Últimas notícias

Fique informado

ABO2O anuncia novo Comitê de Dados Abertos e Digitalização

18 de janeiro de 2022

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Luisa Feyo será responsável por liderar as empresas em práticas para a melhoria da digitalização e transparência dos dados abertos no Brasil

Luisa Feyo, Public Policy Manager da Quicko, será responsável por liderar as empresas associadas em boas práticas para a melhoria da digitalização e transparência dos dados abertos no Brasil

A Associação Brasileira Online to Offline (ABO2O), entidade que representa mais de 150 plataformas digitais no Brasil, anuncia a criação do Comitê de Dados Abertos e Digitalização, liderado por Luisa Feyo.

A especialista, que atualmente ocupa o cargo de Public Policy Manager da Quicko, afirma que o Comitê tem como principal objetivo formar repositório de conhecimento e boas práticas para a melhoria da digitalização e transparência dos dados abertos e processos públicos no Brasil.

“Desta maneira poderemos contribuir e promover o debate regulatório para consolidar o uso de dados abertos e digitalização na esfera governamental, além de apoiar a elaboração de políticas públicas que tragam tração à inovação na realidade brasileira”, explica.

O Brasil recebeu recentemente o título de 7ª nação mais digitalizada do mundo e têm, na sua estrutura organizacional, uma secretaria destinada exclusivamente para promover essa bandeira como pilar para políticas públicas de desenvolvimento.

No entanto, segundo Luisa, ainda existe um longo caminho para que o setor governamental incorpore efetivamente os princípios da inovação.

A digitalização de processos e atividades governamentais é extremamente relevante para o aumento da eficiência da máquina pública e para a promoção de novas soluções que atendam cada vez melhor os cidadãos. A abertura de dados públicos governamentais promove não apenas a transparência, mas também oferece às empresas e organizações não governamentais insumos para a proposição de novas soluções em estruturas que fomentem a inovação no atendimento ao público (principalmente quando se tratar de serviços públicos)”.

Luisa acredita que apoiar o setor público na transformação digital e na abertura de dados é extremamente positivo para empresas de inovação, pois incentiva a competitividade e o empreendedorismo, além de abrir novas possibilidades de negócios.

Abaixo, alguns dos principais tópicos que serão debatidos no Comitê:

– Dados abertos e digitalização dos sistemas e serviços públicos;
– Boas práticas e iniciativas internacionais de abertura de dados e digitalização governamental;
– Políticas públicas que promovam a acessibilidade e universalização para a digitalização e transparência dos processos e informações públicas;
– Participação e parceria do setor privado para a inovação e surgimento de soluções para a população e poder público;
– Problemas mais comuns dos mercados que podem ser impulsionados pela abertura de dados e pela digitalização de serviços e processos públicos;
– Ampliação do diálogo com opinião pública sobre a importância da abertura de dados e digitalização para a sociedade;
– Temas abordados: Transporte e mobilidade; Juntas Comerciais; Compra e venda de imóveis; Dados públicos de saúde/Saneamento; Segurança e background checking; entre outros.
– De acordo com a líder do Comitê, a intenção é atuar com quatro frentes de ação:

Engajamento:

– Eleições políticas para o pleito em 2022 (federal/estados);
– Projetos de Lei em tramitação e regulamentações. Exemplo: discussão, posicionamento e aprovação do PL 7804/14 (Política Nacional de Dados Abertos) e Regulamentação do Marco das Startups.

Materiais técnicos e conteúdo:

– Guia transversal de melhores práticas na digitalização dos serviços públicos;
– Position Paper: Digitalização e Transparência como elementos de eficiência, competitividade e combate à corrupção.

Evento:

– Onde a digitalização pode alavancar o atendimento ao cidadão-cliente?

Mídia:

– Promoção do debate na imprensa e mídia sobre a importância da abertura de dados públicos e digitalização governamental da perspectiva do consumidor.

Sobre Luisa Feyo Guimarães Peixoto

Luisa Feyo Guimarães Peixoto é Gerente de Políticas Públicas e Especialista em Mobilidade na Quicko. Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora, com Mestrado em Transporte e Planejamento de Cidades pela UCL, em Londres, Luisa possui experiência na elaboração de políticas públicas de mobilidade atuando como urbanista na Prefeitura Municipal de Juiz de Fora e como Analista de Desenvolvimento Urbano na WRI Brasil.

Sobre a ABO2O:

A Associação Brasileira Online to Offline (ABO2O) é uma entidade que reúne as principais plataformas da economia digital, incluindo marketplaces, e-commerces, healthtechs, bancos digitais, fintechs, meios de pagamento e investidores. A ABO2O existe para representar e abordar interesses coletivos relacionados à economia digital e plataformas. Para isso, busca estimular ações públicas e privadas que contribuam para o desenvolvimento e fomento dessas tecnologias, por meio da articulação com outras instituições. Atualmente, a entidade reúne mais de 150 associados, entre eles: Mercado Livre, Quinto Andar, Loft, 99, GetNinjas, Loggi, Movile, Americanas, Facily, Rappi, Tembici, OLX, Hotmart, Zoop, Saude iD, Maida.Health, Hash, Adiq, PaySmart, Dr. Consulta, Wirecard, Banco PAN, Zoom & Buscapé, Leroy Merlin, SumUp, banQi, entre outras.

Para mais informações visite o site (https://o2obrasil.com.br/) e acompanhe a ABO2O nas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook. Confira no Youtube as propostas da ABO2O para os prestadores de serviços e apps.

Digitalização no setor público: prefeitura de Aracaju revoluciona serviços e economiza mais de 14 milhões de reais em 30 meses

Digitalização e automação podem mudar o jogo para o setor de saúde. Por Marcelo Carreira

Como a digitalização ajuda no desenvolvimento social e econômico

Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!