Últimas notícias

Fique informado

Programa Empreenda Fácil utiliza Certificado Digital ICP Brasil

18 de maio de 2017

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Receita Federal e Prefeitura de São Paulo integram cadastros de pessoas jurídicas

A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) integra órgãos federais, como a Receita Federal, estaduais e municipais responsáveis pelo registro de abertura, alteração e fechamento de empresas.

7 de março de 2017

Empreenda Fácil – Certificado digital é um dos facilitadores

De acordo com Doria, um dos itens facilitadores do Empreenda Fácil é que em 72 horas, no máximo, os empreendedores conseguirão o certificado digital para começar seu negócio

6 de março de 2017

O novo programa Empreenda Fácil, da Prefeitura de São Paulo, possibilita ao futuro empresário mais agilidade na abertura e aquisição de licenças de funcionamento às empresas de baixo risco.

Processos burocráticos de regularização de empresas agora fazem parte do passado na capital paulista.

Lançado no começo do mês, o sistema pode ser acessado com o uso do certificado digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira ICP-Brasil.

Diariamente, 250 novas empresas são fundadas na cidade paulista. O foco do programa é a desburocratização do processo, com a redução do tempo de abertura de empresas, que passa de cem para cinco dias.

Além da redução da burocracia, o sistema contribui para diminuir eventuais fraudes, irregularidades e divergências cadastrais. A modernização foi feita por meio de parceria entre a administração municipal e os governos estadual e federal, o que proporcionou um cadastro público unificado entre os órgãos.

Nesta primeira etapa, apenas empresas de baixo risco poderão ser abertas. Elas são classificadas pela área construída inferior a 1.500 m² ou instaladas em área de até 500 m², independentemente do porte da edificação, desde que não demandem licenciamentos específicos como o ambiental.

O acesso ao programa Empreenda Fácil é feito na página do Sistema de Registro e Licenciamento de Empresas – RLE, que se dá com o uso do documento de CPF e senha ou por meio do certificado digital ICP-Brasil, que garante privacidade e autenticidade dos dados, como explica o coordenador da Coordenadoria de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação – CGTIC, da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia de São Paulo Fabiano Sobral.

“Além das vantagens que o certificado digital oferece, como segurança da informação e criptografia, o usuário que opta pelo  uso do certificado tem acesso mais rápido, já que não é necessário se cadastrar no site”, afirma.

No Guia Rápido do Usuário Empreenda Fácil estão listadas todas as etapas que auxiliam o empreendedor para o processo de abertura de empresas.

Fonte: ITI