Balcão de serviços digitais aos cidadãos pode se tornar realidade
26 de maio de 2017Nos dias 30 e 31 será debatida, em São Paulo, a agenda pública de tecnologia da informação (TI), durante o Congresso de Informática e Inovação na Gestão Pública, o Conip.
Entre as empresas participantes está a Certisign, que apresentará soluções para que órgãos públicos se tornem balcões de serviços digitais aos cidadãos por meio da tecnologia.
“É possível migrar alguns dos serviços públicos oferecidos no meio físico para o digital, transferindo a entrega e a assinatura de documentos para o meio eletrônico, com segurança e validade jurídica ou legal. Para isso, basta integrar a assinatura digital, gerada a partir do Certificado, ou a eletrônica, gerada a partir da grafia de uma assinatura”, explica Maria Teresa Aarão, diretora de Inovação em Produtos e Mercados da Certisign.
Aderência
De acordo com informações do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, mais de 7 milhões de pessoas possuem Certificado Digital. Já o número de smartphones ativos, que é essencial para a assinatura eletrônica, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), chega a 198 milhões.
Sobre a implementação, Maria Teresa explica que ambos os tipos de assinaturas podem ser integradas em sistemas novos ou legados por meio de códigos simples, que não interferem na infraestrutura tecnológica da aplicação. É possível ainda utilizar uma plataforma personalizada com as regras de assinatura e o visual do respectivo órgão
Balcão digital e seus benefícios
As vantagens atingem tanto quem oferece o serviço, como quem usufrui, pois o cidadão pode realizar serviços no meio eletrônico com agilidade, assim como o órgão inicia e finaliza um processo em instantes.
“Basicamente funciona assim: o órgão define os documentos; o cidadão acessa o sistema do computador, celular ou tablet, faz o envio ou acessa um arquivo e o assina. O documento é finalizado e enviado aos interessados e pode ser armazenado em nuvem ou onde desejar. Tudo resolvido sem papel, caneta, portador, deslocamentos e armazenamento físico. Vale dizer que o sistema é inteligente e notifica os envolvidos a cada etapa”, finaliza.