Black Friday 2023: plataforma de omnichannel projeta o dobro de atendimentos digitais; comerciantes devem se preparar desde já
26 de setembro de 2023Poli registrou na promoção do ano passado, 26,3 milhões de mensagens trocadas entre os negócios que atende e seus clientes
A dois meses da Black Friday 2023 (24 de novembro) os comerciantes entram em contagem regressiva. Entre os preparativos, não pode faltar a preocupação com o atendimento ao cliente.
Com a proximidade da data, aumentam os contatos entre consumidores e comerciantes. Para se ter uma ideia, a Poli, empresa de automação e centralização de canais de contatos comerciais (omnichannel), calcula que neste ano tenha o dobro de mensagens trocadas entre clientes e negócios.
Em novembro do ano passado, os negócios atendidos pela Poli e seus clientes trocaram um total de 26.330.000 de mensagens, média diária de mais de 1,3 milhão, se considerados apenas os dias úteis do mês.
“Mais do que a quantidade, é preciso se atentar à qualidade dessas mensagens. Porque estabelecer um canal de contato assertivo com os consumidores é decisivo para a conclusão de uma venda e a fidelização desse cliente”, ressalta o CEO da Poli, Alberto Filho.
Recomendações
O especialista, com mais de dez anos de experiência no mundo corporativo, apresenta algumas recomendações aos comerciantes, sejam do varejo físico ou do comércio eletrônico.
Entre as orientações, está elaborar desde já ações de marketing digital, para demonstrar aos consumidores as oportunidades a serem oferecidas na Black Friday.
Para garantir que a mensagem chegue ao público de forma efetiva e para ser possível manter um contato constante, é essencial centralizar e automatizar os canais de contato.
Isso permite ter um controle mais organizado das interações, agilidade nas respostas e uma maior facilidade em acompanhar e atender as demandas do público.
Com essa abordagem, podemos estabelecer uma comunicação mais eficiente e fortalecer o relacionamento com os clientes.
Isso evita que mensagens se percam, ou clientes fiquem sem resposta. Além disso, o fluxo desse processo comunicacional, automatizado e centralizado, é mais eficiente para a empresa, e mais satisfatório para o cliente.
Uma das maiores dificuldades de todo negócio do varejo, explica Alberto Filho., é lidar com a quantidade de enorme de contatos que chegam por canais de diversos – telefone, aplicativos de mensagens, redes sociais, ”Por isso, a importância de ter uma plataforma que centralize todas as mensagens que chegam, para que o retorno se dê de forma que atenda às necessidades desse cliente”.
Assim, acrescenta o executivo, não adianta à empresa oferecer um amplo leque de meios de contato, se não houver uma gestão das mensagens recebidas.
É o que proporciona uma plataforma omnichannel “O uso integrado e simultâneo de canais diversos que uma empresa coloca à disposição para contato, venda e relacionamento com seu público envolve a centralização e automação do fluxo de informações”, explica.
Whatsapp, Instagram e Facebook integrados
A solução da Poli, por exemplo, enquanto parceira oficial do Grupo Meta, proporciona integração e automação das mensagens por WhatsApp, Instagram e Facebook e Chat de site.
Além disso, em função dessa parceria, a plataforma tem acesso à API [rotinas e padrões de programação] oficial do WhatsApp, o que garante segurança, velocidade e estabilidade de conexão.
Fundada em 2018, em Goiás, a Poli chega ao quinto ano de operação, projetando encerrar 2023 com um salto de 100% nas receitas. De 2021 para 2022, o crescimento foi semelhante: 92%.
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