|
Com o tema “Contabilidade: transparência para o controle social”, o congresso terá 190 atividades técnicas, 90 expositores em sua Feira de Negócios e 25 delegações vindas de outros países.
É um momento de reoxigenação, de formar rede de relacionamento. É uma oportunidade espetacular, momento de se fazer negócio e contato com expoentes mundiais”, destaca José Martonio Alves Coelho, presidente Conselho Federal de Contabilidade (CFC).
Teve início neste domingo (dia 11) numa solenidade de abertura o 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC), que teve a tecnologia como um dos pontos altos, emocionou a todos ao contar, em um vídeo 3D, a história dos Congressos Brasileiros e as mais relevantes conquistas da classe contábil. Utilizando um personagem, caracterizado como Santos Dumont, a história levou os congressistas a realizarem uma “viagem no tempo”, decolando com o “14 bis” e, em 2016, pousando em Fortaleza em um moderno avião, em uma analogia com a modernização da profissão contábil.
O grande palco do auditório recebeu, além das autoridades representantes do poder público federal e dos estados e de entidades da classe contábil nacional e internacional – que compuseram a mesa de honra –, os presidentes dos 27 Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), os conselheiros do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e os detentores da Medalha João Lyra.
A abertura foi feira pela presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará, Clara Germana Rocha, que agradeceu, como anfitriã, a presença dos profissionais e estudantes participantes do 20º CBC e a hospitalidade da população de Fortaleza.
O evento teve a solenidade de abertura dia 11 de setembro e a contadora Maria Clara Cavalcante Bugarim recebeu, na solenidade de abertura do 20º CBC, a mais importante comenda concedida a um profissional da contabilidade: a medalha Mérito Contá- bil João Lyra.
Maria Clara Bugarim é a primeira mulher a receber a Medalha João Lyra
Primeira mulher a receber a Medalha, Maria Clara vem acumulando, durante toda a sua trajetória profissional, importantes títulos que a transformaram em uma das personalidades mais importantes do cenário contábil nacional. Em seu discurso, a contadora relembrou da sua trajetória na carreira.
“Após três décadas de efetivo exercício na profissão, concluo que os grandes desafios me trouxeram até aqui e me abriram portas para galgar cada degrau na Contabilidade”, disse.
Nascida em União dos Palmares (AL), Maria Clara acumula grandes feitos, principalmente no âmbito das entidades de classe. Presidiu o Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (1998 a 2001), a Fundação Brasileira de Contabilidade (2002 a 2005) e assumiu, pela primeira vez, em 60 anos, a presidência do CFC por duas gestões (2006 a 2009).
Já foram agraciados com a comenda os contadores José Martonio Alves Coelho, Eliseu Martins, José Maria Martins Mendes, Antônio Carlos Nasi, Ivan Carlos Gatti, Sérgio Aprobatto Machado, Militino Rodrigues Martinez, Antônio Lopes de Sá, Olivio Koliver, Ynel Alves de Camargo, Zilmar Bazergue Vasconcellos, Ulisses Celestino de Goés e Hilário Franco.
A contabilidade e a Certificação digital
O 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade conta com a participação das Autoridades Certificadoras que estão presentes ao evento prestigiando a classe contábil e apresentando seus diferenciais e novos produtos e serviços disponíveis.
Muito embora já estejam sendo seguidos de perto pelos advogados e médicos, os contabilistas são os profissionais que mais utilizam a certificação digital em suas atividades profissionais.
A grande adoção da certificação digital aconteceu quando a Receita Federal do Brasil em 2003 instituiu a obrigatoriedade aos 10 mil maiores contribuintes pessoas jurídicas e de lá para cá varias outras obrigatoriedades foram adicionadas, o que, facilita muito a rotina dos contadores, trás mais agilidade para os clientes, dá transparência em seus atos e elimina uma série de gastos com impressão, transporte de documentos, arquivamento e deslocamentos aos postos da Receita Federal.
Hoje é impossível os cotadores imaginarem suas atividades sem o certificado digital e agora as Autoridades Certificadoras se voltam a apresentar outras facilidades que o certificado digital pode agregar a rotina dos escritórios contábeis e para o negócio dos clientes.
São assinadores de documentos eletrônicos que funcionam em desktops e em diversos dispositivos como smartphones, ferramentas de administração de certificados digitais que facilitam a gestão e o controle de renovações, emissão de documentos eletrônicos para participação de licitações, sistema de emissão de envio das NFC-e com instalação facilitada e muitas outras novidades.
“O 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade é um evento de grandioso em que a classe contábil mostra sua importância para a economia brasileira. As palestras apresentam temas relevantes e fundamentais para a retomada das atividades em todos os segmentos econômicos, além de encontramos muitos contabilistas e empresários do relacionamento da nossa rede,” declara Paulo de Tarso, gerente comercial da Soluti.
O evento acontece até dia 14.
Programação
A programação foi montada com o intuito de motivar a participação e a discussão no evento, com debates que tratem de temas relevantes, analisando as condições atuais e as perspectivas futuras.
Confira no menu ao lado a programação de cada dia do 20º CBC. Acesse abaixo o livreto com a programação completa do evento.
Com informações dosite cbc.cfc.org.br
Fotos: Robson Cesco