Câmara dos Deputado confere validade jurídica aos documentos digitais produzidos pela Casa
9 de setembro de 2014Deputado Henrique Eduardo Alves |
A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Resolução 258/14, que confere validade jurídica aos documentos digitais produzidos pela Casa.
Pelo texto, os documentos originados em meio digital na Câmara, e nesse meio mantidos, serão considerados originais para todos os efeitos legais e terão as garantias de autoria, autenticidade e integridade assegurados mediante a utilização de assinatura digital.
Conforme o projeto, também poderão ser utilizados outros meios de comprovação de autoria e integridade de documentos em forma eletrônica, como assinatura mediante login e senha; assinatura com identificação biométrica; ou outras modalidades de assinatura eletrônica definidas por ato da Mesa.
Economia
O presidente acrescenta que os resultados dessas iniciativas são a agilidade no trâmite processual e a economia de recursos humanos e materiais. O projeto será analisado em regime de prioridade pelo Plenário.
Fonte: Câmara dos deputados
Tramitação
O projeto será analisado em regime de prioridade pelo Plenário.
Íntegra da proposta:
PRC-258/2014
Reportagem – Lara Haje
Edição – Marcelo Oliveira
Acesse as leis que regulamentam o uso da Assinatura Digital e a digitalização de Documentos no Brasil.
Medida Provisória 2.200-2/2001
Congresso Nacional decreta e Presidente sanciona a lei sobre digitalização e armazenamento em meio eletrônico. LEI Nº 12.682, DE 9 DE JULHO DE 2012