5 Tendências em cibersegurança e como elas podem proteger as empresas
24 de agosto de 2022Um sistema de cibersegurança baseado em uma nuvem é um importante aliado na segurança digital das empresas. Com a ferramenta certa, você pode identificar ameaças com mais facilidade, evitando maiores problemas. Uma nuvem oferece fácil integração com a sua instituição e informações em tempo real sobre as operações de segurança ativas na empresa.
Ao longo de 2021 e começo de 2022 aconteceram diversos ataques cibernéticos, como invasões a sistemas de TI, sequestro de dados e vazamento de informações sigilosas. Esses eventos acenderam o sinal de alerta nas empresas e mostraram a importância de aportar capital em segurança digital.
Vinicius Gallafrio, CEO da MadeinWeb, apresenta rumos de segurança digital e quais ações as empresas podem tomar para evitar invasões e sequestro de dados
Para indicar como as companhias podem estar mais preparadas para evitar ataques cibernéticos e realizar investimentos em cibersegurança, Vinicius Gallafrio, CEO da MadeinWeb, apresenta cinco tendências para o mercado de segurança digital.
Utilização de IA em segurança cibernética
A tecnologia está em constante evolução e o uso de uma inteligência artificial pode ajudar uma empresa a evitar um acesso não autorizado e descobrir a origem do ataque. Entre exemplos práticos temos a identificação de códigos maliciosos, busca por anomalias na empresa, reparação de danos realizados por ataques cibernéticos e auxílio rápido para combater invasões em andamento.
Sistemas de segurança baseados em nuvem
Blockchain como serviço (BaaS)
A tecnologia de blockchain é uma inovação no campo da segurança digital que pode garantir uma boa proteção para a sua empresa. Essa tecnologia foi projetada para ajudar a evitar violações de dados, fornecendo um banco de dados descentralizado sobre o qual nenhuma organização tem controle. Isso garante que nenhum indivíduo ou grupo tenha acesso a todas as informações e também ajuda a rastrear quem acessou informações específicas.
Um ponto importante desta tecnologia é trabalhar com um provedor respeitável, pois algumas soluções BaaS são mais seguras do que outras. Além disso, é importante contar com uma empresa provedora de serviços de TI para a implantação correta do sistema na empresa.
Plataformas de monitoramento da Dark Web e inteligência artificial
Ter uma equipe de TI e usar a IA para monitorar a Dark Web é uma ação estratégica para identificar possíveis ameaças, buscando dados e informações caso a sua empresa tenha sofrido um ataque.
Transparência de dados
Mais do que proteger informações é importante saber onde elas estão armazenadas e de que forma estão seguros. Além disso, é importante rotular os dados da empresa. Caso haja ataque é possível fazer a rápida identificação de quais informações estão sendo roubadas e agir rapidamente.
“A cibersegurança é uma preocupação a nível mundial e atinge todos os tipos de empresas, seja ela pequena ou grande. Por isso, é importante o investimento em segurança digital para não ter problemas com invasões ou sequestro de dados”, afirma Vinicius Gallafrio, CEO da MadeinWeb.
Sobre a MadeinWeb
A MadeinWeb possui mais de 20 anos atuando no setor de tecnologia, sendo uma provedora de serviços de TI com escritórios no Brasil, Estados Unidos e Portugal. Como parceira de grandes empresas, a Made possui a capacidade de entregar projetos sob medida para os seus clientes ajudando na inovação tecnológica de seus parceiros. A empresa possui squads dedicados para realizar projetos de seus clientes, usa a inteligência artificial voltada para negócios, possui consultoria corporativa, utiliza a nuvem para garantir escalabilidade em cada processo de implementação tecnológica e cibersegurança com serviços que ajudam a expor quaisquer potenciais lacunas ou ameaças em seu plano de segurança atual.
Cibersegurança: golpes de cartão de crédito crescem no e-commerce; veja como se proteger
Afinal, estamos realmente seguros? Dicas de cibersegurança para sua empresa
‘Edge computing’ na cadeia de suprimentos industrial: quatro passos para melhorar a cibersegurança
Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!