Tecnologias pensadas nos mínimos detalhes para oferecer a estrutura hospitalar mais luxuosa de saúde do Brasil foi um dos principais destaques no planejamento de construção do CopaStar.
O hospital cinco estrelas da Rede D’Or São Luiz, localizado no Rio de Janeiro-RJ, iniciou este mês a operação com o que há de mais moderno em TI.
O CopaStar é considerado um hospital digital porque utiliza a aplicação do mais alto nível de TI e, sobretudo, mecanismos de segurança na assistência ao paciente. A gestão completa da informação na saúde, opera o serviço SOUL MV, desenvolvido pela MV* que está integrada a diversas outras tecnologias utilizadas no CopaStar.
SOUL MV está Integrado a 15 sistemas de outros fornecedores e adequado ao modelo Enterprise Service Bus (ESB) da Rede D’Or São Luiz para gestão de integrações. O SOUL MV possibilita redução de custos e evita duplicidade de dados a partir da sua condição de se comunicar de forma transparente com outras tecnologias.
Com o prontuário eletrônico recebendo e armazenando informações de variados equipamentos médicos, como monitores de sinais vitais, bombas de infusão, glicosímetros e ventiladores pulmonares, a evolução clínica, a resposta a tratamentos e as alterações de parâmetros fisiológicos do paciente podem ser acompanhadas em tempo real por médicos ou enfermeiros em qualquer local e por qualquer dispositivo com acesso ao prontuário eletrônico.
Não somente essas informações, mas também as fornecidas por tecnologias de outros fornecedores são registradas eletronicamente no prontuário do paciente internado para ajudar as equipes de saúde na execução de protocolos clínicos.
O iPad acoplado ao sistema de cama inteligente é um exemplo. Ao captar dados relativos a peso do paciente, posição e inclinação da cama e até temperatura e iluminação do quarto, a tecnologia se mostra uma aliada indispensável no tratamento eficiente e assertivo.
Além disso, a adoção de um dispensário eletrônico integrado a soluções de suprimento e prescrição permite que a automação aplicada à gestão da farmácia hospitalar atinja o máximo de acuracidade e agilidade. Armazenando medicamentos e materiais médico-hospitalares abastecidos com frequência por funcionários da Farmácia e acessados exclusivamente pela Enfermagem, por meio de um leitor de código de barras, o dispensário libera o produto conforme a prescrição registrada no prontuário eletrônico.
Faturamento
A MV implantou um conceito inovador no fluxo de autorizações e trâmite interno de documentações para envio às operadoras de planos de saúde.
Por meio de uma Central de Autorização e Documentos, o SOUL MV funciona de modo proativo no fluxo de faturamento de contas médicas. De forma personalizada, a plataforma disponibiliza automaticamente aos usuários o passo a passo para a realização dos processos de cada convênio, que englobam preenchimentos de diferentes protocolos, cumprimento de prazos e outras exigências. Com isso, o hospital ganha mais eficiência na solicitação de pré-autorizações, impactando diretamente no tempo de envio e recebimento em caixa.
No CopaStar, como o objetivo da Rede D’Or São Luiz é disponibilizar o que há de mais moderno em tecnologia e estrutura de saúde, a MV foi contratada para consolidar o conceito de hospital digital por meio da alta capacidade tecnológica e interoperabilidade da sua plataforma”, comenta Paulo Magnus, presidente da MV.
*A MV é líder em software de gestão de saúde no Brasil. Com soluções para hospitais, clínicas, operadoras de planos de saúde, centros de medicina diagnóstica e redes de saúde pública, detém o melhor Prontuário Eletrônico do Paciente na América Latina e o maior market share da região, segundo a empresa norte-americana de pesquisa e insights, KLAS, que concedeu à MV o Prêmio 2015/2016 KLAS Category Leader for Global Acute EMR – Latin America. Atualmente, mais de 1000 instituições e 375 mil usuários utilizam as soluções MV para responder com eficiência, agilidade, precisão e segurança as necessidades de gestão de informações de saúde.
Fotos: Site Copastar