Últimas notícias

Fique informado
Você conhece o “Manifesto por um Brasil Digital”?

Você conhece o “Manifesto por um Brasil Digital”?

26 de outubro de 2017

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Cada dia fica mais claro quanto o crescimento econômico, o desenvolvimento e o posicionamento do Brasil como nação pronta para os desafios do futuro estão associados à inserção de tecnologias e inovação como pilares estratégicos nos projetos de País.

Por Gabriel Borini

A questão é que, em um País com dimensões continentais e realidades tão distintas como o Brasil, a falta de acesso à infraestrutura tecnológica torna-se um grande empecilho para o crescimento. O Índice Nacional de Inovação, elaborado pela Universidade de Cornell (EUA), classifica o Brasil na distante 69ª posição no ranking global de inovação, que avalia 140 economias. Posição muito longe do nosso potencial.

O avanço do País está diretamente ligado à necessidade de construir, assim como fez a Organização das Nações Unidas (ONU) com os Objetivos do Milênio, uma proposta clara e objetiva que insira o investimento em tecnologia, ciência e inovação no projeto de País.

A IT Mídia, como empresa de comunicação e em busca de um engajamento maior do setor e da sociedade e em torno da tecnologia da informação, está dando o pontapé inicial a uma discussão que tem como principal objetivo construir um propósito para inclusão da tecnologia da informação e da inovação como pilares estratégicos para o crescimento o e desenvolvimento do Brasil.

Em debate promovido no dia 17/10, na sede da IT Mídia, em São Paulo (SP), foram apresentados os primeiros insights do chamado. “Manifesto por um Brasil Digital”. O movimento busca engajar todo o setor de TI, seja a indústria, acadêmicos ou o poder público.

O primeiro debate, como parte do programa Trend Talks – que reúne lideranças de TI para debates –, recebeu os seguintes convidados – todos comprometidos com a iniciativa em questão: Daniel Annenberg, Secretário de Tecnologia e Inovação da Cidade de São Paulo; Gilson Magalhães, presidente da Red Hat; Juan Quirós, presidente da SP Negócios; Mauricio Ruiz, presidente da Intel; Ruy Shiozawa, presidente do GPTW Brasil; e Silvio Genesini, presidente do Lide Tecnologia. Os convidados foram recepcionados no debate pelo presidente da IT Mídia, Adelson Sousa, e por Déborah Oliveira, editora do IT Forum 365, responsável pela mediação do debate.

Sousa explica que a principal motivação da iniciativa da IT Mídia é poder unir a reputação da companhia como agregadora do setor de tecnologia para reunir ideias e esforços rumo ao mesmo objetivo: o desenvolvimento pleno do País.

“É um chamamento de várias lideranças e uma conversa inicial para que possamos sensibilizar a sociedade como um todo e que a tecnologia possa movimentar o País e ser um pilar estratégico”, afirmou, durante o debate.

Próximos passos

Segundo Sousa, esta foi a primeira etapa de um trabalho que começará a ser difundido fortemente a partir de 7 de novembro, durante a abertura do IT Forum Expo, evento promovido pela IT Mídia no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP), quando a iniciativa será apresentada ao público do evento. A expectativa é da presença de aproximadamente 8 mil pessoas nos dois dias de evento.

No próximo ano, mais um importante passo será dado durante uma reunião com CEOs da indústria de TI e de outros setores, que entenderam a tecnologia como fundamental ao negócio e à economia. Na ocasião, em mais um encontro promovido pela IT Mídia, haverá um amplo debate em torno do propósito e das ações sugeridas para desdobramento do plano.

O resultado dessa jornada será entregue aos principais candidatos à Presidência, considerando o ano de eleições que se aproxima.

Pontos do Manifesto

O Manifesto se apoiará em três importantes pilares, essenciais para o desenvolvimento do setor e, consequentemente, da nação: educação básica, empreendedorismo digital e monetização da legislação trabalhista. Os três itens foram temas principais do debate da última terça-feira.

