Ável debate o uso de blockchain no mercado financeiro brasileiro e as transações no Metaverso
1 de abril de 2022Avel debate o uso de blockchain no mercado brasileiro
Um ambiente em que as transações financeiras são realizadas sem intermediários, com custos reduzidos e sem horário definido para negociação.
Este cenário pode parecer situação de filmes de ficção científica, mas já é realidade dentro do mercado.
Na 1ª live de finanças no Metaverso, a Ável Investimentos debateu sobre como o blockchain está trazendo revoluções para a economia.
Gustavo Maders, head de alocação da Ável, recebeu Precyla Eller, RI da Hashdex, e Yuri Alter, research analyst da Hashdex, no evento interativo. Os especialistas explicaram, de maneira prática, de que forma as tecnologias ligadas ao mercado financeiro podem se fazer presentes na vida cotidiana.
“Por meio do blockchain, a economia está passando por mudanças – e, certamente, num futuro próximo passará por alterações ainda mais profundas. Essa tecnologia é promissora e facilita o mercado financeiro de diversas formas, como eliminando o período de horário bancário para realizar transações, além de criar uma série de novos produtos“, avalia Maders.
Mudança na prática
Atualmente, a solicitação de um empréstimo precisa de uma instituição para permitir que o dinheiro saia de quem detém o capital e vá para quem o solicita, por exemplo. Todo este processo demanda tempo e tem custo elevado. Nas finanças descentralizadas, a proposta é que toda esta jornada seja encurtada.
Uma linha de código digital garante a segurança da operação, em vez de uma instituição física no mundo off-line
“Um dos pontos mais curiosos e importantes das finanças descentralizadas é que, dentro desse ecossistema, não é necessária uma figura física, concreta para assegurar a confiança da transação. Um código blockchain permite isso. Como efeito dessa mudança, podemos sinalizar a redução de taxas e a agilidade no processo“, explica Alter.
Dentro deste meio, a expressão NTF (sigla em inglês para token não-fungível) tem ganhado cada vez mais espaço. Precyla explica o que significa esse sistema:
“Um NFT é uma representação digital (certificado) de algo que pode estar no mundo físico, como um imóvel, ou virtual, como fotografia, tweet, entre outros. Essa tecnologia vai permitir uma série de usos, por exemplo, utilizá-lo como uma garantia para fazer um financiamento com condições mais vantajosas“.
O evento marca o pioneirismo da Ável e reforça o DNA digital da assessoria. Com um modelo de negócio totalmente orientado para levar soluções e oportunidades aos clientes por meio do meio virtual, a Ável prioriza a incorporação de novas tecnologias em sua rotina cotidiana.
Sobre a Ável Investimentos
Com três anos de atuação, a Ável é vinculada à XP e trabalha com um time de 246 profissionais, a casa contabiliza mais de R$ 5.5 bilhões sob custódia e 18 mil clientes espalhados pelo mundo.
Opera dá mais um passo em direção à Web3 e passa a integrar blockchains em seu navegador
Como o Blockchain pode revolucionar o Mercado Imobiliário
Blockchain Rio Festival: O maior evento de Blockchain da América Latina
Cadastre-se para receber o IDNews
E acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!
O tema Blockchain tem uma coluna especial no Crypto ID. Acesse aqui e acompanhe tudo relacionado a segurança digital com foco em identificação digital, mobilidade e documentos eletrônicos aplicados a esse universo. Aproveita e dá uma olhada na coluna sobre Criptomoedas, Criptoativos e Tokenização.