Últimas notícias

Fique informado

5 alertas sobre proteção de marca no metaverso

7 de novembro de 2022

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

A Consultoria McKinsey, por exemplo, aponta que o metaverso tem potencial de movimentar até 5 trilhões de dólares até 2030

Por Geisler Bosso

Geisler Bosso, CEO at VILAGE Trademark and Patents

O metaverso é a galinha dos ovos de ouro do mundo empresarial e não à toa, afinal, as projeções de mercado apontam este novo ambiente como um potencial gigante de movimentação econômica.

A Consultoria McKinsey, por exemplo, aponta que o metaverso tem potencial de movimentar até 5 trilhões de dólares até 2030, ou seja, nos próximos 7 anos.

Acontece que, tudo o que é novo causa estranhamento e dificulta uma ação assertiva, principalmente quando o assunto é proteção de marca.

Portanto, separei 5 alertas sobre o registro de marca no metaverso

Sua marca mais em evidência: com o crescimento do interesse de pessoas e empresas de todos os tamanhos em investir neste novo ambiente virtual, é preciso ter atenção redobrada à proteção de seus ativos, ou seja, suas marcas e criações.

Se na vida real, em ambiente físico, a preocupação com a propriedade intelectual já deve ser constante, imagine neste cenário online, onde a exposição é muito maior. 

Registro exclusivo de atuação no metaverso? Atualmente, não há uma legislação específica para o metaverso em relação aos direitos de exclusividade de uso de uma marca, patente ou direito autoral.

Portanto, é fundamental se proteger de forma tradicional, com registro junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial para marcas e patentes e à Biblioteca Nacional para Direitos Autorais. 

O registro da marca garante proteção no mundo virtual, mas… deve ser realizado corretamente em classes específicas. Portanto é importante fazer uma dupla checagem se o seu tipo de registro de marca de fato garante a proteção no mundo virtual.

Em caso negativo, há como fazer uma atualização do registro.

E os NFTs? NFT significa, em português, Token Não-Fungível, ou seja, trata-se de um código numérico que funciona como registro de propriedade de um conteúdo digital.

É um certificado que torna o bem único, original e exclusivo. Músicas, obras de arte, fotos, vídeos, mensagens, memes e até posts nas redes sociais podem ter um NFT e o dono deste certificado de originalidade pode negociar o item em ambiente virtual, mas é importante frisar que o NFT não garante direitos exclusivos de uma marca.

Esse direito, em qualquer país do mundo, só adquire quem requer o registro da marca nos órgãos competentes de cada país, no caso do Brasil, no INPI.

Peça ajuda: Por se tratar de algo relativamente novo, o metaverso ainda causa confusão no entendimento da atuação neste novo ambiente.

O mesmo vale para os efeitos legais do mundo real neste universo virtual.

Por este motivo, é muito importante pedir ajuda para especialistas a fim de garantir seus direitos sobre o registro de marcas, patentes e direitos autorais.

Vilage Marcas e Patentes 

Com 36 anos de mercado, a Vilage Marcas e Patentes é uma empresa de proteção intelectual com atuação nacional e internacional.

Com mais de 100 mil processos de marcas e patentes, a empresa possui um sistema exclusivo de acompanhamento, em tempo real, dos processos de proteção de marcas e patentes.

Para saber mais, acesse: Link 

Quais são os riscos para a privacidade e proteção de dados no Metaverso?

Os desafios quanto ao direito de propriedade no metaverso

Segurança no metaverso: ameaças cibernéticas atingem o novo ambiente online

Tendências para os desenvolvedores do futuro com o metaverso 

Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!