Foco em educação

Dados do CGI revelam que 96% das escolas brasileiras em áreas urbanas estão conectadas à internet, mas poucas utilizam o real potencial educativo da conexão, restringindo seu uso a pesquisas gerais, trabalhos em grupo e simples aulas expositivas.

Educação foi o principal desafio citado pelos convidados. Annenberg cita os obstáculos para modernização de escolas públicas e ressalta que os primeiros passos foram dados, apoiados pela iniciativa privada. Uma das ações foi a doação de equipamentos Cisco legados dos Jogos Olímpicos Rio 2016. “Precisamos levar a educação para o Século 21. A ideia é que os Centros Educacionais Unificados (CEUs) tenham itens como jogos e lousas digitais para usarmos a tecnologia como incentivo às crianças. Elas não querem mais ir para escola – estão interessadas apenas no game, no celular. Queremos cativar as crianças para mostrar que a escola é um lugar interessante”, destaca.

A falta de um ensino de qualidade e atualizado reflete diretamente na escassez de profissionais para importantes funções, como lembra Genesini.

“A formação da mão de obra para o mercado de trabalho do futuro é importante e precisa ser feita agora. Precisamos trabalhar cedo nas escolas para que jovens desenvolvam habilidades. Temos falta de engenheiro, matemáticos e desenvolvedores de software”, comenta.

Nesse sentido, Shiozawa afirma que o desafio atual não deve ser como será o trabalho do futuro, mas sim como iremos resolver a demanda reprimida atual. “O buraco já existe. A preocupação maior não é com a profissão que vai sumir, mas sim com a que já apareceu e não conseguimos resolver”, afirma, citando a profissão de programador.

Forças convergentes

Os desafios estão de todos os lados, mas as soluções também. A cada dia novas tecnologias surgem e, ao mesmo tempo, iniciativas de utilizá-las. Mas, segundo Ruiz, falta definir de fato onde o Brasil quer chegar. “Só vamos conseguir alinhar todos os vetores se tivermos alguém que lidere”, opina.

Para Quirós, o grande problema é que as iniciativas não visam o bem coletivo. “Cada vetor tem seu dono e cada dono tem sua estratégia. Não conseguimos até hoje coordenar uma estratégia com todos os vetores”, lamenta.

Mais uma chance está sendo criada para o setor de TI, que, para Magalhães, deve assumir o protagonismo da transformação digital.

“Não dá para passar essa bola para nenhuma outra indústria. A transformação digital surgiu na nossa indústria e, se não tentarmos modificar, e estimular gestores na nossa própria área, pouca coisa vai acontecer. O movimento é excelente”, conclui Magalhães.

Sobre o IT Forum Expo

Em 2016, o IT Forum Expo teve mais de 4 mil profissionais, 200 CIOs, 60 marcas e 120 palestrantes, que discutiram os principais temas ligados ao setor em dois dias de evento. Este ano, com a ampliação do número de plenárias, a expectativa é de que o evento reúna um número maior de participantes interessados em debater os principais desafios e possibilidades de negócios em tecnologia, além de atrair oito mil visitantes.

Para a edição 2017 já são mais de 50 expositores confirmados, como Agasus, Algar Tech, Dell, Embratel, Epson, EY, Google, IBM, Locaweb, Oracle, Serasa Experian, Symantec, Telefonica/Vivo, Tivit e Totvs.

As inscrições podem ser feitas diretamente no site www.itforumexpo.com.br/credenciamento.

Sobre a IT Mídia

A IT Mídia é especialista em unir pessoas e proporcionar experiências únicas em eventos espetaculares. Há 20 anos no mercado B2B, a IT Mídia é líder e referência em mídias de negócios e conexão estruturada entre a indústria de produtos e serviços de TI e executivos com poder de decisão estratégica nas maiores empresas brasileiras.

 Acesse aqui os detalhes do evento