A tecnologia biométrica no varejo vai muito além da autenticação em aplicativos. Confira!
1 de novembro de 2022Em nosso recente artigo publicado aqui no Crypto ID – A biometria é o futuro do varejo – falamos sobre como os varejistas de todo o mundo estão recorrendo à biometria para melhorar a experiência do usuário, aumentar eficiência e a segurança e reduzir prejuízos
Artigo escrito por HID Global Brasil
A competitividade entre marcas e a volatilidade dos compradores exige do varejo inovação ao extremo
A transformação digital está acontecendo em um ritmo muito acelerado no varejo. No entanto, vencer nesse novo cenário requer mais do que uma nova tecnologia – exige um foco incansável na criação de uma experiência para o cliente personalizada, conveniente e segura.
Graças a profunda experiência no setor e ao amplo portfólio de soluções biométricas da HID Global é simples usufruir da tecnologia biométrica existente para obter mais eficiência no negócio e tornar a experiência do cliente mais agradável.
Serviços personalizados, segurança com descrição somado ao checkout rápido e conveniente tornam a experiência de compra muito mais agradável
Nesse artigo vamos enumerar o que a tecnologia biométrica pode agregar ao varejo, um mercado rápido competitivo de consumidores ávidos por novidades e inovações que facilitem suas múltiplas e intensas interações com as marcas.
A biometria é indiscutivelmente uma solução transformadora voltada para o atendimento ao cliente e, também, para a administração do negócio
A tecnologia biométrica contribui para o encantamento dos consumidores ao mesmo tempo que é muito eficiente para agilizar processos administrativos, reduzir prejuízos com furtos feitos por funcionários e por pseudocompradores que agem em lojas físicas.
Aplicação da tecnologia biométrica na administração interna
1 – Agilidade no login dos funcionários
O uso da tecnologia biométrica elimina a possibilidade dos funcionários se atrapalharem ou esquecerem PINs e senhas usadas como credenciais de login.
Os funcionários simplesmente tocam no leitor de impressão digital ou escaneiam seus rostos para fazer login no terminal do ponto de venda (POS) e iniciarem suas atividades.
2 – Redução do furto interno
A biometria está entre as mais rápidas e mais rentáveis formas de prevenir e reduzir perdas no Ponto de Venda – PDV e impedir o furto de mercadorias feito pelos funcionários. Porque tudo é registrado por uma credencial única e personalíssima para acesso à ambientes e transações financeiras.
3 – Prevenção aos furtos feitos por pseudocompradores
Os avanços no reconhecimento facial permitiram que as empresas frustrassem os ladrões de lojas físicas.
Varejistas, como o Walmart, por exemplo, estão usando a tecnologia biométrica para capturar, digitalizar, identificar e notificar as áreas de segurança sobre as informações já conhecidas de supostos ladrões de lojas que atuam por anos em estabelecimentos de varejo.
4 – Eliminação nas fraudes de presença e carga horária
Usando a biometria de impressões digitais ou facial em vez de inserir nos relógios de pontos eletrônicos um código ou senha, eliminamos a possibilidade de funcionários se passarem por colegas prevenindo a fraude. A biometria garante que cada funcionário esteja, de fato, fisicamente presente no dia e nos horários determinados de entrada, descanso e saída.
5 – Eliminação da possibilidade de transferência de responsabilidade entre funcionários
A biometria fornece prova irrefutável de identidade e presença e, desta forma, identifica os indivíduos responsáveis por cada transação.
Os funcionários não podem simular ser outro funcionário ou compartilhar suas credenciais com outro funcionário. E, os gerentes não podem mais delegar sua autoridade para aprovar sobreposições, descontos ou qualquer outro tipo de ação, caso não esteja previsto nas normas da empresa.
