Últimas notícias

Fique informado

Brasil é o quarto país do mundo com o maior número de malwares detectados e o quinto em ataques contra o sistema bancário

27 de setembro de 2022

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

O Brasil figura no top 5 de dois rankings neste primeiro semestre: de malwares detectados e de ataques ao setor bancário

Levantamento da Trend Micro revela o bloqueio de 63 bilhões de ameaças no primeiro semestre de 2022

O relatório “Defending the Expanding Attack Surface”, da Trend Micro, líder mundial em soluções de cibersegurança, revela um crescimento de mais de 57% nas ofensivas digitais contra empresas no primeiro semestre de 2022, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Ao todo, as ferramentas bloquearam 63 bilhões de ataques no período, contra 40 bilhões da primeira metade de 2021. 

O Brasil figura no top 5 de dois rankings neste primeiro semestre: de malwares detectados, no qual ocupa a quarta posição, com 97 milhões, 327 mil bloqueios, e de ataques ao setor bancário, com a quinta colocação, por pouco mais de 5 mil tentativas de golpes.

País Malwares %País Ataques bancários %
Japão              677.165.625 26,9% Japão                          37.465 28,5%
Estados Unidos              449.172.993 17,9%Estados Unidos                          10.450 8,0%
Índia              116.522.010 4,6%Índia                            9.313 7,1%
Brasil                97.327.433 3,9%Turquia                            7.673 5,8%
Reino Unido                86.822.934 3,5%Brasil                            5.184 3,9%
Top 5 de dois rankings: de malwares detectados e de ataques ao setor bancário.

O relatório aponta o crescimento de ciberataques em todos os tipos de campanha: de phishing por e-mail, arquivos e URLs maliciosas, que redirecionam para páginas que disseminam conteúdo infectado, sendo verificado tanto via desktop como por aplicativos de celular. 

Os segmentos mais atacados foram o governamental, a indústria e o healthcare, que permanece na mira dos criminosos mesmo após dois anos e meio de pandemia do coronavírus.

“A falta de atualizações em servidores e plataformas on-line continua sendo uma brecha explorada pelos hackers que conseguem executar os códigos remotamente, sequestrando e criptografando os dados com o objetivo de obter vantagem financeira”, destaca o pesquisador de Ameaças da Trend Micro, Fernando Mercês.

Desde 2020, o número de arquivos maliciosos bloqueados tem apresentado curva ascendente, saltando de pouco mais de 1 bilhão de bloqueios, no primeiro semestre daquele ano, para mais de 22 bilhões em meados de 2022.

Acredita-se que a adoção do trabalho híbrido tenha contribuído para esse aumento vertiginoso.

Ransomware

Os dados de telemetria da Trend Micro revelam a atividade de 50 grupos de RaaS (Ransomware-as-a-Service) alvejando mais de 1.200 organizações no primeiro semestre de 2022. 

Ao todo, foram detectados mais de 8 milhões de ataques ransomware, o que representa aumento de 10% em relação ao mesmo período de 2021, quando foram bloqueadas 7,3 milhões de ameaças de ransomware.

Os pesquisadores destacam a significativa queda na atuação de novas famílias de ransomware, neste primeiro semestre, caindo de 49 para apenas 10, quando comparado com a primeira metade do ano passado.

Os cinco países mais atingidos por ransomware foram: Estados Unidos (19,69%), Japão (10,18%), Turquia (7,97%), Índia (5,11%) e Taiwan (4,29%).

O Brasil concentra 7,3% dos casos de ransomware das Américas e 2% dos registros globais. 

Famílias de Malware

Analisando a atividade das principais famílias de malware, o Emotet teve grande destaque, com aumento de 10 vezes em comparação com o primeiro semestre de 2021 – pulou de 13,8 mil para 148,7 mil detecções – prova de que está sendo oferecido como parte de um esquema de Malware-as-a-Service (MaaS).

A maioria das detecções ocorreu no Japão, seguido por EUA, Índia, Itália e Brasil. Embora isso não indique, necessariamente, que o Japão é onde o Emotet está mais ativo (devido à natureza dos sensores de segurança), mostra que o malware tem altos níveis de atividade no país oriental.

Para mais detalhes sobre o relatório “Defending the Expanding Attack Surface”, da Trend Micro, clique AQUI.

Sobre a Trend Micro

A Trend Micro, líder global em cibersegurança, ajuda a tornar o mundo mais seguro quando o assunto é troca de informações digitais.

Com décadas de experiência em segurança da informação, pesquisa global de ameaças e inovação contínua, a Trend Micro protege centenas de milhares de organizações e milhões de indivíduos com soluções para redes, dispositivos, sistemas em nuvem e endpoints.

As plataformas da Trend Micro oferecem uma gama poderosa de técnicas avançadas de defesa contra ameaças otimizadas para ambientes Google, Microsoft e Amazon, possibilitando respostas mais rápidas e efetivas aos riscos cibernéticos.

Com 7.000 colaboradores em 65 países, a Trend Micro permite que as organizações protejam e simplifiquem o seu mundo conectado.

FEBRABAN dá dicas para que cliente se proteja de novo golpe bancário

Novo malware bancário para Android representa alto risco aos usuários de mobile banking

Cuidado com a segurança do seu roteador: suas fotos e dados bancários podem estar sendo roubados

Os desafios do setor bancário quando o assunto é cibersegurança e supply chain

O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!

Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.