Acesse o estudo “Blockchain Primer – From Enabling Bitcoin to Blocking Blood Diamonds
8 de maio de 2018A tecnologia Blockchain, conhecida por dar apoio à moeda eletrônica Bitcoin, tem o potencial de deixar mais segura a maneira como fazemos negócios, assinamos contratos e movimentamos bens
A tecnologia de blockchain é conhecida por viabilizar as transações de Bitcoin.
Ela verifica compras, rastreia a troca de fundos e mantem históricos facilmente auditáveis das transações feitas com a moeda eletrônica por meio de verificações a partir de assinaturas digitais e criptografia.
No entanto, o potencial dos blockchains vai muito além, prometendo contratos inteligentes que vão revolucionar a maneira como gerimos nossos negócios.
“Incentivar blockchains pode transformar antigas indústrias e criar novas”, explica o country manager da BSA no Brasil, Antônio Eduardo Mendes da Silva, conhecido como Pitanga. “Seu principal atrativo é simplificar e tornar mais seguros os processos que envolvem o cotidiano de empresas e indivíduos por meio de registros digitais descentralizados e criptografados, evitando papelada e burocracias”, completa.
O estudo “Blockchain Primer – From Enabling Bitcoin to Blocking Blood Diamonds”, da Software.org, uma organização de pesquisa internacional, independente e apartidária, lista os princípios básicos para que você entenda a tecnologia blockchains e faça suas transações com mais confiança.
1 O que quer dizer blockchain?
Quando usuários fazem uma transação, eles adicionam um bloco (“block”, em inglês) a uma série de outros blocos sequenciais ligados (“chained”) um ao outro por uma função criptográfica do tipo hash. Isso quer dizer que cada bloco tem valores de dados únicos, imutáveis e irreversíveis, garantindo segurança.
2 Como funciona a tecnologia?
Por meio dos blockchains, cada usuário transmite informações e tem acesso a elas diretamente, sem depender de intermediários como advogados, corretores, instituições financeiras e cartórios, que normalmente são essenciais para verificar transações. Esse registro descentralizado garante a legitimidade das transações porque atualizações são verificadas por meio de assinaturas digitais e criptografia, eliminando possibilidades de fraude. O que antes exigia múltiplas cópias de documentos, intermediários e diversas transações complicadas, agora é compilado em uma única cadeia de blocos com informações criptografadas.
3 Por que ela é tão inovadora?
Por ser segura: blockchains conseguem verificar detalhes de um contrato ou transação – assinatura, execução, conexões entre múltiplas empresas ou grupos,
identidade de indivíduos etc – em um único lugar. Além disso, todas as informações são verificadas por assinaturas digitais e criptografia.
Por ser prática: todas as informações têm um registro digital e uma assinatura que podem ser armazenados, verificados e compartilhados. Também não há a necessidade de um intermediário, já que os usuários têm acesso às informações e as transmitem diretamente. Como tudo é feito de maneira digital, também não são necessários documentos físicos, diminuindo a quantidade de papelada.
4 Onde ela pode ser usada?
O potencial dos blockchains é diverso, envolvendo setores como financeiro, imobiliário, jurídico e cadeias de produção de áreas variadas. Eles se aplicariam a qualquer transação ou contrato que precisam que a identidade dos envolvidos seja verificada, assim como o cumprimento dos termos. Por exemplo, a tecnologia permite a criação de invoices que pagam fornecedores assim que uma remessa é recebida. Uma empresa também pode indicar, via blockchains, quando um produto foi entregue. Bens de valor podem conter um GPS conectado a blockchains, com sua localização sento atualizada em tempo real. Quando eles chegam ao destino, o pagamento é liberado.
Acesse o estudo
Sobre a BSA
A BSA | The Software Alliance (www.bsa.org) é a maior defensora do setor global de software perante governos e no mercado internacional. Seus membros incluem algumas das empresas mais inovadoras do mundo, que criam soluções de software que impulsionam a economia e aumentam a qualidade da vida moderna. Com sede em Washington, DC, e operações em mais de 60 países, a BSA é pioneira em programas de conformidade que promovem o uso legal de software e defende políticas públicas que incentivem a inovação em tecnologia e impulsionem o crescimento da economia digital