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Backup para certificado digital: é possível?

Backup para certificado digital: é possível?

9 de agosto de 2022

Os backups de certificados A1 são simples de serem realizados. Isso porque esse tipo de arquivo é armazenado no próprio computador

O backup é uma cópia de segurança dos dados guardados em um dispositivo ou armazenados em um sistema.

O backup para certificado digital te ajuda a manter o documento seguro. 

Ele só é possível para o certificado do tipo A1, armazenado em máquina. Se o computador for danificado ou perdido, você terá que adquirir um novo certificado. Por isso, é muito importante ter uma cópia.

Neste conteúdo, você vai entender mais como fazer um backup, seus objetivos para certificado digital e quais as outras formas de manter certificados A3 em segurança. Vamos lá?

Onde fica o backup do certificado digital?

Como o certificado A1 pode ser replicado e salvo em mais de um equipamento, sempre utilize senhas complexas (com letras, números e caracteres especiais) para protegê-lo.

E lembre-se sempre: sem esta senha, você não conseguirá instalar o certificado digital.

É possível fazer um backup de arquivo e exportá-lo através dos comandos SQL de chave privada, no formato PKCS nº 12 ou PFX.

Essas são formas não binárias para armazenar arquivos e suas chaves. 

Como fazer backup de certificado digital A1?

Os backups de certificados A1 são simples de serem realizados. Isso porque esse tipo de arquivo é armazenado no próprio computador.

É aconselhado que o dono dos dados realize uma cópia do documento para caso de formatação ou furto da máquina. Confira três formas de realizar o backup de certificado A1.

Salvar o certificado em dispositivo ou nuvem

Esta é uma maneira rápida e fácil de fazer o backup do seu certificado digital, na hora de baixá-lo no seu computador.

Ao fazer download do arquivo original emitido (extensão .pfx), salve-o em um dispositivo ou em nuvem, como por exemplo, pen drive, conta de e-mail ou drive.

Exportar o certificado pelo navegador

  1. Abra o Google Chrome ou Mozilla e faça o backup do certificado pelo próprio navegador. 
  2. Vá ao canto extremo direito nos três pontos.
  3. Em seguida, acesse “Configurações”. No campo de pesquisa, digite “certificado” e depois selecione “Segurança”. 
  4. Role a página até o final e então clique em “Gerenciar certificados”. 
  5. Logo após, selecione na lista que aparecer o certificado que deseja realizar o backup. 
  6. Clique em “Exportar” e depois em “Avançar”. Tenha certeza de que a caixa “Sim, exportar a chave privada” esteja selecionada.
  7.  Vá ao botão “Avançar” e na tela seguinte, marque o item  “Troca de informações pessoais – PKCS nº 12 (.PFX,.P12)”. 
  8. Selecione as opções: “Incluir todos os certificados no caminho de certificação, se possível” e “Exportar todas as propriedades estendidas”.
  9. Em seguida, selecione “Avançar”, marque a caixa “Senha” e defina qual será ela para acessar o arquivo de backup. 
  10. Lembre-se que é muito importante ser uma senha que você se lembre depois, pois ela será utilizada na instalação do certificado digital após o backup.
  11. Na tela seguinte, clique em “Procurar” e escolha um local para que o backup fique são e salvo. Aqui, você deve escolher um local fora do computador (HD externo, pen drive, nuvem, drive ou conta de e-mail) para que você possa acessá-lo quando quiser.
  12. Depois, digite o nome do arquivo e, em seguida, clique em “Salvar”. 
  13. Após preenchido o “nome do arquivo”, finalize em “Avançar” e depois em “Concluir”.

Exportar pelo repositório do computador

  1. Vá até o Painel de Controle.
  2. Clique em “Opções da internet”, depois em “Conteúdo”, e em “Certificados”.
  3. Selecione o seu certificado digital e clique em “Exportar”.
  4. Agora, clique em “Avançar”. Tenha certeza de que a caixa “Sim, exportar a chave privada” esteja selecionada.
  5.  Vá ao botão “Avançar” e na tela seguinte, marque o item  “Troca de informações pessoais – PKCS nº 12 (.PFX,.P12)”. 
  6. Selecione as opções: “Incluir todos os certificados no caminho de certificação, se possível” e “Exportar todas as propriedades estendidas”.
  7. Em seguida, selecione “Avançar”, marque a caixa “Senha” e defina qual será ela para acessar o arquivo de backup. 
  8. Lembre-se que é muito importante ser uma senha que você se lembre depois, pois ela será utilizada na instalação do certificado digital após o backup.
  9. Na tela seguinte, clique em “Procurar” e escolha um local para que o backup fique são e salvo. Aqui, você deve escolher um local fora do computador (HD externo, pen drive, nuvem, drive ou conta de e-mail) para que você possa acessá-lo quando quiser.
  10. Depois, digite o nome do arquivo e, em seguida, clique em “Salvar”. 
  11. Após preenchido o “nome do arquivo”, finalize em “Avançar” e depois em “Concluir”. 

Utilizando uma das opções acima, seu certificado digital estará em segurança.

Por que é importante fazer backup? 

O backup existe para diminuir a chance de perda de dados, como os arquivos apagados devido a falha humana. Em uma grande corporação não é recomendado passar longos períodos sem backup.

Isso porque, sem eles, muitos dados se tornam irrecuperáveis, e sem esse modelo de segurança podem ser perdidos com facilidade.

É importante incluí-los na rotina de operações dos sistemas para que os backups fiquem ainda mais automatizados para reduzir seu impacto sobre os colaboradores.

Como manter seu certificado digital seguro?

Para proteger o certificado digital, independente do tipo, crie uma senha segura e forte.

Ou seja, evite senhas fáceis e comuns, como “1,2,3”. Também lembre-se de deixar a senha do seu certificado armazenada de forma automática no navegador.

Além disso, lembre-se de renovar o seu certificado digital. Afinal, ele não dura para sempre.  Normalmente, os certificados digitais A1 têm validade de 1 ano.

Já o modelo A3 é vendido com uma duração de até 3 anos. Mas ambos podem ser facilmente renovados por mais tempo.

Cuidado com as mídias criptográficas 

Para os certificados digitais armazenados em mídias criptográficas, é fundamental cuidado extra com elas, pois não é possível ter um backup desses documentos.

Afinal, se o smartcard ou token for perdido, você terá que fazer todo procedimento para emissão do certificado, o que gera gastos com as taxas e investimento de tempo. 

Também existe o perigo de alguém usar o certificado indevidamente. 

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A Certifica começou com um Ponto de Atendimento, mas em pouco tempo tornou-se uma das maiores emissoras de certificados do Brasil, presente em todo o território nacional, transformando a vida de centenas de empreendedores como você.

Sua missão é simplificar e transformar vidas e negócios por meio da identificação digital.

Fortalecer a rede de parceiros e oferecer sempre mais do que o esperado são algumas das ações que colocam a Certifica entre os principais players do mercado de identificação digital no Brasil.

A AC Certifica é especializada em gestão de negócios e oferece às suas Autoridades de Registro credenciadas apoio contábil, jurídico e de comunicação e marketing, além de ministrar periodicamente treinamentos técnicos, de vendas e operacionais.

A rede da ARs conta ainda com o acompanhamento dos setores de business intelligence e compliance, que acompanham toda a rede, garantindo dessa forma a performance e a segurança operacional.

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