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CAPI: a nova coleta de dados para marketing que se adequa inteiramente à LGPD

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CAPI, API Conversion ou API de Conversões, é uma maneira de compartilhar dados diretamente de um servidor com o seu Gerenciador de Anúncios

Nova solução apresenta resultados relevantes e facilita a adequação à lei.

 De um lado, os famosos cookies de terceiros vêm sendo bloqueados na maior parte dos navegadores; do outro, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) está fazendo com que diversas empresas corram para adaptar suas estratégias de marketing.

Tudo parece colaborar para um período de dificuldades na coleta de dados — mas uma novidade no mercado já está sendo vista como a solução ideal.

CAPI, API Conversion ou API de Conversões, é uma maneira de compartilhar dados diretamente de um servidor com o seu Gerenciador de Anúncios.

A implementação se iniciou no Facebook, em 2020, em virtude de novas atualizações do sistema iOS 14. Por ter sido iniciado dentro da rede social é uma opção de integração na própria plataforma de anúncios da rede social, mas seu modelo pode ser implementado em outras circunstâncias, como no site da empresa.

Outras empresas de mídia já estão fazendo uso desse modo de coleta de dados; é o caso do Pinterest e do TikTok, por exemplo.

Ou seja, os grandes players não perderam tempo em adaptar suas ferramentas de anúncios, e inúmeras empresas estão aproveitando a novidade para acelerar seus resultados sem se preocupar com efeitos adversos negativos.

A mudança é necessária”, afirma Luana Mayume,  Coordenadora de Web Analytics da Rocky.Monks, uma das maiores agências full digital da América Latina.

“Primeiro porque é uma forma mais efetiva de coletar e aplicar os dados estrategicamente, pois impacta positivamente na qualidade e quantidade de dados a serem utilizados. Além disso, a CAPI também está se tornando o substituto que todos temiam não existir para os third-party cookies, e o tempo para que as empresas deixem de usá-los está se esgotando”, completa.

Os third-party cookies, ou cookies de terceiros, já são discutidos amplamente há alguns anos. Trata-se de pequenos arquivos enviados para o computador do usuário, que o identificam e aos seus padrões de comportamento online e guardam essas informações.

Utilizados para a publicidade digital de maneira massiva, os cookies passaram a ser vistos como quebras de boas práticas de privacidade e segurança, o que fez com que diversos navegadores passassem a bani-los.

O Chrome, do Google, navegador mais popular do mundo (responsável por aproximadamente 60% do share global e cerca de 80% na América Latina), adiou algumas vezes o fim dos third-party cookies, mas agora a mudança está prevista para 2024.

A “morte” dos cookies de terceiros colabora com os esforços atuais pela criação de um mundo digital mais seguro, que coloca o usuário como dono dos seus dados e garantindo mais visibilidade sobre o que é compartilhado, quando e com quem.

É uma das diversas adaptações sendo feitas para respeitar as regulamentações de privacidade e segurança digital do mundo, representada no Brasil pela LGPD.

A CAPI, por outro lado, oferece uma conexão mais segura para a transferência de dados e não depende de navegadores, fazendo o compartilhamento direto entre servidores.

“Uma API é formada por uma série de padrões e protocolos de programação que integram as funcionalidades ou dados de plataformas diferentes”, explica Mayume.

“Por meio dela, podemos conectar dois sistemas de um jeito mais ágil e simples, sem a necessidade de criar novos programas para essa finalidade”.

Benefícios da CAPI

A especialista apresentou alguns dos principais benefícios do uso do novo modelo de coleta e armazenamento de dados:

– Redução do custo por ação de campanha como resultado da conexão aprimorada

“Por meio da implementação da CAPI, é possível rastrear melhor os dados dos usuários, pois não esbarra nas principais problemáticas da coleta através do pixel, como não conseguir rastrear dados de usuários que utilizam adblock, por exemplo. Logo, a plataforma de mídia consegue extrair mais informações, otimizar a inteligência das campanhas e reduzir o custo por aquisição.”

– Melhorar a mensuração da atribuição e do desempenho de anúncios

As marcas podem usar um leque mais abrangente de dados, como dados de CRM e eventos de fundo de funil, eventos offline, incluindo leads qualificados e conversões multi-site. Além disso, a API de Conversões ajuda a mensurar as ações de clientes de várias maneiras.

– Aumentar o controle de dados

“A implementação dá às marcas maior controle sobre os dados, deixando que escolham se querem ou não compartilhar as informações como margens de produto ou pontuação de valor do consumidor para otimizar a entrega de novos anúncios, e também ajuda a fortalecer a forma de compartilhar dados com as empresas de mídia.”

Case de sucesso

A Rocky.Monks já adotou a CAPI como estratégia para alguns de seus clientes. 

Ao longo de 2022, foram implementadas para + 10 clientes em mídias como Facebook e Pinterest e grandes resultados foram alcançados.

“Em um e-commerce, tivemos redução de 37% do CPA no Facebook comparando agosto (quando iniciamos a implementação da CAPI) vs dezembro de 2022“   informou Mayume.

Mais projetos vêm surgindo nas mãos dos profissionais da agência e a expectativa é que cada vez mais empresas percebam a importância de se adequar. “Tanto pela LGPD quanto pela eficácia, a CAPI é o futuro da coleta de dados na publicidade digital”, conclui Luana.

Sobre a ROCKY

Fundada em julho de 2018, a Rocky.Monks é uma grande agência de marketing digital baseada em Sorocaba, no interior de São Paulo. Eleita a 2ª Melhor Agência de performance pela ABComm e a 5ª Melhor Agência para se trabalhar pelo GPTW.

Desde 2021, a agência é parte integrante da Media.Monks e coleciona outros prêmios como GPPA e Top of Mind. A agência trabalha com uma estratégia voltada para resultados de acordo com o negócio de cada cliente.

Entre os mais de 80 clientes da Rocky.Monks, estão empresas notáveis como Apsen, Telhanorte e On Stores. Mais informações: https://rocky.ag/

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