Análise Preditiva com Big Data: utilize dados para previsões
19 de agosto de 2019As diferentes operações no Comércio Exterior geram um grande volume de dados pela troca de informações entre as partes. Por isso a gestão no contexto Data Driven tem se tornado cada vez mais comum, com negócios apostando em tecnologia e Inteligência Artificial.
Por Helmuth Hofstatter*
Estes recursos que até então assumem uma posição estratégica no negócio, ao embasar decisões mais assertivas, agora adquirem uma nova função: a de previsão.
Com a comparação de dados a partir de relatórios históricos é possível prever tendências e antecipar soluções em um método conhecido como Análise Preditiva.
Contudo para aplicar esta metodologia é preciso ter acesso a uma base com informações passadas, a exemplo de que uma ferramenta Big Data pode oferecer. Veja mais sobre como isso acontece na prática a seguir:
Como funciona a Análise Preditiva?
Com uma ferramenta de dados a disposição, é preciso realizar um planejamento para uma boa análise preditiva. Isso inclui definir qual o objetivo ao realizar a análise, quais serão as métricas utilizadas para medir os resultados, qual a melhor forma de processar os dados e por fim, definir uma política de segurança e treinamento interno para lidar com as informações.
Quais as vantagens da Análise Preditiva?
Melhorar a qualidade nos processos;
Encontrar os fornecedores e as ferramentas certas;
Minimizar os riscos do negócio;
Ter melhores informações sobre os concorrentes;
Para que o meu negócio pode aplicar a análise preditiva?
A análise preditiva pode ser realizada em diferentes momentos, de acordo com a necessidade atual do negócio. Utilize a metodologia para detectar problemas, a partir da análise de comportamento.
Otimize gastos, a partir da melhor estratégia comercial e lista de fornecedores e também melhore as operações, a partir do gerenciamento de recursos.
*Helmuth Hofstatter é empreendedor apaixonado por tecnologia e inovação, possui mais de 12 anos de experiência no segmento de logística internacional, fundador da LogComex, startup de big data, inteligência e automação para logística internacional. É especialista em gestão de produtos e nas mais diversas soluções voltadas ao universo do comércio exterior.
Sobre a LogComex
A Plataforma LogComex traz ao mercado maior transparência e automatização das operações de logística internacional, transformando a maneira como as empresas enxergam o mercado.
Através de uma tecnologia desenvolvida a plataforma coleta e processa milhares de dados para gerar uma visão panorâmica, indicando previsibilidade e transparência para toda cadeia logística.
São realizadas a automação e integração entre os fornecedores, garantindo transparência e eficiência. O programa tem como base as operações que ocorrem no Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, EUA, a plataforma ainda é dividida em três módulos: Tracking Real Time, RPA Automação/Integração e Big Data Analitycs. Para saber mais, acesse o site da LogComex.
Acordo Mercosul e União Europeia: oportunidades para o Contador