Últimas notícias

Fique informado

Veja como utilizar o assinador Shodõ

8 de fevereiro de 2018

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Shodō | Aplicativo de assinatura digital da Justiça do Trabalho

Com previsão de distribuição para uso em dezembro, o novo

26 de outubro de 2016

Diretoria de Inclusão Digital da OAB/RJ prepara videoaula sobre assinador do PJe-JT

Shodõ é o aplicativo desenvolvido pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT)  que facilita o acesso ao PJe.

Ao contrário do que se possa imaginar, a virtualização da Justiça do Trabalho não teve início com a vigência da Lei nº 11.419/2006. Mas já em 2005, a Instrução Normativa nº 28 do Tribunal Superior do Trabalho (TST) inaugurou o Sistema Integrado de Protocolização e Fluxo de Documentos Eletrônicos da Justiça do Trabalho (e-DOC).

Antes disso, o que efetivamente permitiu o lançamento da pedra fundamental da imaterialização do Judiciário foi a transformação do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação em autarquia, bem como a instituição da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, por meio da Medida Provisória nº 2.200-2, de 24 de agosto de 2001.

Com a ICP-Brasil passou-se a garantir a autenticidade, a integridade e a validade jurídica de documentos produzidos em formato eletrônico. Confirmou-se, ainda, a solidez das aplicações de suporte e das ferramentas habilitadas que utilizam certificados digitais. Ou seja, com a Medida Provisória em questão, o governo brasileiro tratou de avalizar a realização de transações eletrônicas de modo estável e seguro.

Atualmente toda a Justiça do Trabalho (24 TRTs e TST) aderiu ao desenvolvimento remoto do PJe. Além disso, a PGFN e o MPT possuem acordo de cooperação técnica com o CSJT, destes já tendo evoluído a inserção do assinador shodō como ferramenta offline e o desenvolvimento do painel do advogado na nova arquitetura KZ do PJe.

Projeto SHODO KZ trata da migração das funcionalidades de certificado e assinatura digital para algoritmos de segurança mais modernos e transformação do SHODO em offline.

E diante de dificuldades encontradas pelos advogados para instalar o assinador digital do PJe-JT, sistema utilizado pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT), a Diretoria de Inclusão Digital da OAB/RJ por meio do seu programa Fique Digital preparou uma videoaula completa ensinando o passo a passo para a instalação correta do Shodõ.

Com o Shodõ, o usuário poderá utilizar qualquer versão do Firefox. Porém, será necessária a instalação do Java 8. Atualmente, a atualização do navegador não é permitida devido à incompatibilidade de algumas versões do Firefox com a tecnologia Java.

Confira o vídeo, disponível também no portal Fique Digital da OAB/RJ

 

Compartilhe esse artigos com seus colegas!

 

 

Acesse o Manual do PJE-JT