Últimas notícias

Fique informado

5 maiores tendências de consumo do e-commerce que devem ditar as compras nas lojas físicas em 2023

5 de janeiro de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

7 tendências para o mercado de e-commerce em 2023

Omnichannel, big data, IA, mobile commerce, social commerce, marketplaces e personalização são os destaques para o e-commerce

2 de janeiro de 2023

E-commerce B2B: 4 vantagens de indústrias e distribuidores que vendem online

Especialista elenca principais benefícios do segmento e-commerce B2B, previsto para crescer quase 20% ao ano até 2030

30 de dezembro de 2022

Empresas de varejo e e-commerce estão entre as mais visadas por cibercriminosos

Relatórios de empresas de grande calibre em cibersegurança mostra como essas modalidades são visadas mundialmente para a prático dos crimes cibernéticos

14 de dezembro de 2022

Combate a fraudes: 5 estratégias para o e-commerce gerar autoridade e segurança

Diante deste cenário, os consumidores se tornaram cada vez mais atentos a aspectos relacionados à confiabilidade do e-commerce

23 de novembro de 2022

Especialista do Direct, plataforma do ecossistema do Grupo Olist, comenta tendências inspiradas no e-commerce para garantir conversão nas lojas físicas

Investir na experiência do consumidor é decisivo no varejo físico em 2023; especialista do Direct, plataforma do ecossistema do Grupo Olist, comenta tendências inspiradas no e-commerce para garantir conversão nas lojas físicas.

A chegada de 2023 desponta algumas tendências de consumo nas lojas físicas que devem estar no radar dos varejistas.

Umas das projeções que devem ganhar força no setor são as estratégias nascidas no e-commerce que devem se configurar em lojas físicas, proporcionando melhor experiência de compra e conversão para as lojas.

Dessa forma, investir nos recursos que o comércio eletrônico oferece ao consumidor pode ser decisivo para evitar a desistência de compra no varejo e fidelizar mais clientes nas lojas físicas neste ano. 

“Os varejistas que migraram para o digital durante a pandemia tiveram que fazer outra mudança rápida em 2022, quando os compradores voltaram às lojas físicas. Não importa qual produto a loja vende, hoje é possível levar a experiência digital para dentro do ponto físico, transformando os vendedores em consultores, integrando também todos os canais conectados ao e-commerce dessa loja”, comenta Gustavo Reis, Head de Negócios do Direct – plataforma de gestão do varejo do Grupo Olist, que combina estratégias omnichannel, CRM e PDV

Com a chegada de 2023, o especialista elenca cinco tendências do e-commerce que devem ditar as compras nas lojas físicas no próximo ano. Confira:

– Integração de estoques para melhorar experiência de compra

Com um estoque integrado a diversos canais – e não só dependente da loja física – o cliente sempre terá a opção de compra quando estiver na busca de um produto específico.

O vendedor poderá, por exemplo, realizar a venda com o tempo incremental de expedição feito por outra loja (omnicanalidade) ou na conveniência do ecommerce.

– Conversão de compras abandonados com atuação do vendedor

A atuação do vendedor das lojas físicas está cada vez mais poderosa, possibilitando casos em que o consumidor cria relacionamento na loja e compre pelo WhatsApp ou outros canais.

Essa tendência é grande ao redor do mundo e já tem o nome de Clienteling, ação que integra recursos de vendas digitais para que os vendedores gerem experiências excepcionais para o cliente na loja.

– Pop-up stores ou lojas temporárias

Assim como campanhas são envelopadas nos sites, as marcas estão cada vez mais adaptando essa ação promocional e criando lojas físicas com períodos e objetivos específicos, por exemplo, utilizando datas e sazonalidades, como o inverno em Gramado, para se conectar com seus clientes e vender mais.

Além disso, a parceria com influenciadores digitais para ajudar na conversão das lojas físicas tem crescido cada vez mais, se tornando uma importante ferramenta de vendas.

– Uso do recurso de “Prateleira infinita” para evitar ruptura em compras

O consumidor que compra online está habituado ao mix de produtos e sortimento infinito do ecommerce.

Por isso, uma estratégia para os varejistas de lojas físicas é integrar e ter acesso para controlar todos os estoques digitalmente, o que possibilita que o consumidor compre um produto na loja física, mesmo sem ter o item localmente.

“Essa solução facilita a conversão e vida do cliente, já que o vendedor pode consultar diversos estoques, como o e-commerce, lojas de outras unidades, se for franquias, parceiros, e até centros de distribuição, e o cliente recebe o pedido em casa. Com a prateleira infinita, o lojista melhora a experiência do consumidor presencial e como consequência reduz os “abandonos de carrinho” na loja física”, explica Reis.

Atendimento automatizado para evitar filas

Novas tecnologias possibilitam checkouts distribuídos, permitindo que o consumidor pague as compras sem precisar ir até o caixa da loja, gerando muita conveniência especialmente em períodos de alto movimento.

A plataforma Direct, por exemplo, permite que o vendedor realize transações no próprio celular, com acesso à cobertura de conciliação fiscal, além de criar carrinhos de qualquer lugar, encaminhando o cliente ao caixa somente para pagamento, ou até mesmo gerando um link ou QR Code personalizado para que o próprio cliente finalize a compra em casa.

Sobre o Direct

Direct é a solução digital com foco no varejo físico. Sua tecnologia integra em uma só plataforma recursos omnichannel, CRM e de PDV para ajudar lojistas a aumentarem suas vendas.

Sua missão é impulsionar os resultados de centenas de varejistas por meio da diminuição das barreiras logísticas entre estoques, ampliação dos canais de comunicação com o consumidor e simplificação da operação do vendedor em loja.

No seu portfólio, o Direct conta com clientes como Keune, Zissou, Vinci Shoes, Yuool e Spirito Santo. A plataforma faz parte do ecossistema da Vdna, solução de e-commerce que unifica operações físicas e digitais de lojistas – empresa do Grupo Olist – que oferece soluções de ponta a ponta para vender online.

E-commerce fatura R$2,8 bilhões no Natal e evita R$ 98 milhões em fraudes, aponta levantamento da ClearSale

7 tendências para o mercado de e-commerce em 2023

E-commerce B2B: 4 vantagens de indústrias e distribuidores que vendem online

Cibersegurança para e-commerces: por que é preciso proteger seu site de ataques?

e-COMMERCE & VAREJO

Aqui no Crypto ID você encontra soluções para o varejo que vão proporcionar segurança e confiança entre sua marca e seus consumidores.

O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!

Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.