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Caiu na malha fina? Saiba como resolver

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2 de agosto de 2021

Quando dissemos “cair na malha fina” estamos falando sobre uma declaração de Imposto de Renda que fica retida na Receita Federal

Com o fim do processamento das declarações do exercício 2021 do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física, a Receita Federal informou que mais de 600 mil declarações permaneceram retidas na malha fina fiscal. A omissão de rendimentos do próprio titular e dos dependentes é o motivo por quase metade dos casos.

A ação da Receita acontece quando a Instituição julga, por algum motivo, a necessidade de maiores averiguações das informações contidas na declaração, procurando evitar qualquer possibilidade de fraude por parte do contribuinte ao declarar o imposto de renda.

Muitas pessoas ficam perdidas e entram em desespero quando sabem que estão na famigerada lista do Leão da Receita.

Por esse motivo, neste artigo, você verá algumas questões que podem levar você, contribuinte, a cair na malha fina da Receita e como resolver os desencontros de informações, caso detectados pela Instituição.

Saiba, até o fim de sua leitura, o que você pode fazer para resolver qualquer pendência apontada  e se livrar de qualquer problema para você e seu futuro fiscal. Acompanhe-nos e tenha uma boa leitura!

O que é “cair na malha fina”?

Quando dissemos “cair na malha fina” estamos falando sobre uma declaração de Imposto de Renda que fica retida na Receita Federal. Ela é retida por ser identificada com alguns erros, sejam a falta de documentações nos gastos, nos rendimentos declarados ou qualquer outra questão identificada.

Você poderá conferir mais detalhes adiante em nosso conteúdo, como evitá-los e resolvê-los caso já tenham acontecido. Acompanhe.

Como saber se estou na malha fina?

Você não receberá restituição até que envie uma declaração retificadora para a Receita Federal, por meio do sistema próprio. Isso será feito de forma que o contribuinte esclareça para a instituição fiscal os erros na declaração passada ou que sejam apresentados documentos comprobatórios da situação previamente declarada.

De maneira prática, você pode acessar o sistema que utilizado para sua declaração e acessar a aba “Pendências”. Será ali que você encontrará todas as informações necessárias, como motivos da retenção e o que deve ser feito para resolver o problema. Leia tudo com muita atenção para não ter ainda mais problemas!

Facilite sua regularização com um Certificado Digital

Existem algumas vantagens de declarar o IR a partir de um certificado digital. Como você verá no decorrer do conteúdo, esse recurso contribui muito na redução do tempo gasto com essa tarefa e auxiliará muito quando tiver qualquer problema que necessite de alguma ação sua.

Para aqueles que precisam, mas não têm intenção nenhuma de não declarar IR ou acessar suas declarações via um certificado digital, um aviso: você terá muitas complicações se caso cair em uma malha fina, que provavelmente trará muitas dores de cabeças em forma de multas ainda mais cara que os impostos devidos, portanto, aconselhamos muita atenção às responsabilidades fiscais.

Saiba que para usufruir de alguns serviços disponíveis no e-CAC, com segurança, é indicado o uso de um Certificado Digital. A Serasa Experian oferece dois tipos de modelos: A1 (software instalado no computador) e A3 (cartão ou token).

Ao acessar o e-CAC (Centro Virtual de Atendimento) na página da Receita, o contribuinte faz a validação de seus dados com o certificado e consulta as inconsistências do processamento. Se sua declaração ficou retida, você deve encontrar orientações sobre como proceder na seção “Pendências” — há um link na página para checar detalhes sobre o motivo da retenção.

Fonte: Blog Serasa Certificado Digital

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