O Banco Intermedium, instituição financeira que oferece conta corrente totalmente gratuita e uma das pioneiras na modalidade digital no Brasil, realizou o primeiro registro eletrônico de imóvel em Minas Gerais.
A iniciativa vai reduzir de 30 para 10 dias úteis o prazo de registro dos documentos e agilizar a liberação do financiamento imobiliário para os clientes da instituição.
Agora, com o registro eletrônico, os clientes de crédito imobiliário do banco terão redução no prazo de registro de imóveis e não precisarão ir ao cartório para registrar o contrato. Neste método, o banco passa a enviar o contrato eletronicamente para o cartório.
A solução garante mais comodidade, agilidade e segurança ao processo, além da eliminação do trâmite de papel.
“O Banco Intermedium reforça seu pioneirismo e inovação na era digital ao trabalhar com os registros eletrônicos de imóveis, que contribuem com mais eficiência e agilidade aos processos para os clientes. Com essa nova possibilidade, estimamos que houve um ganho de tempo de 30% em nossos processos de crédito imobiliário e geramos uma economia de custos de 70% nos serviços em que utilizamos cartório”, destaca João Vitor Menin, presidente do Banco Intermedium.
O Banco Intermedium é parceiro da Associação dos Notários e Registradores do Estado de MG (Anoreg/MG), Colégio Registral Imobiliário de Minas Gerais (Cori-MG) e da Associação dos Registradores Imobiliários de SP (Arisp) e uma das primeiras instituições financeiras a adotar o registro eletrônico de imóveis.
O Sistema que apoia as transações do Banco Intemedium foi desenvolvido pela Victoria Brasil, empresa de tecnologia especializada em sistemas de transmissão de dados. “Nosso foco é prover aos Cartórios de Registro de Imóveis um sistema para o cumprimento do provimento n. 47/2015 do CNJ, que implica na disponibilização de informações eletrônicas dos Registro de Imóveis. Nossos sistemas interligam Cartórios de Registro de Imóveis às instituições financeiras com segurança e disponibilidade que essa atividade exige”, declara Antônio Ernesto Wanderley presidente da Victoria Brasil.
Este novo modelo de registro foi determinado por meio de um provimento (n. 47/2015) do Conselho Nacional de Justiça que instituiu o Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis.
O Sistema tem como objetivo facilitar o intercâmbio de informações entre os ofícios de registro de imóveis, o Poder Judiciário, a administração pública, instituições financeiras e o público em geral. Muitas operações que antes eram realizadas presencialmente em Cartório, poderão ser feitas online na plataforma.
Minas Gerais, Brasil – Stock Foto Royalty
Foto de João Vitor Menin: Jornal O Tempo
Fonte: Banco Intermedium