Compradores atualmente têm muitas expectativas e são “leais” aos varejistas que podem oferecer experiências premium
Vale aqui relembrar as vantagens de utilizar a tecnologia biométrica para encantar os consumidores oferecendo rapidez, segurança e conveniência:
1 – Segurança adicional aos pagamentos
Os cartões de crédito são suscetíveis a fraudes e roubo, mas a biometria fornece proteção necessária para mitigar esse risco. A biometria pode ser integrada ao cartão de crédito para garantir a identidade do usuário e evitar o uso fraudulento.
2 – Possibilita a verificação de idade sem constrangimentos
O reconhecimento facial pode ser usado para a rápida verificação de idades sem que seja preciso intervenção do funcionário responsável pela venda, agilizando a compra de itens com restrição de idade ou validando descontos especiais, por exemplo, para pessoas acima de uma determinada faixa etária.
3 – Pagamento sem atrito
Com o uso da biometria facial ou dos dedos, os clientes podem realizar o pagamento apenas com seus rostos ou digitais.
Sua experiência na loja é mais satisfatória e agradável porque a elimina o uso de cartão de crédito, smartcards ou outro dispositivo, caso a biometria do comprador esteja registrada no respectivo estabelecimento comercial.
4 – Personaliza promoções relâmpagos
As mesmas câmeras usadas para propósitos de segurança podem ser utilizadas para rastrear e registrar hábitos de consumo e formar um mapa de comportamento dos compradores por perfil vs produtos do estabelecimento. De acordo com o perfil dos consumidores presentes a cada momento do dia no estabelecimento podem ser feitos anúncios personalizados para motivar compradores a fazer determinada compra.
5 – Transforma a experiência do cliente
A biometria ajuda os varejistas a melhorar a experiência do cliente, conseguindo a integração mais rápida e fácil, entre a experiência física e a virtual oferecendo uma experiência mais pessoalizada, reduzindo fraudes e proporcionando a verdadeira jornada omnichannel do cliente.
A biometria é o futuro do varejo
Casos de fraude com a impressão digital põe em xeque a tecnologia biométrica?
Entrevista com André Richter da HID Global sobre a biometria aplicada ao mercado financeiro
Sobre HID
A HID é a fonte das identidades confiáveis das pessoas, lugares e coisas do mundo. Tornamos possível que as pessoas realizem transações com segurança, trabalhem de forma produtiva e viajem livremente.
A cada dia, milhões de pessoas em mais de 100 países utilizam nossos produtos e serviços para acessar com segurança locais físicos e digitais. Mais de 2 bilhões de objetos que precisam ser identificados, verificados e rastreados são conectados através da tecnologia da HID. Trabalhamos com governos, universidades, hospitais, instituições financeiras e algumas das empresas mais inovadoras do planeta, auxiliando-os a criar ambientes físicos e digitais confiáveis para que eles e as pessoas que os utilizam possam atingir seu potencial. HID® é uma marca do grupo ASSA ABLOY.
Leia os artigos da HID publicados por Crypto ID aqui!
Acompanhe como o reconhecimento facial e impressões digitais, de íris e voz estão sendo utilizados para garantir a identificação digital precisa para mitigar fraudes e proporcionar aos usuários conforto, mobilidade e confiança. Crypto ID, o maior canal brasileiro sobre identificação digital. Leia outros artigos aqui!
Learn how facial recognition and iris, voice and fingerprints are being used to ensure accurate digital identification to mitigate fraud and provide users with comfort, mobility and trust. Read other articles here! Crypto ID, the largest Brazilian channel on digital identification. Read other articles here!
Descubra cómo se utilizan el reconocimiento facial y el iris y las huellas dactilares del voz para garantizar una identificación digital precisa para mitigar el fraude y brindar a los usuarios comodidad, movilidad y confianza. Crypto ID, el mayor canal brasileño de identificación digital. ¡Lea otros artículos aquí!
e-COMMERCE & VAREJO
Aqui no Crypto ID você encontra soluções para o varejo que vão proporcionar segurança e confiança entre sua marca e seus consumidores.