Business Intelligence: Aprenda como usar BI na sua gestão
24 de abril de 2024Uso de ferramentas integradas com Enterprise Resource Planning é essencial para uma boa estratégia de Business Intelligence
O conceito de Business Intelligence, popularmente abreviado como ‘BI’, é uma ferramenta que pode ser utilizada de forma estratégica para analisar dados com o objetivo de embasar decisões empresariais mais assertivas.
Contudo, de acordo com a pesquisa ‘Panorama Mercado Software 2024’, quase 20% das empresas entrevistadas não utilizam nenhuma ferramenta de BI, enquanto 12,3% não sabem dizer qual ferramenta utilizam e apenas 8,45% possuem uma ferramenta própria. Em contraponto, o ‘Microsoft Power BI’ é o software mais utilizado no mercado nacional, com 54,95% do market share atualmente.
Segundo um levantamento feito pela Enterprise Apps Today, o uso de análise de dados permite que as empresas identifiquem oportunidades e tendências que, de outra forma, seriam perdidas, e ainda possibilita a tomada de decisões 5 vezes mais rápidas do que aquelas feitas sem o uso de análise de dados.
Contudo, conforme explica Guilherme Carrullo, presidente da MXM Sistemas, uma das principais provedoras nacionais de ERP, uma boa estratégia de BI precisa ir além da coleta e análise de dados.
“Antes de mais nada, os dados precisam ser confiáveis e estarem bem atualizados. Neste cenário, o ERP consegue trazer mais estrutura e confiabilidade para os dados. Então, a ferramenta de BI entra para somar ao ERP, justamente para trazer inteligência aos dados que estão organizados ali”, elucida o executivo.
O que considerar na hora de escolher um sistema de BI?
Guilherme pontua que o ideal é ter um dashboard gerencial interativo, e sugere utilizar ferramentas estabelecidas de mercado, como por exemplo o PowerBI da Microsoft. “Para trabalhar o Business Intelligence na sua gestão, considere uma plataforma com visual intuitivo, que seja ágil, apresente dados com precisão e seja adaptável à sua realidade do dia a dia, ou seja, aos seus sistemas atuais”.
O executivo também destaca que a revolução tecnológica dos últimos anos possibilitou a chegada do Big Data Analytics até muitas empresas, o que é ótimo, mas é preciso ter consciência de que apenas acumular muitos dados sem conseguir enxergar tendências e extrair insights deles não é Business Intelligence.
“Na verdade, o BI só existe quando os dados são analisados de forma totalmente integrada e conectada, ou seja, quanto mais informações puderem ser combinadas e compreendidas juntas em um mesmo sistema, melhor”, finaliza Guilherme.
Sobre a MXM
Com mais de 30 anos de mercado, a MXM Sistemas é uma provedora de ERP brasileira, que oferece a única solução 100% SaaS do mercado. Com o melhor custo-benefício e plataforma em nuvem totalmente adaptável às necessidades de cada cliente, a marca atende tanto o setor público quanto privado. A marca conta com módulo fiscal completo, cumprimento rigoroso das regras de compliance, segurança e governança, dashboards prontos em Power BI e atualizações diárias no ERP, sem down-time dos servidores. Ao todo, são mais de 10 mil clientes atendidos, que somam mais de 23 mil usuários ativos, mais de 8 milhões de transações mensais e mais de 250 APIs integradas.
Olimpíadas de Paris: a segurança cibernética não pode estar em jogo
Marketing e cibercrime: uma análise das semelhanças inesperadas
Brasscom apoia a “Cartilha de Cibersegurança – Um guia rápido para Micro e Pequenas Empresas (MPEs)”