Últimas notícias

Fique informado

6 motivos para aderir ao Prontuário Eletrônico em 2022

16 de dezembro de 2021

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Evento online da Soluti promove encontro de profissionais de tecnologia e empreendedorismo

Nos dias 2 e 3 de dezembro, Ascenda terá palestras abertas ao público e atividades exclusivas para ARs

1 de dezembro de 2021

Soluti investe R$ 25 milhões em aquisições e mapeia mercado em busca de novas oportunidades

Empresa cresceu 40% entre janeiro e agosto 2021 e visa ampliar o portfólio de produtos, com o objetivo de atender empresas de diversos mercados

24 de novembro de 2021

Soluti investe R$ 25 milhões em aquisições e mapeia mercado em busca de novas oportunidades

De acordo com a Soluti, mais de 10% dos clientes são do mercado imobiliário, além disso, a ferramenta tem beneficiado outros setores

24 de novembro de 2021

Soluti é a única empresa brasileira a participar do IDForo 2021

IDForo acontecerá entre os dias 16 e 18 de novembro, em Barcelona – Espanha. 

15 de novembro de 2021

O Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) é um sistema capaz de registrar, armazenar e acompanhar as evoluções do tratamento de pacientes

Por Soluti ID Tech

Você acredita que a sua instituição está preparada para o futuro da Saúde no Brasil? Uma pesquisa da Royal Philips com os maiores líderes do setor confirmou um dado importante.

Segundo ela, apenas 38% realmente estão confiantes de seus posicionamentos. Entre os planos de inovação está a adesão do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP).

A tecnologia está cada vez mais integrada a esse setor. Ela auxilia na otimização de processos e qualificação da experiência dos profissionais e pacientes. A Royal Philips 2021 Brasil apontou ainda que 84% líderes do setor já investem em registros eletrônicos. Aqui, o foco predominante é em telemedicina — cerca de 61%.

A pesquisa revelou também que a maior parte dos entrevistados acreditam no potencial de solução da Inteligência Artificial.

Ao todo, 60% afirmaram desejar a implementação dessa tecnologia em suas unidades. Segundo eles, o motivo é garantir a otimização da eficiência operacional,  assegurando a integração de diagnósticos.

Nessa perspectiva, refletir sobre o papel do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) na digitalização da Saúde no Brasil é fundamental. Isso porque ele garante que grandes avanços sejam conquistados. Continue a leitura e saiba mais.

O que é o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP)?

O Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) é um sistema capaz de registrar, armazenar, gerenciar e acompanhar as evoluções do tratamento de pacientes. Ele assegura a otimização de processos administrativos das instituições de Saúde e proporciona uma melhor experiência aos pacientes.

Incentivado mundialmente pela Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS), entidade de tecnologia focada em estimular a implementação de soluções em Saúde, o Prontuário Eletrônico tem a sua eficiência vinculada ao fato do profissional de Saúde ser capaz de incluir no sistema os dados do paciente. Isto é, integrar essas informações entre clínicas, laboratórios e outras instituições de Saúde, otimizando tempo e recursos diversos.

Apesar do tema ser antigo nas discussões médicas, o Brasil só criou uma legislação regulamentadora em 2018. A Lei n° 13.787 dispõe sobre a digitalização e a utilização de sistemas informatizados para a guarda.

Além disso, ela aborda o armazenamento e o manuseio do prontuário.

O PEP é utilizado ainda para viabilizar a Troca de Informações na Saúde (TISS). Além dela, também a Declaração de Serviços Médicos e da Saúde à Receita Federal dispõe do seu serviço. Este procedimento é realizado anualmente pelos prestadores de serviços médicos e de Saúde, incluindo as operadoras de plano privado de assistência.

O uso do PEP prevê, as prerrogativas da Lei nº 13.709/2018 , a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), que determina as regras para o manuseio de informações de pessoas físicas por indivíduos e pessoas jurídicas.

Neste ponto, indifere se for no contexto público ou privado, sendo o uso do Certificado Digital imprescindível para a proteção dos dados.

Como implementar o PEP?

