Últimas notícias

Fique informado

4 tendências de inovação em tecnologia para 2023

3 de janeiro de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

83% das empresas adotam nuvem híbrida para potencializar transformação digital

Percentual é superior à média global e de outros países como Japão e EUA; entretanto, gerenciamento do ambiente de nuvem no País ainda tem deficiências, criando pontos cegos e colocando dados em risco.

19 de dezembro de 2022

Transformação Digital e a Importância do parceiro de TI em seu processo

É neste cenário que o outsourcing de serviços de TI vem se mostrando uma estratégia bastante eficaz para apoiar a Transformação Digital nas empresas

31 de outubro de 2022

Transformação digital governamental requer cuidados com a segurança da informação

Diretor do programa que integra a Secretaria de Governo Digital declarou, que a responsabilidade pela segurança cibernética é multidisciplinar.

3 de outubro de 2022

Gestão de Acesso facilita com segurança a transformação digital e migração para a nuvem em setores críticos

Em setores críticos da economia, Gestão de Acesso é um elemento facilitador de processos de transformação digital e migração para a nuvem.

26 de setembro de 2022

A seguir, listo algumas tendências que vejo para essa área em 2023 e o porquê é fundamental considerá-las em seus negócios

Por Joao Monjaraz

tendências
Joao Monjaraz é Gerente de Futuro e Novas Abordagens do Grupo Stefanini.

Mais um ano começando e, cada vez mais, precisamos entender o quanto a inovação em tecnologia é fundamental para o crescimento das organizações.

A seguir, listo algumas tendências que vejo para essa área em 2023 e o porquê é fundamental considerá-las em seus negócios.

Claro que não são as únicas que estão por vir e, também, vale reforçar a importância de customizá-las para cada segmento de mercado.

– Greentechs e a tecnologias regenerativas

Não é segredo para ninguém que o ESG é um tema relevante para todas as instituições que desejam crescer e se posicionar no mercado como inovadoras.

Os princípios do ESG são essenciais para as estratégias de investimento. Focando em sustentabilidade, um dos pilares da sigla, observo como tendência a chegada das soluções greentechs.

Mas, aqui, faço uma ressalva: na hora de criar ou buscar novas tecnologias, é preciso ter uma visão sistêmica para que essas soluções sejam autossustentáveis, senão trocaremos um problema pelo outro.

Não é viável construir ou utilizar uma tecnologia para resolver determinada demanda atual se ela trará problemas no futuro. E é aqui que entram as tecnologias regenerativas, que nos ajudarão nessa visão estruturada.

Hoje é muito importante que cada produto e/ou serviço esteja desenhado, desde o início, pensando na sustentabilidade de uma maneira 360º e não individualizada. Além disso, em quaisquer dimensões do ESG, a tecnologia também tem que ser pensada para recuperar o que já foi perdido.

Sei o quanto isso é complexo, mas acredito que um trabalho conjunto, com várias organizações do mercado, seja possível alcançar esse objetivo.

Afinal, ao nos conectarmos com outros atores dentro do ecossistema, as iniciativas poderão ser melhoradas, não ficarão isoladas e teremos um impacto positivo maior para todos.

– Algorithmic Business

O uso de dados dos consumidores é um assunto que está em pauta há algum tempo, em várias vertentes, e não podemos considerar como tendência. Porém, vou além no assunto, enxergando o Algorithmic Business como uma grande estratégia para o futuro.

Em tradução livre, “negócios algorítmicos” nada mais são do que a utilização de algoritmos matemáticos complexos para auxiliar na tomada de decisão das empresas, ou seja, seu uso é essencial para conduzir decisões de negócios aprimoradas ou, ainda, atuar na automação de processos para diferenciação competitiva.

O Algorithmic Business oferece uma maior velocidade de escalonamento para acelerar o negócio, além de permitir um melhor entendimento dos consumidores.

Com essa compreensão, é possível saber com mais precisão o perfil do seu público e criar produtos e/ou serviços personalizados, olhando para a necessidade de cada cliente.

Essa tendência facilitará chegar em certos nichos com mais personalização, sem ter um esforço tecnológico maior, já que a estratégia auxilia, em tempo real, ofertar produtos e serviços no momento oportuno.

Vale lembrar que com o fim dos cookies, previsto para 2024, o desafio da personalização será ainda maior. Assim, as empresas precisam encontrar novas formas de obter essa inteligência do consumidor de maneira não invasiva.

– Experiências imersivas

Esse tipo de experiência também está entre as principais tendências para 2023. São aquelas que visam criar espaços originais e diferenciados para a audiência, não só para adquirir um produto ou serviço, mas também para experimentá-lo por meio dos cincos sentidos.

Essa nova abordagem gera uma conexão mais próxima com o consumidor, mais engajamento e maior valorização da relação entre o cliente e a marca. O metaverso, por exemplo, é uma das linhas de experiência imersiva.

Em geral, o mercado e seus segmentos vêm explorando de distintas formas como poderá ser a sua atuação no mundo virtual. Entre essas iniciativas podemos ver a criação de ativos digitais como NFTs com o objetivo de dar para o consumidor novas formas de se conectar com a marca.

Também estão acontecendo iniciativas do lado da criação de experiências meramente digitais, como eventos ou publicidade no metaverso, na busca de chegar a públicos mais específicos como poderiam ser os gamers.

Em 2023 seguiremos vendo experimentos só que com mais frequência e em mais segmentos do mercado, lembrando que o conceito de metaverso está ligado a diversas tecnologias que ainda estão num processo de amadurecimento, como a inteligência artificial, realidade virtual e blockchain.

– Hiperpersonalização dos serviços integrados

Nesse caso, voltamos a falar da utilização dos dados em busca de personalização em tempo real para o entendimento do perfil dos consumidores, porém dentro das micro jornadas.

Já temos um avanço muito grande na compreensão das jornadas dos clientes, porém elas estão ficando cada vez mais complexas e não só dentro de um determinado setor do mercado.

O caminho que o consumidor percorre é transversal, por meio de vários segmentos. Assim, para atender, ao máximo, a cada detalhe da jornada, ou seja, às micro jornadas com essa hiperpersonalização, eventualmente será necessário se integrar com demais organizações para uma visão única do ecossistema de negócios, a fim de atender o cliente em todo o seu trajeto.

Vale ressaltar ainda que a tecnologia e suas inovações têm um grande potencial para acelerar e escalonar os negócios.

Para tanto, as empresas precisam ter um bom entendimento de seus processos internos, das necessidades do seu público e do contexto de mercado em que estão se desenvolvendo.

É preciso uma constante observação interna, além da externa, com processos de cocriação aberta, conectando-se com outros atores do mercado, como já disse anteriormente.

É fundamental ter essa sensibilidade com o objetivo de capturar os sinais de tendências e mudanças tecnológicas para aproveitá-las, mas sempre questionar os impactos no futuro.

Tendências tecnológicas para 2023 já estão em nossas mãos. Por Hermano Pinto   

Tendências tecnológicas para o agronegócio ganhar ainda mais relevância em 2023

Estudo do IEEE aponta que Computação em nuvem, 5G, Metaverso e Veículos Elétricos estão entre as principais tendências tecnológicas para 2023

Gartner anuncia as 10 principais tendências tecnológicas para 2023 

O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!

Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.

Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!