Últimas notícias

Fique informado

A Inteligência Artificial começa a alicerçar a construção civil

27 de maio de 2024

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Tecnologia no varejo: como o uso de IA generativa pode otimizar tempo e dinheiro nas empresas

A IA generativa não apenas auxilia nas operações, mas também otimiza o tempo das tarefas e aumenta a lucratividade das empresas

22 de setembro de 2023

Como a IA generativa afeta a segurança móvel

Os pesquisadores da Check Point Software ressaltam as ameaças móveis

2 de agosto de 2023

Inteligência artificial, big data e 5G são a chave para a competitividade do setor financeiro

As empresas do setor têm priorizado tecnologias para atender expectativas dos clientes; as mais importantes são Inteligência Artificial e 5G

5 de junho de 2023

Thiago Campaz fala sobre IA aplicada a Economia Financeira e Prevenção de Fraudes na Gestão de Despesas Corporativas

Não é à toa que, diante dessas vantagens, a IA tem sido cada vez mais utilizada no combate às fraudes no ambiente corporativo

8 de março de 2023

A Inteligência Artificial está se tornando uma ferramenta revolucionária, e seus impactos já podem ser sentidos no setor da construção civil

Por Michel Sentinelo

Michel Sentinelo, gerente de Marketing e Comunicação da Montana Química, especialista em Propaganda e Marketing pela ESPM

Já é de conhecimento geral que a Inteligência Artificial (IA) está se tornando uma ferramenta revolucionária, e seus impactos já podem ser sentidos no setor da construção civil.

E não há elemento da cadeia produtiva que deve ficar de fora dessas mudanças, do relacionamento com os clientes aos canteiros de obras, também com grandes efeitos no setor imobiliário.

A expectativa é que as ferramentas de IA ajudem a dinamizar e dar tração à recuperação do setor, que fechou o ano de 2023 com números abaixo do esperado.

A expectativa da Câmara Brasileira da Indústria e da Construção (CBIC) é que o setor cresça 2,9% em 2024, um ano eleitoral — em geral marcado por aquecimento no setor de obras públicas e infraestrutura.

A aposta do governo federal nos programas Minha Casa, Minha Vida e PAC – Programa de Aceleração do Crescimento também aponta nessa direção. Uma área que pode se beneficiar muito desses avanços é a da gestão dos pontos de venda, os chamados PDVs.

Programas de IA podem ajudar as empresas a venderem mais e melhor os seus empreendimentos, já que conseguem analisar uma grande quantidade de dados, inclusive em tempo real. São os sistemas de CRM (Customer Relationship Management, ou Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente).

Outra das inúmeras possibilidades trazidas por essas ferramentas é trabalhar a precificação de forma dinâmica, de forma combinada com o estoque. Dessa forma, os preços podem se ajustar em tempo real, potencializando os lucros — uma feature particularmente interessante para as empresas que têm plataformas online para realizar suas vendas.

Na outra ponta do negócio, a IA também traz uma série de possibilidades para os clientes e usuários. Já pensou, por exemplo, estar fazendo compras em uma loja de material de construção, chegar no check out e ganhar um desconto surpresa para ser usado imediatamente? A automatização de tarefas complexas permite que haja esse nível de customização de serviços.

Ela também é fundamental na dinâmica do ciberespaço e das redes sociais, que hoje é o grande balcão de negócios global. As ferramentas de IA ajudam os usuários a encontrarem mais facilmente o que procuram, ou, às vezes, até mesmo o que não sabiam que estavam procurando.

Assim, com base em seus hábitos passados no ambiente digital, os algoritmos conseguem prever o que uma pessoa provavelmente gostaria de encontrar. Um exemplo interessante das possibilidades dessas ferramentas é o seu emprego na busca por para obter melhores leads para vendas com o email marketing.

É o famoso desconto para quem desistiu de um carrinho no e-commerce, que todos certamente já receberam em algum momento: análise massiva de dados, automatização de gestão de preços e relacionamento com o cliente, tudo isso em tempo real.

Portanto, não há exagero nenhum em dizer que, no que diz respeito aos caminhos abertos pelas tecnologias de IA, o céu é o limite. As marcas podem melhorar os serviços pós-venda e analisar hábitos e interesses dos consumidores com base no comportamento nas lojas — informações que as próprias empresas já têm em mãos.

Com isso, é possível gerar maior engajamento e fidelização dos clientes, o que tem um valor inestimável em meio à acirrada concorrência do setor nos dias atuais. Mais que o futuro, a IA é o presente.

Deepfake, áudio manipulado por IA e mídias sociais comprometidas crescem em 2024

Como a IA pode ajudar a evitar catástrofes ambientais

Além do Chat GPT: cinco inteligências artificiais aliadas aos estudos

Uso de IA Generativa por criminosos digitais reacende a importância da cibersegurança nas empresas

Acompanhe o melhor conteúdo sobre Inteligência Artificial publicado no Brasil.

CATEGORIAS

IA Notícias TECH