Atualmente, alguns varejistas estão testando a biometria facial e a identificação da palma da mão como meios de pagamento.
Por Gustavo de Camargo
As inovações tecnológicas, como a biometria facial, vocal ou por íris, além da impressão digital e a popularização do PIX, bancos digitais e open banking transformaram a rotina do consumidor, diminuindo progressivamente os atritos no momento da aquisição de um produto ou serviço.
É inegável que, nos últimos anos, houve um imenso avanço tecnológico nos produtos e serviços financeiros. Há pouco tempo, para fazer uma compra, era necessário sempre ter a carteira em mãos.
Em seguida, passamos a levar apenas o cartão de crédito ou débito, mais recentemente, o celular já era o suficiente para passar no caixa do supermercado, da farmácia ou de qualquer outro comércio. Hoje, em alguns estabelecimentos, só o rosto ou a palma da sua mão já bastam.
Atualmente, alguns varejistas estão testando a biometria facial e a identificação da palma da mão como meios de pagamento.
A primeira transação 100% touchless via reconhecimento facial foi feita no Brasil em 2021. Na China, por exemplo, a tecnologia é utilizada em estabelecimentos comerciais, como lojas, restaurantes e supermercados.
Já na Rússia, os passageiros do metrô da capital do país contam com a opção de embarcar apontando o rosto para uma máquina nos guichês.
Em um futuro próximo, será possível realizar todas as suas compras sem ter o cartão ou o celular em mãos, como mostra um estudo da Juniper Research.
De acordo com o material até 2027, o valor dos pagamentos móveis remotos autenticados biometricamente deve atingir US$ 1.2 trilhão globalmente. Para 2022, a estimativa é de US$ 322 bilhões.
A segurança proporcionada por esse método de pagamento explica porque a tecnologia é uma grande aposta das empresas de cartão de crédito, startups e varejistas.
O reconhecimento facial em lojas físicas funciona da seguinte maneira: através de um app, o usuário tira algumas fotos e cadastra um cartão de crédito e débito.
Na hora do pagamento, o rosto do cliente é reconhecido (na forma de um código criptografado) pelo sistema via um dispositivo móvel instalado junto ao caixa.
Em seguida, é necessário validar o valor total do check-out para completar a transação. A quantia é creditada imediatamente na conta do varejista.
Além da comodidade de não precisar carregar nenhum objetivo para efetuar o pagamento, como dinheiro de papel, moedas, cartões de crédito, celulares e relógios, por exemplo, esse método de pagamento biométrico também permite experiências: mais higiênica (isso conta muito em tempos de pandemia devido ao coronavírus); mais ágeis e menos estressantes para os clientes devido a rapidez de processamento; mais conectadas com programas de recompensa e de fidelidade, uma vez que os sistemas já estão integrados; mais inovadoras e contemporâneas, auxiliando e estimulando as empresas a se adaptarem aos novos tempos; e mais segura já que os dados que os clientes inserem em seu sistema são criptografados garantindo que sua privacidade não seja comprometida.
A tecnologia de pagamento via reconhecimento facial não é perfeita, mas tem um nível de segurança alto se compararmos com outros meios de processamentos digitais.
O recurso de biometria facial consegue diferenciar imagens gravadas do que é mostrado ao vivo, impedindo, por exemplo, que um terceiro realize um pagamento não autorizado utilizando um vídeo ou foto do usuário cadastrado.
Além disso, o Bloqueador de Roubo de Identidade (anti-suplantação) e a Análise de Fraude são outras barreiras que garantem a segurança do usuário ao optar por esse método de pagamento.
Tecnologias de anti-suplantação bloqueiam e alertam contra tentativas de roubo de identidade quando detectam a presença real de uma pessoa e previne o spoofing biométrico.
Já a análise de fraude envolve uma série de técnicas de prevenção de fraudes financeiras online através da análise de dados e detecção de comportamentos anômalos.
Há uma demanda muito grande por soluções antifraudes e isso tem provocado um grande investimento das empresas de segurança da informação no desenvolvimento de soluções proprietárias ou parcerias.
E para evoluir o nível de segurança, as companhias devem trabalhar com soluções de segurança certificadas.
Um dos selos mais relevantes do mercado é o iBeta, que certifica a funcionalidade de softwares em diferentes níveis, incluindo funcionalidade, aceitação, acessibilidade, qualidade e, é claro, segurança.
Outro selo importante do mercado é o FIDO, que fornece protocolos de segurança para garantir a privacidade do usuário final.
Estas tecnologias ainda ganham destaque no desenvolvimento da infraestrutura de pagamento para o metaverso. Ainda que de forma mais distante da realidade atual, a tecnologia já está sendo testada por empresas do ramo.
Não há como negar a comodidade oferecida por essa inovação tecnológica, pois ela permite que os pagamentos sejam feitos de uma forma mais simples do que nunca, com zero atritos e maior segurança.
11.5 milhões de fraudes digitais foram evitadas com o uso da biometria facial
Câmara de Curitiba avalia restrição ao uso de sistemas de reconhecimento facial
Especialista revela tendências da transformação digital e seus impactos junto aos hábitos de consumo
Biometria facial: entenda o que é e como ela ajuda a prevenir fraudes
Acompanhe como o reconhecimento facial e impressões digitais, de íris e voz estão sendo utilizados para garantir a identificação digital precisa para mitigar fraudes e proporcionar aos usuários conforto, mobilidade e confiança. Crypto ID, o maior canal brasileiro sobre identificação digital. Leia outros artigos aqui!
Learn how facial recognition and iris, voice and fingerprints are being used to ensure accurate digital identification to mitigate fraud and provide users with comfort, mobility and trust. Read other articles here! Crypto ID, the largest Brazilian channel on digital identification. Read other articles here!
Descubra cómo se utilizan el reconocimiento facial y el iris y las huellas dactilares del voz para garantizar una identificación digital precisa para mitigar el fraude y brindar a los usuarios comodidad, movilidad y confianza. Crypto ID, el mayor canal brasileño de identificación digital. ¡Lea otros artículos aquí!