Últimas notícias

Fique informado
Caso ABBC – Associação Brasileira de Bancos – Compe Online

Caso ABBC – Associação Brasileira de Bancos – Compe Online

3 de janeiro de 2016

A Associação Brasileira de Bancos – ABBC, criada em 1983, conta com a participação de mais de 100 instituições bancárias e financeiras. Como forma de colaborar com essa gama de associados, a instituição realiza atividades como prestação de serviços, assessoria técnica e promoção de ações de cunho educacional visando capacitar os profissionais que tenham relacionamento com o setor financeiro.

Seus associados têm à disposição o conceito de “serviços compartilhados”, desta forma, a ABBC fornece a todas as instituições financeiras e aos pequenos bancos credenciados serviços que complementem as atividades realizadas dentro de cada organização como emissão de boletos de pagamentos e Documentos de Crédito (DOC). No entanto, a ABBC necessitava ainda de uma solução que pudesse auxiliar, de forma ágil e segura, na compensação de cheques recebidos pelos associados emitidos por outras instituições bancárias. O processo até então consistia na emissão física desses cheques, o que gerava gastos e atrasos nas compensações, além de apresentar falhas de segurança durante o transporte.

Na fase de conclusão da implantação e desenvolvimento do Projeto da Compensação por Imagem, a Associação Brasileira de Bancos demonstrou a necessidade de buscar um fornecedor de solução para assinar as imagens dos cheques com certificados digitais. “Analisando as soluções apresentadas, a e-Sec foi quem melhor atendeu os requisitos técnicos relativos à flexibilidade da solução e em outros aspectos, considerando, por exemplo, atendimento pós-venda, preço competitivo e tempo de implantação”, afirma Lúcio Carvalho, responsável pela implantação do projeto na ABBC.

Com o Evo-SDK integrado ao sistema Compe por imagem, a e-Sec apresentou à ABBC o Compe online. Gerenciado pelo Banco do Brasil, a câmara de compensação permite a digitalização e assinatura digital, com valor legal, em cheques enviados às demais instituições bancárias com a finalidade de compensação ao usuário final.

Os cheques, acolhidos em depósitos ou pagamentos pelas instituições financeiras clientes da Associação Brasileira de Bancos, têm as imagens frente e verso capturadas por um sistema de digitalização e são transmitidos para o processamento centralizado. A solução adquirida da e-Sec possibilita assinar as imagens capturadas com certificado digital ICP-Brasil para posterior envio ao executante da compensação. Numa outra via, os cheques sacados em instituições financeiras clientes da ABBC são recebidos para processamento, e a solução de assinaturas digitais da e-Sec permite validar as assinaturas digitais produzidas nos documentos eletrônicos pelas instituições financeiras acolhedoras dos cheques.

Atualmente, cerca de 200 mil assinaturas digitais são emitidas diariamente utilizando o sistema: “A solução nos permitiu atender aos requisitos técnicos relacionados a serviços de Compensação de Cheques de nossos clientes com toda segurança e padrões exigidos para esta atividade”, complementa Carvalho

O Evo-SDK é uma tecnologia 100% brasileira que integra de forma simples e rápida o processo de assinatura digital às aplicações já existentes ou em fase de desenvolvimento. Suas funcionalidades de alto nível permitem uma inserção correta e segura da tecnologia de certificação digital.

Com está biblioteca, o desenvolvedor não investe tempo em pesquisas, programação de bibliotecas e testes para integrar suas soluções aos recursos da criptografia de dados, autenticação de certificados, assinatura digital ou manejo de dispositivos criptográficos, como smartcards, leitores, tokens, HSM entre outros.

“Sempre fomos muito bem atendidos pela e-Sec, desde os primeiros contatos para o entendimento da solução como no período de homologação, implantação e monitoramento de nossa operação”.
Lúcio Godinho de Carvalho
Responsável pela implantação do projeto na ABBC

Conheça mais sobre a ferramenta Evo-SDK: https://goo.gl/NVZwwu

E outras soluções da e-Sec: https://goo.gl/GdHk0x

CATEGORIAS

Destaques Notícias