Após um ano de ChatGPT, pesquisa revela que maioria dos estudantes universitários utilizam IA
18 de dezembro de 202352% dos estudantes brasileiros que participaram da pesquisa afirmam ter utilizado GenAI em seus estudos universitários
Lançado em 30 de novembro de 2022, o ChatGPT – a ferramenta de inteligência artificial generativa da startup OpenAI – marcava uma nova era da IA.
Não só uma nova era, mas uma mudança de comportamento na sociedade diante dessa linguagem de dados como um todo.
O uso da inteligênica artifical na forma generativa (GenAI), isto é, que além de ler e escrever consegue aprender e entender o conteúdo que produz, já faz parte do dia a dia, seja como ferramenta de
entretenimento, trabalho e até mesmo ensino.
No entanto, para alguns o que pode parecer o alvorecer do fim do mundo, outros dizem ser uma nova geração de oportunidades e eficiência.
Na escola, por exemplo, já se questiona o banimento da ferramenta ou a regulamentação de seu uso em sala de aula, pórem, mais da metade dos estudantes universitários do Brasil já utilizam a GenAI.
É o que aponta a Pesquisa Global de Estudantes 2023 (Global Student Survey 2023) – a pesquisa mais abrangente e atualizada sobre a vida, esperanças e preocupações de estudantes universitários em 15 países, à medida que entram na era da IA.
A Chegg.org, o braço sem fins lucrativos da empresa de tecnologia educacional Chegg, lançou na última quinta-feira, 16, a nova edição do estudo que mostra que 52% dos estudantes brasileiros usaram a GenAI para ajudar em seus estudos.
No entanto, enquanto os estudantes brasileiros parecem ver o GenAI como uma ferramenta útil de apoio ao aprendizado, eles ainda veem espaço para melhorias, com 46% de todos os estudantes brasileiros pesquisados pedindo a participação de especialistas humanos na geração de respostas.
Além disso, dos 52% que disseram ter usado o GenAI em seus estudos, 48% estão preocupados em receber informações incorretas ou imprecisas.
“Embora os estudantes estejam começando a adotar o GenAI para apoiar seu aprendizado, está claro que eles veem espaço para melhorias. Os estudantes querem ferramentas de aprendizado com GenAI que forneçam suporte de estudo preciso e confiável. Crucialmente, de acordo com nossa pesquisa, uma prioridade principal para melhorar a tecnologia entre todos os entrevistados no Brasil foi a participação de especialistas humanos. Uma análise de nossa pesquisa interna descobriu que os estudantes estão usando principalmente o GenAI para tarefas de escrita e ainda não estão aproveitando totalmente a tecnologia para disciplinas STEM”, acrescentou Heather Hatlo Porter.
Entre os 52% dos estudantes brasileiros que afirmam ter usado GenAI em seus estudos, a principal emoção que sentem ao usar o GenAI é a curiosidade: 56% disseram sentir principalmente curiosidade.
Além disso, dos estudantes brasileiros que disseram usar o GenAI em seus estudos, 32% afirmaram inserir uma pergunta nas ferramentas do GenAI uma vez ou mais por dia.
“Ao elevar as vozes dos estudantes e ouvir suas preocupações, podemos obter insights profundos sobre como apoiá-los. Crucialmente, ao entrarmos nesta nova era da IA, entenderemos melhor como aproveitar todo o potencial dessa tecnologia, permitindo que os estudantes aprendam da maneira que desejam, o que desejam, quando desejam e no formato preferido deles – o que, em última análise, os ajudará em sua jornada de aprendizado ao longo da vida.”
Entre os estudantes brasileiros pesquisados que usaram o GenAI em seus estudos, 53% dizem que isso os ajuda a aprender mais rápido, e 45% dizem que isso libera mais tempo para eles.
Mais de dois terços (68%) de todos os estudantes brasileiros pesquisados dizem que, diante da disponibilidade de ferramentas gratuitas de GenAI, as faculdades/universidades devem mudar a maneira como avaliam os alunos, acima da média global de 65%.
Dentre esse grupo, 53% dizem que deveria haver uma orientação melhor sobre o uso aceitável de ferramentas de GenAI em avaliações, e 43% dizem que deveria haver mais avaliações baseadas em trabalhos.
Os estudantes também estão avaliando como a IA pode afetar suas futuras carreiras. Menos de um quarto (22%) acredita que seu diploma será menos ou não útil em um ambiente de trabalho assistido por IA, enquanto 37% acreditam que será mais útil.
