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Poderia o Bitcoin superar o PayPal em relação aos pagamentos online?

24 de maio de 2018

O PayPal foi lançado em 1999 com o foco no giro de pagamentos de comércio eletrônico, facilitando-os e acelerando-os, em um mundo onde os bancos costumavam levar vários dias para processar um pagamento

O Bitcoin e o Blockchain apareceram dez anos depois com o foco de eliminar intermediários em transações que retardariam o processo e ainda teriam uma taxa por isso, como o próprio PayPal ou os bancos tradicionais fazem.

Já se passaram quase dez anos desde que a disputa entre esses sistemas eletrônicos chegou ao dia a dia de seus entusiastas, mas a questão ainda está no ar: o Bitcoin poderia superar o PayPal em relação aos pagamentos online?

A aceitação é fundamental para qualquer um desses sistemas

Se um sistema de pagamento quiser permanecer vivo, é necessário ter vários usuários, empresas e promotores por trás dele. Para o PayPal, mesmo que já esteja no mercado há quase 20 anos, não tem sido uma tarefa fácil. Em seus primeiros dias, teve o grande apoio do eBay, permitindo que seus usuários pagassem por produtos vendidos na plataforma usando o novo sistema. A partir daí, a plataforma PayPal começou a ser integrada a empresas muito mais diversas, Por exemplo, no setor de iGaming, os cassinos online tendem a oferecer suporte a várias opções de pagamento para atrair mais clientes. Além dos pagamentos padrão por cartão de crédito e débito como com Visa, o PayPal é um sistema com o qual eles frequentemente apóiam, mas também tentam oferecer ainda mais opções – no caso do Betway Casino, há também a opção do Neteller e a paysafecard no Brasil. Outro exemplo se estende aos voos aéreos, uma vez que grandes empresas como a Gol, fazem parceria com o PayPal regularmente para oferecer preços com desconto para seus clientes que selecionam essa forma de pagamento sobre os tradicionais cartões de crédito ou débito ou transferências bancárias. No caso do Bitcoin e da novidade Blockchain que trouxe consigo, a criptomoeda começou a ser aceita apenas por alguns geeks e entusiastas devido ao conhecimento especializado que costumava exigir para abraçar sua tecnologia. Quase uma década depois, há várias opções que facilitam os usuários a comprar Bitcoins e armazená-los em carteiras virtuais para usá-los livremente. Além disso, a aceitação do Bitcoin se espalhou amplamente, com empresas que oferecem produtos eletrônicos, como Overstock.com, para gigantes da tecnologia como a Microsoft em suas lojas online, ou até mesmo viagens espaciais com a Virgin Galactic incluindo Bitcoin entre suas opções de pagamento.

 

Quantos usuários o PayPal e o Bitcoin têm atualmente?

Segundo o website estatístico Statista, o PayPal tinha mais de 227 milhões de contas ativas no quarto trimestre de 2017, com 17 milhões de comerciantes aceitando-a como uma opção de pagamento. Tudo isso foi convertido em uma receita de US$13,09 milhões em 2017, com 7,6 bilhões de transações apenas no mesmo ano. Do lado do Bitcoin, existem quase 24 milhões de carteiras ativas no final de março de 2018, e de acordo com o sítio web de notícias RT, esse número está definido para aumentar exponencialmente para 200 milhões até 2024. Atualmente, o site coinmap lista 12,438 comerciantes que aceitam Bitcoin, enquanto de acordo com o CoinMarketCap, o valor de mercado do Bitcoin é superior aos US$160 bilhões, e cada uma das moedas criptografadas está avaliada em US$9,456.11 (R$33,598.98). Um fato interessante a destacar é que empresas como o Saxo Bank (especializada em investimentos e no e-commerce), mostraram-se muito positivas em relação ao aumento do valor da criptomoeda, afirmando que Bitcoin poderia atingir entre US$50,000 e US$100,000 este ano; observando que o mesmo representante da firma que fez essa previsão (Kay Van-Petersen) já afirmou prever, em 2016, que a Bitcoin poderia atingir US$2,000 em 2017.

O que torna o Bitcoin mais atraente do que o PayPal ou os cartões de crédito?

Para começar, as taxas são muito menores em qualquer ponto de comparação, somadas à ausência de intermediários ao fazer um pagamento de carteira para carteira. Além disso, o Bitcoin é atraente porque é essencialmente uma moeda universal, o que significa que não há procedimentos onerosos de conversão de moeda – que são sempre os maiores tomadores de taxa no caso de transferências bancárias internacionais, transações com PayPal e pagamentos com cartão de crédito.

 

 

O salto do PayPal para o Blockchain

Durante os 9 anos de vida do Bitcoin e do Blockchain, o sistema de pagamentos diretos colocou ao seu lado alguns dos principais membros que costumavam fazer parte do PayPal. Uma das transições mais recentes é de Yu Pan, que foi um dos co-fundadores do PayPal junto a Elon Musk, e que também foi um membro importante da equipe do YouTube em seus primeiros dias, e recentemente se juntou ao Blockchain. Agora, em sua nova abordagem trabalhando no lado das criptomoedas, Yu Pan fará parte da startup Origin Protocol, trabalhando como engenheiro de pesquisa e desenvolvimento em uma empresa que se concentra no desenvolvimento de mercados descentralizados Peer to Peer (P2P), colocando o ecossistema Blockchain em serviços de economia que geralmente tem um intermediário que detém uma taxa por seu serviço, como o Airbnb. Apesar do hype para a tecnologia Blockchain, o atual CEO do PayPal, Dan Schulman disse recentemente durante um evento do Economic Club de Nova York, que sua empresa, a PayPal Holdings Inc. não está interessada nas criptomoedas por enquanto.

Em conclusão

Uma vez que a volatilidade do Bitcoin se estabilize, a criptomoeda tem vantagens técnicas claras sobre o PayPal, bancos e cartões de crédito para pagamentos online, deixando uma coisa certa: o Bitcoin está a superar o Paypal com o crescente número de usuários da criptomoeda e a facilidade para seu uso que é continuamente desenvolvida.

Crédito das Imagens: Pixabay.com