Evento apoiado pela ABES debaterá as tendências em Certificação Digital
Durante a 1ª SEMANA DA INFORMAÇÃO, a Revista INFORMATION MANAGEMENT e o CRYPTO ID realizarão, no dia 28 de setembro, das 9h às 16h, no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo, o WORKSHOP – IDENTIDADE DIGITAL,que será formado por dois painéis de apresentação e debates (vide programação ao final da matéria). O evento tem o apoio da ABES.
Para falar sobre este workshop, que está inserido na necessidade crescente de medidas de segurança da informação e de autenticação de usuários no universo digital, o portal da ABES entrevistou Regina Tupinambá e Susana Taboas, diretoras e cofundadoras do Crypto ID, empresa focada em identificação digital.
No Crypto ID, tratamos de criptografia, biometria, segurança digital e certificado digital e de temas correlatos, como privacidade, defesa, segurança da informação e internet das coisas. Trabalhamos para o desenvolvimento dessas tecnologias no Brasil, que está avançando agora com muita velocidade”, destaca Regina Tupinambá.
No workshop de 2016, uma das novidades da programação será a apresentação sobre biometria por assinatura manuscrita, que pode ser considerada um quarto fator de autenticação e assinatura. O tradicional em termos de autenticação forte é reunir pelo menos três fatores: O que você é – Biometria; O que você tem: Certificado digital; O que você sabe: Uma senha.
O que você é está expresso na biometria, como a impressão digital ou a íris, a biometria manuscrita diz respeito a como você é. Um estelionatário não consegue imprimir as características da escrita de uma outra pessoa, como a velocidade, compressão, ritmo, entre outros elementos”, esclarece Susana Taboas.
Certificação digital no Brasil
O Brasil tem aplicações gigantescas em volume de certificação digital, utilizada, principalmente, pelos contribuintes que entram em contato com a Receita Federal. Os certificados no Brasil apresentam um diferencial de outros modelos mundiais que é a interoperabilidade a partir de um padrão único de certificados digitais garantido pela ICP Brasil – a Infraestrutura de Chaves Públicas brasileira.
Aproximadamente 70% dos certificados emitidos no Brasil são para pessoas jurídicas. Mas, de acordo com Tupinambá, é preciso ver que a certificação está muito além das obrigatoriedades.
Os gestores precisam entender que tecnologia da segurança da informação não é mais opcional, é mandatória para operar no mundo eletrônico. Adicionalmente, hoje em dia nos processos de fusões e aquisições, as empresas estão sendo avaliadas considerando o nível de segurança de suas informações, ressalta.
O crescimento da certificação digital no mercado brasileiro tem ocorrido ainda em duas outras duas áreas: na Justiça, com os advogados que a utilizam para encaminhar e acompanhar os processos no sistema judiciário; e na Saúde, seja pela autenticação dos médicos aos sistemas internos dos hospitais, como também pelo uso da assinatura dos prontuários médicos.
Vislumbramos que, em breve, os médicos poderão enviar uma receita médica para a farmácia por meio eletrônico agregando praticidade ao médico e paciente e mais controle para a Anvisa. A tecnologia poderá, inclusive, gerar dados sobre consumo de medicamentos e sinalizar muitas métricas para o setor de saúde, até mesmo, detectar a existência de uma epidemia, a partir da análise dos documentos eletrônicos emitidos e assinados por certificados digitais, finaliza Taboas.
Confira a programação completa do WORKSHOP: IDENTIDADE DIGITAL (28 de setembro das 9 às 16 horas)
PARTE I – MESA REDONDA | DOCUMENTOS ELETRÔNICOS COM VALOR LEGAL E A NECESSIDADE DA TRANSFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES | 10h às 12h
Mediador Renan Vinicius | Diretor de Tecnologia e Inovação do Grupo Polomasther.
QUESTÕES JURÍDICAS SOBRE O PRONTUÁRIO MÉDICO ELETRÔNICO
Dr. Fabiano Menke | Co-Fundador PKI Consulting
A TRANSFORMAÇÃO TRAZIDA PELOS DOCUMENTOS “NATO-DIGITAIS”: VALIDADE, BENEFÍCIOS E CASES DE SUCESSO
Dr. Guilherme Freitas | Sócio do escritório Veiga, Hallack Lanziotti e Castro Véras
DOCUMENTOS DIGITAIS COMO MEIO DE PROVA NA JUSTIÇA BRASILEIRA
Dr. Alexandre Atheniense | Sócio do escritório Sette Câmara, Corrêa e Bastos Advogados Associados
BIOMETRIA MANUSCRITA: MANTENDO A CULTURA DA ASSINATURA NO MUNDO DIGITAL
Marcio Silva | Diretor Formalizar e-signature
PARTE II – MESA REDONDA | DIFERENTES PLATAFORMAS DE ASSINATURA DIGITAL COM VALIDADE JURÍDICA. QUAL É A MAIS ADEQUADA PARA SEU NEGÓCIO? | 14h às 16h
Mediadora Joyce Souza | Colunista do CRYPTO ID
PORTAL DE ASSINATURAS COM INTERVENÇÃO NOTARIAL
Dr. Ayrton Filho | Substituto do 1º Tabelionato de Notas de Porto Alegre e consultor em Certificação Digital
ASSINATURA DIGITAL EM MOBILE
Rodrigo Sodré | Co-fundador da e-Sec
SOFTWARES DE MERCADO. ASSINANDO NO ADOBE COM CERTIFICADOS DIGITAIS ICP-BRASIL
Paulo Milliet Roque | Vice-Presidente da ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software
VANTAGENS DAS PLATAFORMAS DE ASSINATURAS DIGITAIS PERSONALIZADAS
Eder Souza | Co-Fundador da e-Safer
Inscreva-se no link e veja a programação completa veja aqui!
Leia TambémWORKSHOP – IDENTIDADE DIGITAL | Dia 28 de Setembro – SP – Inscreva-se!