A implementação do Prontuário Eletrônico em unidades hospitalares e clínicas passa por dois pontos essenciais: a escolha da plataforma para a realização digital da prescrição e a emissão de Certificados Digitais padrão ICP-Brasil, imprescindíveis para garantir a validade e autenticidade do PEP.

Como cada instituição possui características singulares, é indispensável a construção de um projeto de digitalização exclusivo, capaz de contemplar as especificidades da organização e, assim, avançar com assertividade e segurança.

De modo adicional, com a Doutor Prescreve, os profissionais da Saúde podem realizar as prescrições eletrônicas e assinar com o Certificado Digital padrão ICP-Brasil. 

Já os pacientes conseguem acessar o receituário de forma digital e rápida, verificando a autenticidade por QR Code.

Quais as vantagens do Prontuário Eletrônico do Paciente?

1. Integração

Permite que as informações dos pacientes sejam compartilhadas entre profissionais, clínicas, hospitais e laboratórios, tornando mais segura e contextualizada a condução do tratamento.

2. Salvamento por tempo indeterminado

Armazena os dados e informações por tempo indeterminado, diminuindo riscos de perda ou degradação física, como ocorre no prontuário de papel.

3. Acesso remoto e simultâneo

Oferece autonomia para os profissionais de saúde gerenciarem o PEP em qualquer localidade com acesso à internet, agilizando a resposta dos agentes médicos e superando as limitações estruturais da unidade.

4. Segurança de dados

O PEP exige acesso autorizado para manuseio das informações, contendo dispositivos de segurança e proteção dos dados dos pacientes.

5. Confidencialidade

O Prontuário Eletrônico, além de impedir o acesso de usuários não-cadastrados previamente, também registra todas as movimentações dentro do sistema.

Isso inibe o vazamento dos dados por parte daqueles que estão autorizados à sua usabilidade.

6. Assinatura eletrônica

O sistema permite ao profissional médico a assinatura eletrônica vinculada diretamente ao seu registro no CRM. Isso proporciona ao profissional mais qualidade de tempo para se dedicar ao contato com o paciente, além de tornar ainda mais segura a autenticação do conteúdo.

Fonte: Soluti Responde

Sobre Soluti

A Soluti é uma IDTech que fornece soluções inovadoras em Identidade Digital e Assinaturas Eletrônicas.

O Grupo Soluti nasceu em abril de 2008 como uma pequena prestadora de serviço na área de Certificação Digital, em Goiânia (GO). Começou com o sonho de 3 irmãos empreendedores: Cassio Sousa, Flavia Sousa e Vinicius Sousa. A empresa deu seu primeiro grande salto ao se tornar produtora e vendedora de Certificados Digitais, concorrendo diretamente com os grandes players do mercado. Em 2012, se tornou uma Autoridade Certificadora de Nível 1, a primeira fora de São Paulo.

Com uma política comercial agressiva, em pouco tempo já estava praticamente em todos os Estados brasileiros. O Grupo Soluti detém hoje 40% do mercado nacional de Certificados Digitais, com aumento médio anual de 15% a 20% desde 2015.

Nos últimos anos, o Grupo Soluti vem mudando o seu perfil, ampliando-o para uma empresa de soluções tecnológicas. Com aproximadamente 600 colaboradores diretos no País, tem expandido a sua atuação no mercado por meio de aquisições de empresas que são referências no setor. Neste ano de 2024, criou a Everest Digital e passou a oferecer aos seus clientes o primeiro Data Center Tier III na Região Centro-Oeste do Brasil. Também neste ano adquiriu a empresa Identity del Peru S.A, proprietária da plataforma de assinatura Intellisign, dando um importante passo para a sua internacionalização.

Leia outros artigos publicados sobre a Soluti aqui o Crypto ID!

Somos líderes no mercado de Certificação Digital, com 38% de market share. Acesse o vídeo e conheça mais um pouco sobre o Grupo Soluti. Sobre Soluti em vídeo.

Soluti lança campanha de Natal para apoio a instituições que cuidam de crianças e adolescentes

Por que integrar a assinatura eletrônica aos softwares hospitalares? Confira as vantagens

Soluti aborda como os processos digitais aumentam a eficiência dos serviços hospitalares