Últimas notícias

Fique informado

“5 desafios que empresas enfrentam com Inteligência Artificial e como superá-los”

2 de janeiro de 2024

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Cultura Data-Driven e Inteligência Artificial nas grandes empresas

As grandes empresas têm buscado ganho de eficiência através de tecnologias que utilizam os dados da própria empresa e de outras fontes

22 de maio de 2023

Produtividade nas empresas pode aumentar até 100 vezes com IA

Empresas vão demandar ferramentas customizadas para atender suas necessidades. Impacto

20 de maio de 2023

Empresas devem continuar buscando eficiência com transformação digital e redução de custos

Além do corte de gastos, investir em tecnologias é fundamental para aumentar eficiência e competitividade das empresas segundo especialista

16 de maio de 2023

5 questões sobre Transformação Digital que as empresas precisam ter no radar

24,2% das empresas pretendem aumentar os investimentos em digitalização, mas esse número cai para 12,2% no recorte de pequenas empresas

9 de maio de 2023

A adoção do KEY pelas empresas e os desafios para o cumprimento da LGPD

É importante considerar as implicações dessa abordagem em relação ao cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

8 de maio de 2023

Propagação de IA e IAG demandam cautela das empresas

Inteligência Artificial melhora a competitividade, mas, sem cuidados, o negócio pode ter reputação da marca atingida negativamente

28 de abril de 2023

Diego Barreto, VP do iFood, e Sandor Caetano, CDO do PicPay, revelam como uma empresa pode se tornar potência em IA e impulsionar seu negócio

A Inteligência Artificial (IA) é uma ferramenta poderosa para impulsionar a inovação e a eficiência das empresas em todo o mundo.

Não é de se admirar que 7 em cada 10 companhias brasileiras investirão em IA em 2023, segundo levantamento da Deloitte.

No entanto, a adoção plena dessa tecnologia ainda enfrenta obstáculos que podem limitar o potencial de transformação das empresas em negócios verdadeiramente data-centric.

Diego Barreto, VP de Finanças e Estratégias do iFood, e Sandor Caetano, Chief Data Officer do PicPay, autores do livro “O Cientista e o Executivo – Como o iFood usou a inteligência artificial para revolucionar seus processos, criou vantagem competitiva e se tornou um case mundial de sucesso” (Link), que foi lançado pela editora Gente dia 16 de outubro, relatam na obra a jornada do iFood, que passou de empresa comercial dona de aplicativo para uma potência de IA.

Baseado em suas experiências pessoais e em cases do iFood ocorridos entre 2018 e 2023, os autores apresentam uma história real de inovação e superação de desafios.

Nesse período, Barreto já ocupava o cargo de Vice-Presidente de Finanças e Estratégia da foodtech líder na América Latina e Caetano, por sua vez, era Vice-Presidente de IA na companhia.

“Uma mudança ao alcance de todos os tipos de negócios, independentemente do segmento”, revela Barreto. Um livro escrito por brasileiros, com histórias vivenciadas no Brasil.

A adoção da IA representa um salto significativo para as empresas com melhoria da eficiência, da competitividade e da tomada de decisões estratégicas.

Como relatado no livro, “a IA trabalha para você e não por você, ela deve aumentar sua eficiência, esse é o grande objetivo.” Mas enfrentar os desafios do processo é fundamental para garantir uma transição suave e bem-sucedida.

A seguir, veja os 5 principais gargalos que dificultam a adoção da IA pelas empresas e como elas podem superá-los.

Falta de coesão entre os executivos: A consonância entre os executivos de alto escalão é essencial para o processo, pois as lideranças devem estar alinhadas e comprometidas em transformar a empresa em uma potência de IA.

Para isso, é importante definir: quais são os objetivos da empresa; onde ela quer chegar e em qual período; quais as áreas e conhecimentos necessários para se atingir essas metas. Após os objetivos bem definidos, eles devem ser compartilhados com toda a companhia.

“A responsabilidade pela implementação não recai em um único indivíduo ou time, mas em uma colaboração coletiva. Em vez de isolamento, a integração é fundamental. Esse alinhamento da visão e dos executivos formam a base de um começo promissor”, acrescenta Caetano.

Dificuldade para achar especialistas: A falta de profissionais que entendam de IA é um gargalo. “Quando discutimos a questão do talento, é crucial recordar que o alcance vai além da simples contratação de indivíduos. Envolve igualmente o compromisso de treinar, desenvolver habilidades e capacitar profissionais para se engajarem com sucesso no ecossistema da IA”, afirma Caetano.

Investir em parcerias com universidades, além de programas internos de capacitação dos times pode auxiliar. Outra alternativa é terceirizar alguns projetos específicos.

Falta de liderança de equipes: Liderar times ligados a IA exige habilidades especiais, pois geralmente esses grupos são compostos por profissionais especializados em diferentes disciplinas. A dificuldade para achar líderes para coordenar projetos de IA faz com que profissionais de dados sejam promovidos prematuramente.

“O profissional pode ser eficiente para desenvolver um código, mas ainda não estar pronto para liderar uma equipe”, alerta Caetano. Deve haver um equilíbrio entre foco no cliente, entendimento de negócios e habilidades técnicas, bem como a capacidade de fazer testes e tomar decisões baseadas em dados.

Lideranças fortes fazem diferença brutal nos resultados e elas devem trabalhar como “mini-CEOs”: brigando pelo produto e garantindo o seu sucesso.

Falta de priorização de orçamento: A alocação da verba necessária para adotar tecnologia avançada pode ser um obstáculo para as empresas, mas a liderança deve ter em mente o resultado em longo prazo.

“É comum ter dezenas de ideias e frentes de uso de IA, mas o processo de budget nos força a focar naquilo que realmente vai trazer resultados. As lideranças precisam estar alinhadas com o processo de orçamento e fazer com que todos entendam onde estão sendo alocados os recursos”, alerta Barreto.

Resistência à mudança: Parte dos colaboradores pode apresentar resistência ao processo de transformação da empresa.

“Para alcançar o sucesso é crucial alinhar os incentivos como feedbacks, bônus, promoções, entre outros, com todos os colaboradores. Aqui, mais uma vez, uma visão executiva unificada é essencial. Além disso, estabelecer uma estrutura organizacional com lideranças e responsabilidades claras deve estar entre as prioridades”, diz Barreto.

Inteligência maléfica? Entenda os riscos provocados pela IA generativa à segurança das empresas

Inteligência Artificial e Chatbots: como as novas tecnologias estão revolucionando a forma como as empresas se relacionam com os clientes

Inteligência artificial se torna imprescindível para a modernização dos processos das empresas

O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!

Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.

TAGS

empresas