Agência de inteligência britânica libera simulador The Bombe. Você pode testar agora!
18 de março de 2019A agência de inteligência britânica GCHQ celebrou seu ano centenário, lançando emuladores de códigos e decifradores usados na Segunda Guerra Mundial.
Na semana passada, o GCHQ disse no Twitter que o público agora pode testar as máquinas por meio de simuladores desenvolvidos para CyberChef , o aplicativo gratuito de código aberto do GCHQ projetado para manipular dados e executar operações incluindo codificação Base64, compactando e descompactando dados, bem como criar binário e hexdumps.
“Trouxemos a tecnologia do passado para o presente, criando emuladores para a Enigma, Typex e The Bombe em #CyberChef”, disse a agência. “Nós até os testamos contra a coisa real!
Experimente-os por si mesmo!
A máquina Enigma foi inventada por um engenheiro alemão Arthur Scherbius logo após a 1ª Guerra Mundial
A máquina (da qual vários tipos variados eram produzidos) se assemelhava a uma máquina de escrever. Ele tinha uma placa de lâmpada acima das teclas com uma lâmpada para cada letra. O operador apertou a tecla para a letra de texto plano da mensagem e a letra codificada acendeu na placa da lâmpada. Foi adotado pelas forças armadas alemãs entre 1926 e 1935.
A máquina continha uma série de rotores intercambiáveis, que giravam toda vez que uma tecla era pressionada para manter a cifra mudando continuamente. Isto foi combinado com uma placa na frente da máquina onde os pares de cartas foram transpostos; esses dois sistemas combinados ofereciam 103 sextiliões possíveis para escolher, o que os alemães acreditavam que tornava a Enigma inquebrável.
Os poloneses quebraram a Enigma em 1932, mas em 1939, com a perspectiva de guerra, os poloneses decidiram informar os britânicos sobre seus sucessos. Dilly Knox, um dos ex-decifradores da Primeira Guerra Mundial Britânica, estava convencido de que poderia quebrar o sistema e criar uma Seção de Pesquisa Enigma, composta por ele e Tony Kendrick, mais tarde reunidos por Peter Twinn, Alan Turing e Gordon Welchman.
Eles trabalharam em Bletchley Park e foi lá que as primeiras mensagens Enigma de guerra foram quebradas em janeiro de 1940. O tráfego da Enigma continuou a ser quebrado rotineiramente em Bletchley Park pelo restante da guerra.
Isso foi possível graças máquinas a sistemas de quebra de código que eram usados para decifrar mensagens enigmáticas relacionadas a operações militares durante a guerra. Os sistemas, que se pareciam com máquinas de escrever tradicionais, eram usados para criptografar e descriptografar mensagens.
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