgãos dos governos federal e estaduais, hospitais, companhias de seguros e muitas outras empresas do setor privado.
O desafio
Entre 2000 e 2010, a e-Sec centralizou seus esforços no desenvolvimento e fornecimento de soluções de desktop para clientes corporativos e do governo. Mas, em 2010, o co-fundador da e-Sec, Rodrigo Sodré, iniciou o projeto de uma solução de certificação digital móvel com potencial para beneficiar milhões de usuários no Brasil e na América Latina.
Rodrigo e seus sócios sabiam que a ampla utilização de assinaturas digitais — ou ‘passaportes’ eletrônicos — ajudaria a proteger o usuário comum e, ao mesmo tempo, traria benefícios aos bancos e às empresas que fornecem produtos e serviços on-line. Segundo Rodrigo: “Inicialmente, a tecnologia se adequava perfeitamente ao mundo corporativo, e já temos cerca de 5 milhões de usuários de assinaturas digitais no Brasil.
Sem dúvida, essa é a melhor maneira de autenticar e autorizar transações pela Internet, especialmente em um país enorme como o Brasil, pois é o mais próximo que chegaremos dos 100% de segurança. Porém, sabíamos desde o início que não havia motivos para não disponibilizarmos essa tecnologia amplamente e concluímos que ela deveria beneficiar a todos. Assim, começamos a desenvolver um aplicativo de certificação digital para celulares. E, em 2012, lançamos o Certillion.”
Com o desenvolvimento contínuo do Certillion, em 2013 e 2014, e considerando a possibilidade do forte apelo de mercado do aplicativo, a e-Sec resolveu buscar um parceiro capaz de acrescentar segurança e confiabilidade ao produto a fim de garantir o sucesso de seu lançamento e distribuição.
A solução da Kaspersky Lab
A e-Sec decidiu pela parceria com a Kaspersky Lab devido aos produtos e serviços de segurança multicamadas incluídos na plataforma de prevenção de fraudes líder de mercado.
Essa plataforma excepcional protege as aplicações dos riscos dos dispositivos móveis como celulares e tablets, servindo à empresas de diversos setores privados e governamentais e trabalha como um conjunto de elementos que possibilitam a construção de uma solução robusta, confiável e estável, resistente aos ataques e totalmente adaptável a cada cliente e mercado. As funcionalidades de proteção adicionais incluem prevenção, proteção e neutralização de malware.
Com mais de 15 anos de inovação em segurança cibernética, a Kaspersky protege atualmente mais de 300 milhões e usuários no mundo inteiro. Órgãos governamentais e autoridades legais internacionais têm parceria com a Kaspersky para combater a crescente onda de crimes virtuais e desenvolver novas soluções para proteger usuários individuais e corporativos.
Uma marca internacional confere status e confiabilidade ao produto
“A Kaspersky foi nossa primeira opção de parceria. É uma marca internacional muito forte, líder mundial em monitoramento e reação à ameaças globais que, ao mesmo tempo, protege usuários locais.
Esta parceria confere ao Certillion mais solidez e confiabilidade, o que é muito importante para nosso sucesso.”
O Certillion foi lançado oficialmente para testes com uma ampla gama de usuários em outubro de 2014, com ênfase específica em tribunais e no sistema jurídico. O feedback inicial foi muito positivo, o próximo passo é traduzir o aplicativo para vários idiomas, de modo a garantir sua comercialização fora do Brasil.
Essa popularidade do Certillion remete a sua qualidade, facilidade de uso e agilidade.
O app está disponível gratuitamente para download, nas lojas App Store, Google Play e em http://certillion.com.br