Talvez por isso, mais de dois terços (69%) dos estudantes brasileiros gostariam que seu currículo incluísse treinamento em ferramentas de IA relevantes para sua futura carreira.
A pesquisa também destaca o desejo dos estudantes por mensalidades mais baixas, com mais da metade (53%) dos estudantes brasileiros concordando que prefeririam que sua universidade oferecesse a opção de mais aprendizado online se isso significasse pagar mensalidades mais baixas.
Apenas 11% discordaram fortemente disso. Isso também pode explicar por que mais da metade (58%) dos estudantes brasileiros dizem que, se fosse mais barato, prefeririam que seu diploma universitário levasse menos tempo para ser concluído.
Os resultados da pesquisa também mostram como os estudantes veem a contínua adaptação de seus professores às mudanças tecnológicas desde a COVID-19.
Mais da metade (54%) dos estudantes brasileiros dizem que seus professores sabem como ensinar efetivamente online.
Principais resultados globais
– 40% dos estudantes em todo o mundo afirmam ter usado GenAI em seus estudos universitários.
– 55% de todos os estudantes pesquisados globalmente afirmam que sua principal prioridade para melhorar o GenAI é ver a participação de especialistas humanos na geração de respostas. Ao mesmo tempo, uma das principais preocupações dos estudantes ao usar o GenAI na educação é receber informações incorretas ou imprecisas – escolhida por 47% dos 40% globalmente que afirmam ter usado GenAI em seus estudos universitários.
– Dos 40% dos estudantes em todo o mundo que afirmam ter usado GenAI em seus estudos universitários, 50% afirmam inserir uma pergunta nas ferramentas do GenAI uma vez ou mais por dia – incluindo 18% que afirmam fazer isso seis ou mais vezes por dia.
– Dos 40% dos estudantes em todo o mundo que afirmam ter usado GenAI em seus estudos universitários, 55% disseram que usaram a IA comumente para entender um conceito ou assunto, e 49% para pesquisar tarefas e projetos.
– 65% de todos os estudantes pesquisados em todo o mundo acreditam que, dada a disponibilidade de ferramentas gratuitas de GenAI, as universidades/faculdades devem mudar a maneira como avaliam os alunos.
– 65% dos estudantes em todo o mundo afirmam que gostariam que seu currículo incluísse treinamento em ferramentas de IA relevantes para sua futura carreira.
– 67% dos estudantes em todo o mundo afirmam que, se fosse mais barato, prefeririam que seu diploma universitário levasse menos tempo para ser concluído.
– 59% dos estudantes em todo o mundo afirmam ter experimentado falta de sono, 54% têm sentimentos diários de ansiedade e quase metade (46%) sofreu burnout acadêmico.
– 65% dos estudantes ao redor do mundo afirmam que se sentem otimistas atualmente, enquanto apenas 16% afirmam se sentir pessimistas.
– 71% dos estudantes globalmente concordam que seu país é um bom lugar para se viver.
Estes resultados são baseados em uma pesquisa de opinião aprofundada conduzida pela Yonder Consulting com mais de 11 mil estudantes universitários de 18 a 21 anos em 15 países, incluindo 1.010 estudantes no Brasil.
Esta terceira edição da Pesquisa Global de Estudantes da Chegg.org é a pesquisa mais abrangente e atualizada sobre estudantes universitários em todo o mundo, à medida que entram na era da Inteligência Artificial – IA.
Entre as perguntas com aspectos mais pessoais como sua saúde, bem-estar e atitudes sociais, nesta pesquisa também foram abordadas a opinião dos estudantes sobre a aprendizagem na era da IA, habilidades e carreiras.
A Chegg.org lançou a primeira edição de sua Pesquisa Global de Estudantes em 2021, durante os bloqueios da COVID, e, desde então, conduz uma pesquisa a cada ano. A primeira pesquisa foi publicada em fevereiro de 2021, e a segunda em abril de 2022.
Sobre a Chegg
Milhões de pessoas ao redor do mundo aprendem com a Chegg. Nossa missão é melhorar a aprendizagem e os resultados de aprendizagem colocando os estudantes em primeiro lugar. Apoiamos aprendizes ao longo da vida, começando com sua jornada acadêmica e se estendendo até suas carreiras. A plataforma Chegg oferece produtos e serviços para apoiar os aprendizes a entender melhor seus materiais acadêmicos e também fornece treinamento em habilidades de desenvolvimento pessoal e profissional, para ajudá-los a alcançar seus objetivos de aprendizagem.
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