Novos documentos divulgados por Edward Snowden revelam a Nova Zelândia como a nova personagem da espionagem internacional.
O governo neozelandês interceptou e-mails, ligações telefônicas, mensagens em redes sociais e outros meios de comunicação da Indonésia e de pequenos países do Oceano Pacífico, como Fiji, Samoa, Ilhas Salomão e a Polinésia Francesa.
A Nova Zelândia também compartilhou as informações obtidas com serviços de inteligência do grupo conhecido como os CINCO OLHOS: Austrália, Canadá, Estados Unidos e Inglaterra.
Até o momento o governo neozelandês não se manifestou sobre o assunto.
As pequenas ilhas do Oceano Pacífico, como exceção da Indonésia, sofreram golpes de estado orquestrados por grupos guerrilheiros, sediam bases militares francesas, e também sofrem uma influência da China.
Clique aqui e acesse o site em que Edward Snowden divulga seus arquivos.
Matéria sugeria por Roger Souza
O CryptoID é mais que um portal de notícias sobre tecnologia. Nossa missão é evangelizar o mercado sobre a importância da identificação digital com o objetivo de agilizar processos, reduzir custos, preservar recursos naturais e gerar serviços mais eficientes aos usuários, garantindo a privacidade e autoria dos atos praticados no mundo eletrônico.