Últimas notícias

Fique informado

Afinal de contas, o que NÃO é o Metaverso?

24 de março de 2022

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Segundo o mundo da tecnologia, ainda é difícil dizer exatamente o que é Metaverso, mas já é possível explicá-lo por meio do que ele não é

Graças às novas tecnologias e, vamos ser justos, ao Facebook, o Metaverso deixou de ser algo reservado ao mundo restrito e especializado da tecnologia agora virou conversa de elevador. “Estamos nos habituando cada vez mais ao termo Metaverso, mas poucos de nós têm a exata noção do que ele é”, explica Guilherme Stella, fundador da TrackFY, empresa especializada em soluções de mapeamento digital.

Guilherme Stella, fundador da TrackFY

Recém-chegado da Geoweek Denver, uma das maiores feiras do mundo de mapeamento digital e tecnologia tridimencional, onde se deparou com vários debates sobre o Metaverso, Stella enfatiza: “é difícil, ainda, definir o que o Metaverso é. Mais fácil, nesse sentido, seria dizer o que ele não é. E aí, sim, podemos começar a desenhar um universo mais próximo do que efetivamente já existe”.

Já existem vários próprios conceitos formados e, para complicar, também existem milhares de definições e descrições muito distintas, umas das outras, na internet. “O Facebook deu um passo à frente ao jogar luz sobre tema e popularizar o assunto, mas “por ser uma ferramenta ainda em estágio embrionário de desenvolvimento, seu conceito e sua usabilidade estão longe de uma definição conclusiva”, lembra Stella.

Para Guilherme, falar sobre o que o Metaverso não é, pode ser um caminho mais assertivo para compreendê-lo. Nesse sentido, o que não é Metaverso?

– Games e conteúdos tridimensionais (Second Life, Minecraft, CS ou qualquer MMO);

– Experiências virtuais (realidade virtual, aumentada e mista;

– Streaming virtual (IOT – internet das coisas e streaming de eventos virtuais).

O que os três têm em comum? São aleatórios, têm começo e fim, e uma atuação limitada do usuário. Todos são experiências virtuais, isso não podemos negar. Mas não são o Metaverso. “O Metaverso é uma realidade paralela e contínua na qual as experiências acontecem”, explica Guilherme. Ele lembra também que a autonomia e a amplitude de ação do usuário dentro do Metaverso podem ser infinitas, assim como no mundo real e não limitada a um universo com começo e fim como acontece em games e experiências virtuais pontuais.

Porém, ele complementa: “apesar desses elementos e experiências não representarem por completo o Metaverso, não significa que não estarão presentes no mesmo, pelo contrário. O Metaverso é um streaming continuo, de ambientes virtuais cheios de conteúdos tridimensionais”.

Apesar de Mark Zuckerberg ter sido pioneiro ao apresentar massivamente esse novo universo ao mundo, o Metaverso não será uma propriedade privada, mas, sim, um novo sistema de protocolo global, de computadores interconectados que criam uma infinita rede de informação. “O Metaverso é a evolução da internet”, finaliza Guilherme.

Sobre a TrackFY

A TrackFY é uma empresa brasileira especializada em soluções de mapeamento e rastreamento tridimensional para os segmentos de saúde, construção, engenharia reversa, mineração e topografia, além de automação automotiva. Com mais de 300 clientes, entre eles empresas como Andrade Gutierrez, Loft, Votorantin, , AACD e Tecfit, a empresa é uma das líderes nacionais em vendas de sensores 3D de pequeno porte e representa com exclusividade na América Latina alguns dos maiores fabricantes mundiais no desenvolvimento de tecnologia para digitalização 3D, como Occipital Inc., Gexcel e Cepton.

Metaverso: quem vai construí-lo

As profissões criadas para o desenvolvimento do Metaverso

Como o Metaverso vai mudar o futuro do trabalho

O que é ID Flash?

Metaverso

ID Flash é a coluna do Crypto ID dedicada a pessoas curiosas sobre o que está rolando no mundo digital nesse momento por meio de artigos rápidos e diretos.

No ID Flash falamos sobre: Criptografia, Identificação Digital, Certificação Digital, PKI, Biometria, Metaverso, Criptomoedas, Criptoativos, NFT, Blockchain, Tokenização, Inteligência Artificial, Internet das Coisas e muito, muito mais.

Inscreva-se para receber nossa Newsletter, nos acompanhe sempre e compartilhe com seus amigos!

Cadastre-se para receber o IDNews

E acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!